Telemetria veicular aplicada a pequenas frotas

Telemetria veicular aplicada a pequenas frotas

Muitos gestores de frotas e empresas acreditam que ferramentas mais completas de gestão de frotas devem ser usadas apenas para os casos em que a frota é maior. Para eles pequenas empresas não precisam desse tipo de solução pois tudo pode ser acompanhado visualmente ou através de planilhas e papel. Alguns reclamam que o custo inviabiliza o uso da solução para pequenas empresas outros dizem que não tem tempo nem pessoas para usar os sistemas.

Entretanto, isso não é bem verdade...

Existem no mercado soluções muito boas e acessíveis de gestão de frotas que podem ser aplicadas em pequenas e médias empresas. Além do mais, apesar do investimento inicial para a implementação da solução, o uso de ferramentas que resultem em uma gestão de frotas mais eficiente é um investimento com retorno positivo, uma vez que traz consigo a redução de custos de combustível, manutenção, pneus e multas.

Talvez, antigamente, quando a tecnologia ainda não estava tão disseminada e ainda eram bastante incipientes o custo para implementação de sistemas de gestão de frotas fosse realmente alto e as ferramentas complexas de serem utilizadas. Esse não é mais o caso.

Hoje o processo de contratação, instalação de equipamentos necessários treinamento e uso da ferramenta é muito simples, com relatórios disponíveis a poucos cliques que podem mostrar grandes oportunidades de melhoria e ganho de eficência.

MAXIMIZANDO A EFICIÊNCIA E A SEGURANÇA

Com dados e relatórios automáticos disponíveis para a sua avaliação, os gestores de frota tem todas as informações necessárias para a tomada de decisão assertiva. Não é mais necessário ficar extraindo relatórios em excel, compilando uma infinidade de dados em sistemas complicados.

Tudo está disponível, de maneira rápida e customizada.

Controle do modo de condução do motorista

As ferramentas de temeletria veicular permitem hoje ao gestor saber não apenas onde está o seu veículo e qual rota ele realizou, mas permite também gerenciar todo o modo de condução do motorista durante este trajeto. Informações importantes e alertas são enviados em tempo real para o gestor com push notifications no seu celular indicando comportamentos de risco do motorista que podem provocar um acidente e que também resultam em maior desgaste das peças e consumo de combustível.

O modo de condução do motorista é um dos principais fatores que influencia o consumo de combustível de um veículo. De acordo com o Departamento de Energia dos Estados Unidos o consumo de combustível aumenta em U$ 0,19 (R$ 0,94) quando o veículo está acima de 80 km/h.

Os sistemas de gestão de frotas permitem ao gestor avaliar excessos de velocidade para controlar esse tipo de comportamento e mostrar para o motorista como o trabalho dele está impactando os resultados da empresa.

Os relatórios de modo de condução do motorista podem mostrar tendências, gerar alertas e identificar os motoristas de maior risco que precisam de treinamento para que esses comportamentos que geram ineficiência sejam corrigidos.

Evitando ociosidade do motor

Outro fator muito importante e que por muitas vezes passa desapercebido é a ociosidade do motor.

Ociosidade do motor é uma outra forma grave de desperdício de combustível, que aumenta o seu consumo e custos.

Muitos motoritas não acham que é um problema ficar com o veículo ocioso, acham que é pouco tempo em cada parada e que isso no final do mês não fará diferença. Porém, os dados evidenciam que a cada 1 hora que o veículo fica parado com o motor ligado são desperdiçados 2 litros de combustível. Se você tiver uma frota de 10 veículos que faça 10 paradas por dia e fique apenas 6 minutos ociosa por parada (o que não é muito) isso já representaria 20 litros desperdiçados por dia. O que em termos financeiros é um prejuízo de R$ 2.850,00 por mês.

Compromisso com o motorista

Todos os colaboradores da empresa são representantes da sua merca perante a sociedade, seja ele um gerente no escritório ou o motorista realizando uma entrega.

Em todos os casos é esperado que cada um siga as políticas da empresa e se comporte da maneira adequada.

Para evitar hábitos ruins com os seus colaboradores crie compromisso com os seus motoristas. Através de ferramentas de monitoramento e telemetria veicular é possível entender perfeitamente o comportamento no trânsito de cada um deles e a partir disso gerar relatórios que mostrem os pontos de melhoria que devem ser focados. Além disso, é possível usar as mesmas premiações para avaliar o desempenho deles e premiar aquelas que trouxeram os melhores resultados.

Mantenha a frota em bom estado

Os veículos percorrem centenas, as vezes milhares de quilômetros toda semana. Para isso é necessário garantir que eles estão aptos para viajar, dentro de todos os requisitos de segurança.

Nesse sentido é importante realizar o acompanhamento contínuo de manutenções com checklists e manutenções preventivas.

Manutenções preventivas e checklists podem ajudar a identificar problemas antes que eles de fato ocorram e assim evitar um dano corretivo maior ao veículo e risco ao motorista.

Veículos que trafegam em condições ruins podem sofrer quebras repentinas aumentando os custos e colocando a vida dos motoristas em risco.

Soluções de gestão de frotas auxiliam o gestor a acompanhar a agenda de manutenções preventivas e realizar checklists diários para analisar a necessidade de serviços e estado do veículo, de modo que ele não esqueça ou deixe passar nada importante.

Ferramentas de telemetria veicular também são importantes para o controle de manutenção uma vez que o modo de condução do motorista impacta diretamente no desgaste de peças e pneus. Mostrar para o motorista os pontos de melhoria em sua direção de modo que ele conduza o veículo de maneira mais eficiente irá reduzir desgaste, reduzindo custos e aumentando a vida útil do veículo. Além disso, aumentará a segurança operacional evitando acidentes.

Monitore o cumbustível

Uma outra forma importante para se reduzir custos de combustível é controlá-los de maneira muito rigorosa e acompanhar a performance de cada motorista para saber quem é o motorista com o melhor e o pior consumo e usar a telemetria para entender o por que.

Usar sistemas de controle de abastecimentos permitirá o gestor acompanhar os custos e a autonomia de cada um dos seus motoristas. A ferrarmenta de telemetria irá possibilitar ao gestor entender a causa raíz dos desvios de autonomia, consumo e custos.

Ele poderá ver os motoristas com piores hábitos, maiores ociosidades e usar esses dados para treinar e otimizar a operação.


Use relatórios gerenciais

Os relatórios gerenciais das ferramentas de gestão de frotas atuais são de fácil interpretação e são gerados automaticamente, praticamente sem consumir tempo do gestor.

Você terá a sua mão uma visão completa da sua frota para entender perfeitamente quais são os pontos de melhoria que precisam ser focados e como criar um plano de ação para resolver esses problemas.

Você poderá ver o cenário completo e ter os insights necessários para ganhar eficiência, reduzir custos e aumentar a segurança.

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas