Cinco maneiras de melhorar a gestão da sua frota através da análise de dados

Confira cinco maneiras de melhorar a gestão da sua frota através da análise de dados e como elas podem ajudar a otimizar suas operações diárias.
16/04/2022
5 min de leitura

O gerenciamento de frota apresenta um conjunto complexo de desafios logísticos, mas aumentar a visibilidade ajudará sua empresa a superá-los. Gerar mais informações sobre o uso de cada veículo que você gerencia e o desempenho de cada motorista é a chave para agilizar as operações e melhorar a eficiência.

Adotar uma abordagem orientada por dados para o gerenciamento de frota é a maneira mais eficaz de obter a visibilidade de que você precisa. Os dados destacam possíveis problemas antes que eles se tornem um problema e também o ajudarão a identificar novas oportunidades. O melhor de tudo é que é totalmente personalizável para que você possa acompanhar e gerar relatórios sobre as métricas mais importantes para o seu negócio.

Vejamos mais de perto as cinco maneiras de melhorar a gestão da sua frota através da análise de dados e como elas podem ajudar a sua frota a otimizar suas operações diárias.

Por que a análise de dados é importante para a gestão de frotas?

A análise de dados pode ajudar a simplificar uma série de operações de negócios da sua frota.

Todos os dias, as frotas acumulam informações sobre o status do motor, velocidade do veículo, número de paradas, localização do veículo, uso de combustível, rotas percorridas, pressão dos pneus e muito mais.

Quando esse grande volume de dados é integrado e canalizado por meio de uma plataforma de gestão de frota com recursos de análise preditiva, resulta em feedback em tempo real e insights orientados por dados que os gestores podem usar para empregar melhores práticas no dia a dia.

É por meio desses insights que os gestores podem obter uma visão mais clara das suas despesas, ineficiências e tendências contínuas da frota. Abordar as preocupações e implementar novos planos com base nesses dados pode ter um impacto positivo direto no retorno sobre investimento e nos resultados.

Precisa de alguma inspiração? Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode usar a análise de dados agora para melhorar a gestão de sua frota e encontrar as respostas que procura.

1. Utilização de ativos

Um bom sistema de gestão de frota fornece dados oportunos para ajudá-lo a entender melhor a utilização de ativos. Agora você pode construir uma imagem precisa em vez de confiar em rastros de papel e instinto.

Por exemplo, os dados mostrarão quais veículos individuais ou peças de maquinário estão gastando muito tempo ociosos, ou que precisam de manutenção após uso intenso por um período prolongado de tempo.

2. Gerenciamento de combustível

O combustível é uma parte cara da operação de qualquer frota de veículos, mas tem tradicionalmente sido difícil gerenciar custos ou prever gastos com grande grau de precisão.

A análise de dados extraídos de uma plataforma integrada de gestão de frotas permite rastrear o uso, medir a economia e até evitar roubos. Se seus motoristas estão abastecendo seus carros particulares com o dinheiro da empresa, a análise lhe dará a visibilidade necessária para identificar o problema e acabar com ele.

Com o sistema de gestão de frota, você pode monitorar o uso pessoal e compará-lo com a política da empresa. Esses dados criam uma compreensão clara de como o combustível está sendo consumido em sua empresa, o que permitiu que as empresas economizem quantias substanciais. Por exemplo, uma empresa de hortifrutigranjeiros reduziu seu consumo de combustível em 9%.

3. Comportamento do motorista

A segurança é uma prioridade para todas as frotas. Isso inclui como os motoristas operam os veículos dentro e fora da estrada.

A combinação dos dados permite que os gestores de frota obtenham uma imagem precisa e contínua dos padrões de direção relacionados a excesso de velocidade, frenagem brusca, marcha lenta e outros comportamentos de direção arriscados.

Os responsáveis pela frota podem avaliar esses dados para ver onde o desempenho do motorista está superando as expectativas ou onde é necessário treinamento adicional.

4. Atenção plena a manutenção da frota

Antecipar-se aos problemas de manutenção de veículos proporciona economias de custo valiosas.

Aproveitando a análise de dados relacionados à integridade e diagnóstico do veículo (por exemplo, status do motor, nível de combustível e quilometragem) e canalizando-o por meio de um sistema de gestão de frota, os gestores podem abordar proativamente os problemas do veículo antes que se tornem um problema.

As frotas também podem analisar os dados para ver quais veículos tendem a permanecer em melhor forma e quais podem precisar ser substituídos para otimizar o desempenho da frota.

5. Roteamento

Sem dados precisos e detalhados, é difícil saber por que uma determinada entrega está demorando mais do que o previsto, porque certas rotas são consistentemente problemáticas ou se um obstáculo inesperado está atrapalhando o progresso de um veículo da frota.

Ter uma visão quase em tempo real do clima, tráfego, acidentes ou até atalhos de rota pode ajudar as organizações a economizar tempo, melhorar o atendimento ao cliente, economizar combustível e reduzir o desgaste do veículo, isso auxilia na redução dos custos operacionais e melhora a eficiência da frota.

Quais benefícios a análise de dados pode oferecer as frotas?

A análise de dados pode oferecer grandes benefícios para as frotas, mas somente se for usada com uma interface de gestão de frota intuitiva e funcional. Quando se trata de gerenciamento de frota, diferentes trabalhos exigem diferentes áreas de responsabilidade e dados diferentes.

Por exemplo, um gerente de equipamentos pode estar interessado na utilização diária de veículos ou ativos elétricos e não elétricos, enquanto um executivo de transporte pode preferir visualizar as tendências gerais da empresa e do setor que ocorrem ao longo de várias semanas, meses ou anos.

É por isso que é importante que as empresas busquem por sistemas de gestão de frotas equipados para processar grandes quantidades de dados variados. Os principais sistemas dispõem de um painel para uma análise descomplicada, fácil de dividir as informações e de uma maneira que as torna relevantes e acionáveis.

Conclusão

Um sistema avançado de gestão de frota oferece a capacidade de gerar relatórios de gestão para diferentes áreas de análise dos dados frota.

A visibilidade dos principais aspectos da operação de sua frota é fundamental para aumentar o desempenho e a eficiência, no entanto, eles também são quase impossíveis de analisar sem relatórios de frota precisos e focados.

Somente com ferramentas de análise de gestão de frota você pode transformar dados complexos e altamente detalhados em relatórios de análise de frota acionáveis ​​e valiosos.

Os avanços na tecnologia de veículos e ativos provavelmente continuarão disponibilizando mais dados para análises de dados da frotas, mas eles só poderão ser úteis para tomar decisões informadas somente se você for capaz de analisar esses dados de forma eficaz e assim ter um suporte a uma ampla gama de melhorias operacionais.

Que tal colocar essas dicas em prática e ver se você consegue analisar os dados da sua frota com mais segurança e assertividade?

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.