A gestão de frotas exige um nível elevado de controle, segurança e eficiência. Entre os recursos tecnológicos que oferecem esses benefícios, o uso de câmera veicular tem ganhado cada vez mais espaço.
No entanto, muitas dúvidas e mitos ainda cercam o uso dessa ferramenta. É preciso entender o que de fato essa câmera proporciona, como funciona e como separar o que é real do que é mito.
Por isso, preparamos este artigo para explicar melhor sobre o tema e como esse dispositivo impacta a gestão de frotas e desmistificar informações equivocadas sobre o tema.
O que são e como funcionam câmeras veiculares?
As câmeras veiculares são dispositivos de gravação de vídeo instalado no interior ou no exterior do veículo.
Podemos até afirmar que a câmera veicular serve como olhos extras para os gestores, oferecendo um monitoramento contínuo das operações.
As câmeras podem ser equipadas com sensores de movimento, GPS integrado e conexão com sistemas de telemetria, o que garantem uma visão completa sobre a condução dos motoristas e sobre os acontecimentos na via.
Ao armazenar esses dados em nuvem, é possível acessar as gravações remotamente, e ter uma análise mais completa em diversas situações.
Aproveite para conferir como funciona a videotelemetria de 5 canais da Infleet no vídeo abaixo:
Quais são os reais benefícios do uso de câmeras veiculares em frotas?
Além de trazer mais segurança para a frota, o uso de câmera nos veículos traz outros benefícios. Confira alguns deles nos itens abaixo.
Redução de acidentes
As câmeras veiculares proporcionam maior controle sobre as operações, ajudam na prevenção de acidentes e no modo de condução mais seguro.
Ao monitorar o comportamento dos motoristas e identificar condutas inadequadas, o gestor pode adotar medidas corretivas antes que um incidente ocorra.
Além disso, os motoristas tendem a dirigir de forma mais responsável quando sabem que estão sendo monitorados, o que contribui para a redução de colisões e outros tipos de sinistros.
Redução de custos
O impacto financeiro da adoção de câmeras em frotas vai além da prevenção de acidentes.
Com menos colisões e comportamentos de risco, os custos com manutenção, consertos e seguros diminuem consideravelmente.
Até mesmo o gasto com multas diminuem já que o modo de condução é mais seguro, como também ainda é possível otimizar o uso do combustível, o que reduz os gastos operacionais da frota.
Otimização de rotas
O acompanhamento em tempo real dos veículos, combinado com a análise das gravações, possibilita a revisão das rotas de entrega.
Pois, as câmeras veiculares, em conjunto com sistemas de telemetria, ajudam a identificar as rotas mais eficientes, o que diminui o tempo de deslocamento e o consumo de combustível, resultando em uma operação mais produtiva.
Monitoramento em tempo real
Com as câmeras instaladas, o gestor pode acessar em tempo real e verificar o que acontece em cada veículo da frota.
Esse monitoramento contínuo permite ações imediatas diante de qualquer situação adversa, como acidentes, infrações ou mudanças nas rotas. Assim, é possível garantir maior controle e segurança durante toda a operação.
Registro de evidências
Em casos de acidentes ou situações de risco, as gravações geradas pelas câmeras veiculares são fundamentais para esclarecer o que ocorreu.
Através dessas imagens, a empresa pode usar como provas em processos judiciais ou em negociações com seguradoras. Dessa forma, facilita a resolução de conflitos e minimiza prejuízos para a empresa.
Reduza 80% das distrações ao volante, diminuindo até 40% das infrações com a videotelemetria Infleet
Melhoria do comportamento dos motoristas
O uso de câmeras faz com que os motoristas saibam que suas ações estão sendo registradas, o que naturalmente os incentiva a adotar uma condução mais cautelosa e profissional.
A partir dos registros, a gestão pode identificar áreas em que os motoristas precisam de treinamento, traz uma melhoria contínua no desempenho da equipe e na segurança das operações.
Aproveite para assistir este episódio do nosso podcast e mantenha os motoristas motivados mesmo após o período de treinamento:
Mitos sobre o uso de câmera veicular
Ainda existem alguns mitos sobre o uso da câmera veicular, mas vamos esclarecer os principais deles para te ajudar.
Elas acabam com a bateria do veículo
Esse é um dos mitos mais comuns.
Embora as câmeras estejam conectadas ao sistema elétrico do veículo, a tecnologia avançada dessas câmeras é desenhada para ter um consumo de energia mínimo.
Além disso, muitas possuem modos de economia de energia, em que só ativam as gravações quando detectam movimento ou impacto, preservando a bateria do veículo.
Câmeras veiculares são caras e difíceis de instalar
Esse mito surge, principalmente, de uma percepção equivocada sobre o custo-benefício.
Apesar do investimento inicial, o retorno em termos de segurança, redução de custos e eficiência operacional rapidamente compensa o valor investido.
Quanto à instalação, hoje em dia, a maioria das câmeras veiculares pode ser instalada de maneira simples e rápida, com diversos modelos adaptáveis a diferentes tipos de veículos.
Câmeras ferem a privacidade do motorista
O uso de câmeras em frotas não fere a privacidade dos motoristas quando bem implementado.
Sendo importante que a empresa tenha políticas claras e transparentes sobre a utilização desses dispositivos, informando os motoristas sobre as finalidades das gravações e obtendo consentimentos, conforme previsto na legislação.
Em frotas corporativas, o uso de câmeras visa aumentar a segurança de todos os envolvidos, desde os motoristas até os passageiros e pedestres.
Câmera veicular e LGPD: quais são as questões envolvidas?
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que as empresas tratem as informações pessoais com responsabilidade.
No caso das câmeras veiculares, a coleta de imagens de motoristas e outros dados relacionados à operação deve ser realizada com base em finalidades legítimas, como a segurança e a otimização da frota.
É fundamental que a empresa informe adequadamente os motoristas sobre o uso das câmeras, tenha uma política de proteção de dados clara e utilize esses dados de maneira restrita, garantindo a conformidade com a LGPD.
Como escolher por uma ou outra câmera veicular?
Na hora de escolher a câmera veicular ideal, o gestor deve considerar as necessidades específicas da frota.
Por exemplo, a videotelemetria de 5 canais traz câmeras com visão interna e externa, onde são ideais para garantir uma visão mais ampla e de diferentes pontos do veículo.
Além disso, é importante avaliar também a qualidade de imagem, a capacidade de armazenamento e a conectividade com sistemas de telemetria para uma integração eficiente com a gestão de frotas.
Videotelemetria Infleet: controle total para a sua gestão
A Infleet oferece uma solução completa para a gestão de frotas com sua tecnologia de videotelemetria.
Com a videotelemetria Infleet, o gestor tem acesso a câmeras de alta definição, integradas ao sistema de telemetria da frota. Essa combinação permite um monitoramento em tempo real, otimização das rotas e redução de custos operacionais.
Além disso, a Infleet garante a conformidade com a LGPD, assegurando que os dados dos motoristas sejam tratados de maneira segura e responsável.
Com a Infleet, a gestão de frotas se torna mais eficiente, segura e ágil, garantindo um controle total das operações.
Agende uma demonstração aqui e conheça os módulos de gestão: videotelemetria, telemetria, monitoramento, checklist, gestão de abastecimento, manutenção e muito mais.