As 5 principais métricas para o gestor de frota acompanhar: impulsione sua gestão através dos dados

As 5 principais métricas para o gestor de frota acompanhar: impulsione sua gestão através dos dados

Os avanços na tecnologia de rastreamento de frotas tornaram a coleta de dados mais fácil e acessível do que nunca, disponibilizando as principais métricas para o gestor de frota atuar com segurança e eficiência.

Milhares de sensores agora carregam automaticamente milhões de pontos de dados, revelando insights em potencial que antes eram inatingíveis. No entanto, embora tenham um valor inestimável, todos esses dados podem rapidamente se tornar opressores.

Um gestor de frota eficaz deve identificar o que é importante e encontrar as ferramentas e sistemas certos para ajudá-los a filtrar os ruídos.

Procurando aproveitar os dados para uma operação de frota mais amistosa? Compilamos as 5 principais métricas para te ajudar a gastar menos tempo pesquisando e tentando reunir dados e mais tempo trabalhando neles. Confere só!

Importância das métricas para o gestor de frota

Definir as métricas de sucesso da frota oferece aos líderes de negócios uma maneira rápida de determinar o que é sucesso e se metas importantes são cumpridas diariamente, semanalmente, mensalmente e anualmente.

O estabelecimento de métricas de sucesso que atribuem números a áreas como produtividade da frota, conformidade com as leis, custos de combustível e mão de obra permite que os gestores de frota saibam quando permanecer no curso e quando fazer alterações.

As frotas se beneficiam - e obtêm um melhor ROI (Retorno sobre o Investimento) do gerenciamento de frotas - usando tecnologia avançada que permite coletar dados mais precisos e usar softwares avançados que permitem a realização de análises instantâneas e perspicazes.

5 principais métricas para o gestor de frota acompanhar

1. Incidentes de Segurança

Quando se trata de segurança, a prevenção é fundamental. O rastreamento de incidentes de segurança fornece uma resposta rápida sobre o desempenho de segurança da sua frota.

A telemetria pode ajudar a simplificar essa análise agregando incidentes como excesso de velocidade ou direção distraída em um único índice de segurança. Responda proativamente ao comportamento do motorista, meça o impacto dos treinamentos de segurança e, individualmente, sinalize aos condutores uma orientação adicional.

2. Violações em relação ao horário de serviço

Certifique-se de que sua equipe tem controle sobre os horários de serviços previamente determinados.

Monitore os motoristas que estejam próximos de infringir essa regra, sinalize os motoristas com infrações repetidas para orientação adicional ou use altas taxas de registros para implementar programas de treinamento.

3. Eficiência de combustível

Monitore a eficiência do combustível para ter certeza de que não está pagando a mais na bomba. Você também pode otimizar as rotas e analisar a eficiência de cada veículo, considerando retirar da frota aqueles que consomem muito combustível.

Observe o tempo ocioso - e seu custo estimado - através do comportamento dos condutores e assim reduzir o desperdício de combustível.

Para saber mais sobre como reduzir seus custos com combustível, leia nossas dicas de gerenciamento de combustível para frotas.

4. Horas do motor

Reveja as horas reais do motor de seus veículos e equipamentos para lidar de forma proativa com a manutenção. Reduza o tempo de inatividade e estenda a vida útil do veículo, realizando manutenção preventiva com base nas horas do motor, em vez de em uma programação definida.

5. Desempenho da rota e tempo no local

Compare o desempenho da rota, planejado com o real, para identificar ineficiências de rota e evitar que paradas excessivas se tornem um hábito. Determine também quais motoristas estão demorando mais do que outros, observando o tempo.

Identificar exatamente onde estão acontecendo os atrasos de uma rota, torna mais fácil de resolver o problema e melhora a sua eficiência.

Entendeu sobre como utilizar as principais métricas para o gestor de frota impulsionar a sua gestão através dos dados? Aproveite também para descobrir como aumentar a eficiência da sua frota através da conectividade!

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas