Como a condução ecológica pode ajudar as frotas a manter os custos de combustível sob controle

Como a condução ecológica pode ajudar as frotas a manter os custos de combustível sob controle

2022 provou ser um ano desafiador para as empresas – as taxas de juros subiram, a inflação até 7% e os custos de energia até 25%. Tudo isso depois de dois anos de enfrentamento à pandemia.

Com isso, alguns estão vendo seus níveis de lucro corroídos, enquanto outros estão tendo que fazer mudanças significativas nos modelos de negócios para apenas empatar. Muitos estão analisando para ver onde a economia de custos pode ser feita. E embora nem todos tenham lutado nos últimos dois anos, é importante que todos observem a maneira como operam. Criar eficiências agora por meio de áreas como a gestão de frotas pode ajudar a evitar possíveis problemas no futuro.

Como controlar os gastos com combustível

A Petrobrás informou que os preços médios da gasolina aumentaram 5,18% e o diesel, 14,26%. É uma tendência que tem ecoado em todo o mundo. Os preços crescentes significam que o custo de operação e manutenção de veículos está mais caro do que nunca.

No entanto, existem formas pelas quais as empresas, quer tenham uma frota de muitos veículos ou operem com um par, podem racionalizar e reduzir esses custos. A implementação do sistema certo, juntamente com uma abordagem inteligente, é fundamental para economizar quando se trata de gerenciamento de frotas e veículos.

Existe um conceito atualmente sendo defendido em toda a indústria chamado eco-driving ou 'eco-condução'. Como o nome indica, a condução ecológica reduzirá as emissões de carbono, o que para muitas empresas se tornou um desafio fundamental nos últimos anos.

A condução ecológica também pode ter um impacto significativo nos resultados da empresa. A empresa de pesquisa, OVE Consulting, estima que a condução ecológica pode gerar economia de custos de até 25%. Por exemplo, uma empresa de construção com dez veículos, cada um consumindo cerca de 400 galões de gasolina sem chumbo por ano, poderia economizar mais de R$ 18.000,00 adotando a direção ecológica.

Então, o que é a condução ecológica e como os gestores de frota devem empregá-la?

Começa antes de um motorista entrar em seu veículo: trata-se de se comprometer a realizar verificações que sabemos que devemos fazer, mas nem sempre conseguimos. Pneus com pressão insuficiente aumentam a resistência ao rolamento, resultando em até 5% mais consumo de combustível, mas quantos de nós verificamos a pressão de nossos pneus pelo menos uma vez por mês?

Os proprietários de frotas também devem verificar periodicamente o que seus motoristas estão carregando em seus veículos. Armazenar equipamentos desnecessários em veículos pode levar a um maior consumo de energia.

Melhores práticas de estilo de condução

Mas as grandes economias nos custos de combustível geralmente ocorrem quando o motorista está na estrada. Um bom estilo de condução em que os motoristas mantêm uma velocidade constante para limitar a perda desnecessária de combustível, mantendo uma distância segura entre eles e outros veículos para evitar freadas bruscas.

As trocas de marcha devem ser em torno de 2.500 (gasolina) e 2.000 (diesel) rpm. Ao utilizar um motor de forma otimizada, o consumo de combustível pode ser reduzido em 4,3%.

Existem outras maneiras de reduzir os custos de combustível. Por exemplo, ao pensar em janelas fechadas ou ar condicionado ligado. Geralmente, é visto como uma prática recomendada usar o ar condicionado apenas quando realmente for necessário ou quando você estiver dirigindo acima de uma determinada velocidade (dependendo do tamanho do veículo, isso varia entre 45 mph e 75 mph). Outra boa dica é evitar o motor ligado desnecessário, desligando o motor assim que o veículo estiver estacionado ou se o veículo estiver parado por mais de 20 segundos.

Garantindo as melhores práticas

A condução ecológica é em grande parte senso comum, a dificuldade para os gestores de frota é como eles podem garantir que seus motoristas sigam essas diretrizes.

A implementação de uma solução de rastreamento de veículos pode dar às empresas visibilidade de como seus funcionários estão dirigindo, permitindo que detectem problemas e apoiem os motoristas.

Algumas soluções de rastreamento de veículos podem ser configuradas para atribuir uma pontuação de direção a cada motorista, que é calculada usando vários parâmetros de referência, como velocidade, aceleração e frenagem. Isso permitiria que as empresas identificassem rapidamente comportamentos ruins de direção por meio de uma tabela de classificação, que poderia ser usada para incentivar melhores hábitos de direção. Os dados não apenas mostram onde os funcionários podem modificar seu comportamento de direção, mas também os conscientizam sobre o impacto nos resultados da empresa.

O requisito de 2030 para mudar para soluções de frota de veículos pode ser bastante complexo, pois há muitos fatores a serem considerados. A boa notícia é que há economias a serem feitas agora, o que pode ajudar a facilitar a mudança para veículos elétricos, por exemplo.

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas