Otimização da frota para sustentabilidade por meio de dados

Saiba a importância da consciência ambiental nas frotas e como se adequar às metas de sustentabilidade por meio de dados, práticas e mudanças de hábitos
01/07/2022
4 min de leitura
Otimização da frota para sustentabilidade por meio de dados

Ações sustentáveis nas frotas não só ajudam o meio ambiente como também trazem benefícios para a empresa. Por ser um dos causadores de poluição do planeta, é necessário que o setor de transporte adote práticas ecológicas que evitem maiores danos com a emissão de gases. Isso torna a organização mais eficiente, diferenciada e lucrativa.

Mas para organizar isso no cotidiano da frota é preciso saber administrar as informações de sustentabilidade e observar as ameaças e oportunidades. Por isso, dados de qualidade fazem a diferença na empresa e há ferramentas no mercado que podem auxiliar nesse processo de análise e tomada de decisão.

Sendo assim, confira a seguir a importância da consciência ambiental e como se adequar às metas de sustentabilidade por meio de dados, práticas e mudanças de hábitos na rotina da frota.

Importância da sustentabilidade nas frotas

Como já dito, o setor de transporte infelizmente é um contribuinte da poluição ambiental, devido às suas emissões de gases na atmosfera. Por isso, cedo ou tarde todas as empresas de frotas precisarão se adequar às metas de sustentabilidade e inseri-las de vez na sua rotina.

O gestor pode pensar nas estratégias e ações através da análise de indicadores. Mas para uma frota mais sustentável ele pode começar a otimizar rotas, utilizar melhor os recursos, ver formas de evitar desperdícios, principalmente do combustível, dar preferência a insumos e até veículos mais ecológicos. Claro que, com o envolvimento dos colaboradores.

Ao assumir uma responsabilidade social como essa, a empresa se destaca das demais e ainda transmite uma boa imagem.

Veja outros benefícios da sustentabilidade nas frotas:

  • Maior produtividade;
  • Redução do tempo de condução;
  • Economia de combustível e insumos;
  • Diminuição dos impactos ambientais.

3 dicas para tornar sua frota sustentável de uma vez por todas

Acompanhe agora 3 práticas que podem melhorar a gestão de sustentabilidade na frota.

1. Otimizações através de dados

A análise de dados é importante para toda empresa que deseja controlar e aperfeiçoar seus processos. E no quesito sustentabilidade não seria diferente, ter uma plataforma capaz de armazenar todas as informações da frota aumenta a eficiência das ações e ainda economiza tempo.

Um banco de dados nada mais é do que a organização de um compilado de informações de tudo que acontece na empresa e necessita ser armazenado com segurança. Essa tecnologia na frota melhora o relacionamento da equipe e a tomada de decisões.

Tecnologias como a telemetria, por exemplo, monitoram os dados dos veículos em tempo real e geram relatórios que oferecem descobertas significativas aos gestores. Essas informações não só ajudam a melhorar a produtividade, lucratividade e otimizar as frotas, como também ajudam a encontrar formas de reduzir as emissões de gases.

Em outras palavras, com essas ferramentas é possível analisar o desempenho da frota, acompanhar os custos que os veículos estão gerando e o comportamento dos motoristas, podendo, assim, aplicar as ações necessárias. Ou seja, o acesso aos dados contribuem nas estratégias da empresa e aumentam as iniciativas de sustentabilidade.

Além disso, outros benefícios de um sistema de gestão são a integração dos dados de combustível, agendamentos de manutenções, controle de insumos e a possibilidade de traçar rotas mais inteligentes.

2. Comportamento do motorista

O modo de condução dos motoristas também tem relação direta com a sustentabilidade. Assim, uma maneira de tornar a frota mais ecológica é orientar os condutores, através de treinamentos, sobre a importância de dirigir de forma cautelosa, evitar acelerações, arrancadas e curvas bruscas e outras ações que causam um alto consumo de combustível.

Nesse momento, é relevante o uso de dados como um apoio para mostrar aos motoristas onde os erros estão acontecendo. Os gestores da frota ainda conseguem ver o comportamento dos condutores e o estado dos componentes do veículo. Essa ação contribui para que os caminhões emitam cada vez menos gases na atmosfera e facilita as soluções de problemas.

Para isso, também pode ser utilizado os sistemas de gestão e monitoramento que permitem coletar as informações do automóvel, como RPM (rotações por minutos), velocidade, localização, consumo de combustível, entre outros, e enviar a uma central para o processamento, armazenamento e disponibilização ao gestor de frotas.

Vale lembrar que, os motoristas devem sempre comunicar o gestor quando perceberem irregularidades no veículo, para que os reparos sejam feitos rapidamente. Pois, até os problemas mais simples podem acarretar prejuízos financeiros desnecessários para a frota.

3. Como otimizar a eficiência da viagem

Investir em sistemas de gestão e monitoramento serve ainda para traçar percursos mais eficientes nas frotas que desejam ser mais sustentáveis e produtivas.

A otimização de rotas é uma das tarefas mais importantes para o gestor e felizmente as ferramentas existentes deixam comparar caminhos, criar diferentes trajetos e escolher as opções mais adequadas. O software calcula rapidamente as melhores rotas, conforme as restrições apresentadas, além de permitir modificá-las em casos de mudanças operacionais ou eventuais empecilhos, evitando atrasos nas viagens.

Um bom planejamento economiza tempo e dinheiro, pois impede a ociosidade da frota, diminui o consumo de combustível, faz as entregas serem mais rápidas e, consequentemente, reduz a poluição ambiental.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu sobre a importância da consciência ambiental nas frotas e conferiu dicas de como facilitar esse processo. Agora é só escolher um sistema que permita continuar melhorando sua sustentabilidade por meio de dados.

Gostou do assunto? Aproveita para ler também o nosso conteúdo sobre como analisar os indicadores da sua frota.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.