Você sabe o que é Lead Time?

Você sabe o que é Lead Time?

A competitividade e, consequentemente, maior exigência dos clientes na qualidade de serviços logísticos demandam uma maior eficiência operacional e controle de indicadores para as transportadoras.

Quando pensamos em transporte e logística a qualidade muitas vezes está representada pelo nível de serviço adotado. Os questionamentos sempre são os mesmos: O tempo de entrega é viável para a operação? A empresa cumpriu o prazo acordado?

O estudo do tempo, nesse caso, é fator primordial para garantir a qualidade do serviço prestado levando em consideração um indicador muito utilizado: o Lead Time

Nesse artigo, vamos apresentar o conceito e como calcular o indicador.

O que é Lead time?

O conceito do Lead Time está relacionado ao período entre o início de um processo e o seu término. Em logística, define-se como o tempo de todo o processo de compra, desde a solicitação do pedido até a entrega da carga.

A busca por um menor Lead Time requer o estudo intenso dos processos internos da empresa (desde o processamento de pedidos, movimentação dos insumos e trânsito para entrega), com o objetivo de reduzir custos e melhorar a satisfação do cliente.

O Lead Time controlado é essencial para o dimensionamento da frota, estudo da capacidade de entrega, previsão de demanda e controle de estoque.

Como calcular o Lead Time?

Já entendemos a importância do indicador e o impacto dele na redução de custos e satisfação do cliente. Mas como podemos calcular e aplicar na empresa?

Criamos um passo a passo para facilitar seu cálculo:

  • Faça uma lista das atividades produtivas e não produtivas que fazem parte do processo (desde o pedido até a entrega ao cliente);
  • Relacione todos os materiais que são necessários para realizar as atividades listadas;
  • Calcule o tempo de chegada de todos os materiais listados que influenciam no processo;
  • Lembre-se: o tempo do processo é representado pelas atividades mais longas;
  • Faça uma medição dos tempos de espera para saída da carga e as atividades de carregamento;
  • Estime o tempo de trânsito da carga.

Já sabe como a tecnologia pode ajudar a reduzir o Lead Time?

A utilização de softwares e digitalização de processos facilitam o controle de indicadores e a geração de relatórios confiáveis. A mensuração de resultados diários auxiliam na predição de eventos e, consequentemente, na melhoria de processos.

Hoje, no mercado, é possível encontrar sistemas de gerenciamento de estoque, carregamento de veículos, roteirização e monitoramento de cargas para dar suporte às tomadas de decisão dos gestores.

Conheça nosso sistema de roteirização e monitoramento!