5 maneiras simples de gerenciar o excesso de velocidade da frota

Listamos cinco maneiras de gerenciar o excesso de velocidade para reduzir o risco financeiro e de responsabilidade para sua frota. Confira!
01/09/2022
3 min de leitura

No curto prazo, o excesso de velocidade parece uma ótima tática – como motorista, você faz a entrega mais rápido, demonstra capacidade de resposta a uma chamada de serviço e acumula mais quilometragem por hora de trabalho. A longo prazo, é uma ideia terrível. O risco agregado simplesmente não vale os supostos benefícios. Esta é especialmente uma área de preocupação para os gerentes de frota. Mas o que você pode fazer?

Com dados em tempo real, você pode identificar os motoristas que se envolvem em comportamentos de risco. Por isso, listamos cinco maneiras de gerenciar o excesso de velocidade para reduzir o risco financeiro e de responsabilidade para sua frota e, ao mesmo tempo, obter o melhor desempenho de seus motoristas.

Boa leitura!

Acompanhe o ranking de motoristas

Com um ranking de motoristas, você obtém as principais métricas de todos os seus condutores em um só lugar, desde o tempo de viagem até eventos de velocidade, em uma visão consolidada.

Você pode avaliar motoristas individuais e comparar grupos de motoristas para identificar tendências boas e ruins no comportamento do motorista, os condutores que começam tarde e os que saem do trabalho mais cedo.

Embora todas essas ações sejam indesejáveis, o excesso de velocidade é a maneira mais óbvia dos motoristas aumentarem o risco de acidente ou desgaste indevido do veículo.

Emita alertas

Alguns quilômetros acima do limite de velocidade podem não justificar uma intervenção. No entanto, dezesseis quilômetros por hora ou mais é uma preocupação e pode indicar uma série de problemas, desde o roteamento de trabalhos até problemas de tráfego.

Monitore a velocidade geral do trânsito, eventos de construção e condições das estradas no mapa para ajudar os motoristas a contornar pontos lentos. Se o excesso de velocidade se tornar mais uma norma do que uma exceção, você pode orientar e fornecer treinamento adicional aos motoristas usando as informações dos relatórios de desempenho do motorista e do operador.

Crie um programa de recompensas

Como já falamos aqui no blog, os motoristas nem sempre reagem com entusiasmo à notícia de que seu comportamento será monitorado. Para evitar atritos indesejados, é uma boa ideia deixar claro para seus motoristas que o programa é mais sobre o benefício do que a punição.

Quando você recompensa bons motoristas publicamente, isso transforma o programa em um jogo em que os motoristas podem competir para vencer, em vez de uma corrida para evitar penalidades severas. Ao enfatizar que o foco está na segurança e no desempenho, e não nos hábitos pessoais de qualquer motorista, você pode promover um senso de propriedade na equipe e ajudá-los a ver que a união é a chave para estabelecer o sucesso de todos. Essa tática pode tornar sua empresa um lugar onde as pessoas querem trabalhar.

Defina suas cercas virtuais

Uma cerca virtual é um limite virtual que define uma área específica no mapa. Existem vários usos para esta ferramenta.

Os locais típicos definidos são em torno de um pátio de frota, depósito de estoque e áreas fora dos limites. No entanto, você também pode definir esses limites em locais onde os limites de velocidade podem mudar devido a fatores como construção ou zonas escolares.

Essas áreas podem ser configuradas para acionar alertas quando ocorrerem exceções ou veículos entrarem e saírem da zona.

Planeje as melhores rotas

A telemetria não serve apenas para monitorar o comportamento do motorista. Você pode usá-la, juntamente com a roteirização, para planejar rotas em torno de congestionamentos de tráfego conhecidos, durante os horários de entrega e coleta ou eventos com fechamento de ruas.

Quando os motoristas estão menos preocupados em chegar a um compromisso no horário ou retornar ao pátio, o excesso de velocidade torna-se uma opção menos atraente.

Estas cinco técnicas simples são fáceis de implementar através da telemetria. Os benefícios? O acesso às informações da estrada pode ajudar a reduzir o comportamento agressivo do motorista, melhorar a segurança e economizar dinheiro para sua empresa.

Gostou do artigo? Para saber mais sobre como a Infleet pode te ajudar a gerenciar melhor sua frota, visite nosso site e confira mais detalhes sobre a empresa e o nosso produto.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.