8 dicas de manutenção para manter sua frota funcionando sem problemas

Listamos 8 dicas práticas de manutenção preventiva para que sua frota funcione sem problemas. Acompanhe a leitura!
04/02/2022
5 min de leitura

Você provavelmente já ouviu o ditado: “Prevenir é melhor do que remediar!”. Quando se trata da manutenção dos veículos da frota, isso não poderia ser mais verdadeiro.

A manutenção preventiva da frota economiza muito dinheiro. Um veículo bem conservado consome menos combustível, quebra com menos frequência e ajuda a reduzir o custo operacional. Adotar uma abordagem proativa também significa que você pode evitar os problemas antes que eles se transformem em riscos de segurança.

Claro que, como acontece com muitas coisas nos negócios, é mais fácil falar do que fazer.

Boas intenções nem sempre se traduzem em ações efetivas. Erro humano, expansão aleatória e treinamento inadequado de motoristas podem afetar a saúde geral de sua frota. E quando a condição de seus veículos sofre, o mesmo acontece com seus resultados.

Então, o que você pode fazer para manter sua frota em ótimas condições?

Listamos 8 dicas práticas de manutenção preventiva para que sua frota funcione sem problemas. Acompanhe a leitura!

1. Crie uma função de Inspetor de Frota

Um cronograma de gestão bem definido é o primeiro passo para manter uma frota saudável.

A manutenção preventiva como troca de óleo, troca de pneus e limpeza do motor deve ser realizada regularmente. Defina um alerta no seu calendário, ou melhor ainda, com o seu sistema de gestão de frotas.

Se o custo ou esforço de manter esse cronograma for muito alto, considere contratar um gestor de manutenção de veículos experiente e dedicado que cuidará dessas coisas para você.

Isso deixa você com mais tempo para se concentrar na gestão do seu negócio.

2. Tenha em mãos relatórios regulares dos motoristas

Pense na manutenção como um trabalho rotativo, ao invés de algo engessado, com datas definidas.

Além das inspeções regulares, se comunique o mais rápido possível com seus motoristas. Afinal, eles passam mais tempo com os veículos do que qualquer outra pessoa.

Encarregue-os de verificar coisas como óleo e pressão dos pneus enquanto estiverem na estrada com ferramentas adequadas de gestão de frotas, onde os motoristas podem realizar suas inspeções de rotina de veículos digitalmente a fim de evitar atrasos desnecessários.

Isso ajudará seus motoristas a desenvolver práticas recomendadas e formar relações de trabalho produtivas com você e a equipe de manutenção ou contratado.

3. Se certifique de que seus veículos sejam adequados para sua finalidade

Você não usaria uma pá de plástico para cavar a fundação de uma casa ou uma escavadeira para construir um castelo de areia.

Da mesma forma, cada veículo de sua frota deve estar devidamente equipado para a tarefa em questão. A falta de especificações pode levar a um desgaste mais rápido.

Excesso de especificações e você pode absorver custos desnecessários. Ao comprar um veículo ou atribuir tarefas, determine o que seu veículo transportará e suas condições de operação para que se tenha o máximo de sua eficiência.

4. Cuide dos seus pneus

A pressão dos pneus desempenha um papel importante na experiência geral de condução. Afeta o manuseio, a economia de combustível e o desgaste geral. No entanto, lembre-se de que o desgaste dos pneus não será uniforme em toda a sua frota.

Coisas como o clima, a superfície da estrada e a direção do indivíduo podem afetar a rapidez com que os pneus se degradam. Portanto, é importante que seu inspetor de frota teste a pressão antes e depois de uma viagem. Os motoristas precisam verificá-lo na estrada, especialmente durante viagens mais longas.

Juntamente com as verificações de pressão, seus motoristas e gestores de frota devem ficar de olho na degradação geral dos pneus. De acordo com um estudo recente, os pneus gastos têm uma redução na capacidade de manuseio de até 28% para um caminhão leve.

Portanto, verifique o desgaste dos pneus regularmente.

5. Mantenha seus veículos limpos

Você não atenderia um cliente com seus sapatos todos cobertos de lama, não é verdade?.

