4 práticas recomendadas para monitoramento de frota: dados em tempo real, manutenção preventiva e muito mais

O monitoramento de frota é um processo essencial que capacita os gerentes de frota a tomar melhores decisões. Acesse o artigo e confira!
19/08/2022
4 min de leitura

O monitoramento de frota é um processo essencial que capacita os gerentes de frota a tomar melhores decisões. O monitoramento da frota, quando feito corretamente, dá aos gerentes maior controle sobre a frota e resulta em menores custos operacionais dos veículos e menos desperdício de tempo dos funcionários.

O monitoramento eficaz da frota também fornece informações em tempo real que auxiliam os gerentes a tomar melhores decisões usando dados precisos. No geral, as melhores práticas de monitoramento de frota resultam em uma eficiência geral aprimorada.

Como em qualquer processo de negócios, existem várias escolas de pensamento sobre monitoramento de frotas. Seguir consistentemente as melhores práticas de monitoramento de frota permitirá que sua organização garanta um gerenciamento de frota rápido e eficaz, uso seguro e produtivo de veículos, resultados mais saudáveis ​​e maior satisfação do cliente.

Por isso, reunimos quatro das melhores dicas e práticas recomendadas no setor. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre como aprimorar suas práticas de monitoramento da frota.

1. Use um sistema de rastreamento para visibilidade em tempo real a sua frota

Existem vários benefícios em usar um sistema de rastreamento para monitorar sua frota. Essa tecnologia dá localização precisa de cada um dos veículos da sua frota e torna mais fácil cumprir os prazos e as expectativas dos clientes.

Você também poderá reduzir as despesas operacionais escolhendo as melhores e mais curtas rotas, o que também reduz o consumo de combustível e os custos com horas extras.

Os gestores de frota que usam sistemas de rastreamento também têm o poder de desviar veículos de ruas movimentadas, construções e acidentes em tempo real para economizar tempo e reduzir o tempo de inatividade.

2. Registrar os ativos do veículo

Quando você tem uma grande frota, fica difícil monitorar a manutenção dos veículos, pedidos de compra, garantias e outras documentações. Se você deseja observar os ativos do seu veículo e o desempenho do seu equipamento, você precisa rastreá-los ao longo de sua vida útil. É aqui que entra a gestão de ativos.

Essa tecnologia mantém o controle de todas as informações críticas relacionadas aos seus ativos e permite que você saiba quais veículos drenam seus recursos, quais departamentos operam com eficiência e quando prestar serviços de manutenção ou substituir seus ativos.

Você também economizará dinheiro nesses reparos porque seu fazendo a gestão de ativos o alertará sobre o serviço e os reparos que se enquadram no escopo das garantias.

3. Adote um cronograma de manutenção consistente e plano de manutenção preventiva

Monitorar as necessidades de manutenção e serviço dos veículos da sua frota e planejar a manutenção preventiva é essencial para manter sua empresa em funcionamento e seus clientes satisfeitos. Caso contrário, você administrará sua frota até que os veículos quebrem e, em seguida, terá que lidar com períodos mais longos de inatividade. Faz muito mais sentido comercial ser proativo em relação à manutenção e manutenção preventiva para manter seus equipamentos e veículos na melhor forma possível.

A manutenção regular da frota inclui trocas de óleo, manutenção do sistema de freio e outras verificações e tarefas do sistema. A manutenção adequada do veículo aumenta sua produtividade e eficiência, especialmente quando você agenda a manutenção e pode explicar o tempo de inatividade de determinados veículos em vários momentos.

Os custos associados à manutenção são mais acessíveis do que os reparos imprevistos, e os veículos que recebem manutenção regular funcionam com mais eficiência e resultam em custos de combustível mais baixos. Frotas bem mantidas também ajudam os motoristas a evitar multas quando parados pela polícia para verificações de segurança.

Monitorar as necessidades de manutenção de sua frota também diminui o risco para seus motoristas. Veículos defeituosos podem levar a acidentes que ferem ou matam os motoristas, especialmente quando os freios falham, os sistemas de direção funcionam mal e os motores param. Monitorar a manutenção e adotar um plano de manutenção preventiva protege seus motoristas e seus veículos.

4. Use as métricas mais relevantes

Dados e métricas ajudam as organizações a gerenciar suas frotas da maneira mais produtiva e eficaz possível. Ao monitorar o progresso usando dados e métricas, você precisa medir as informações comerciais mais relevantes para tornar seus insights o mais úteis possível. Algumas das métricas mais importantes para você monitorar incluem custo por milha, tendência de custo total e resumo de custo operacional. A melhor estratégia é monitorar e mensurar dados específicos que impactam diretamente na sua frota.

Depois de ter essas métricas e dados, certifique-se de documentar todas as suas informações digitalmente. Com a gestão de ativos é possível manter faturas digitais, ordens de serviço, recibos, fotos, registros de funcionários, manuais de produtos e outros documentos importantes. Também ajuda se você escolher um sistema que possa acessar de qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Conclusão

A utilização das melhores práticas de monitoramento de frota beneficiará sua organização de inúmeras maneiras.

Certifique-se de usar um sistema de rastreamento para ter visibilidade em tempo real de sua frota, registre os ativos do veículo em um sistema de gerenciamento de ativos, adote um cronograma de manutenção consistente e planeje a manutenção preventiva e use as métricas mais relevantes para garantir a eficiência e a produtividade da sua frota e assim obter os melhores resultados e clientes satisfeitos.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.