Da mesma forma, operar uma frota desorganizada não faz nada pela imagem da sua empresa. Manter seus veículos lavados e polidos faz com que sua empresa pareça profissional e ajuda seus motoristas a sentirem maior satisfação no trabalho enquanto trabalham.

Manter o exterior de seus veículos limpo também ajuda a detectar problemas como ferrugem e deterioração precocemente. Desenvolva um relacionamento com um gestor de manutenção de frota terceirizada que pode manter sua frota bem cuidada.

Eles podem assumir a tarefa da limpeza de veículos, te deixando livre para se concentrar em administrar outras áreas do seu negócio.

Eles também serão treinados profissionalmente para identificar problemas no início, antes que se transformem em problemas maiores e mais caros.

6. Treine seus motoristas

Ensine seus motoristas a dirigir com eficiência e manter seus veículos, incluindo tarefas mecânicas como verificar a pressão dos pneus e o desgaste da banda de rodagem.

Enfatizar a importância de uma direção cuidadosa e em conformidade também significa que eles são menos propensos a se envolverem em um acidente de trânsito, o que pode causar paralisação do veículo e reparos caros, ou pior, uma ação judicial.

Além disso, explique por que a manutenção regular e a direção cuidadosa são importantes.

Como um autor desconhecido resume bem: o apoio psicológico pode ajudar “os aprendizes a desenvolver maior autoconsciência e maior responsabilidade pessoal”.

7. Planeje com antecedência

Projete daqui a alguns anos. Onde você se vê? Como a maioria dos empresários, esperamos que visualize o crescimento: uma frota maior, operações em expansão e mais motoristas. Mas você está preparado para esse crescimento?

Deixar de planejar com antecedência pode deixá-lo lutando para alcançar qualquer resultado, enquanto seus concorrentes correm à frente. Além de impactar negativamente o crescimento dos negócios, deixar de criar um modelo de negócios escalável prejudicará seus resultados.

Na pressa de reagir às demandas crescentes que naturalmente vêm de uma base de clientes maior, bem como à pressão adicional que vem com a gestão e manutenção de uma frota e força de trabalho maiores, você pode ser forçado a tomar decisões apressadas ou gastar dinheiro de forma reativa.

Em vez disso, desenvolva um relacionamento com um terceirizado que tenha capacidade para manter e gerir frotas maiores. Trabalhar com um profissional dedicado significa que você pode reduzir o tempo de inatividade devido à má manutenção do veículo.

Isso também significa que você pode entregar tarefas mais complexas para os profissionais, te deixando com mais tempo para se concentrar no crescimento de seus negócios.

8. Invista em um eficiente Sistema de Gestão de Frotas

Investir em ferramentas e tecnologia pode te ajudar a ter uma vantagem competitiva. Os dados de gestão de frota podem aumentar a produtividade em até 15%. As economias financeiras também aumentam, podendo haver redução nos gastos com combustível de até 10%.

Os aplicativos de gestão podem notificar você ou seu gestor de frota sobre coisas como direção prejudicial ao veículo e emitir avisos para motoristas através de notificações. Isso melhora a direção e economiza dinheiro que, de outra forma, seria gasto em reparos.

Como falamos no início desse post: Prevenir é sempre melhor do que remediar. Investir em um bom sistema de gestão de frota significa que você e sua equipe poderão registrar problemas, agendar verificações de manutenção e ter em mãos diagnósticos avançados em tempo real.

Isso auxilia na detecção de problemas iniciais, antes que eles se tornem problemas maiores. Também significa que você pode deixar o sistema monitorar automaticamente a direção de sua equipe e informá-los quando eles precisam melhorar seu desempenho, o que economiza dinheiro no consumo de combustível e protege seu veículo contra danos evitáveis.

Seja uma pequena empresa ou uma frota com inúmeros veículos, ao adotar uma abordagem preventiva à manutenção você sempre economizará tempo e dinheiro a longo prazo.

Se você quiser saber mais sobre como otimizar os resultados da sua frota por meio de um sistema de gestão de frotas, entre em contato com nossos consultores e teste gratuitamente a Infleet hoje mesmo.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.