O sistema de gestão de frota é a chave para aumentar a eficiência?

O sistema de gestão de frota é a chave para aumentar a eficiência?

Criar um plano de gerenciamento da frota é essencial para garantir que todos os aspectos de sua frota, de ativos a motoristas, possam operar com eficiência e manter os resultados positivos. Embora isso possa ter sido uma tarefa assustadora, a tecnologia atual tornou mais fácil do que nunca gerenciar sua frota.

O sistema de gestão de frota e a tecnologia que o acompanha fornecem visibilidade completa das operações da frota, além de permitir a colaboração em tempo real em toda a sua equipe. Em vez de rastrear sua frota em planilhas confusas, a plataforma automatiza a coleta de dados para ajudá-lo a visualizar e entender facilmente a saúde e o desempenho de sua frota.

Colocar a tecnologia da frota no centro de seu plano de gerenciamento de frota permite que você gerencie as tarefas do dia-a-dia, além de acompanhar e medir o desempenho geral. Aproveitar o sistema para agregar seus dados é uma das maneiras mais fáceis de rastrear os principais indicadores de desempenho (KPIs) da frota e garantir que você os alcance.

Para desenvolver um plano de gestão de frota sólido, considere seguir os seguintes passos:

  1. Considere seus objetivos
  2. Centralize os dados da frota
  3. Promover a colaboração da equipe
  4. Avalie o sucesso da sua frota
  5. Escolhendo a melhor tecnologia de frota

A implementação de tecnologia, como sistema de gestão de frota, permite que você se mantenha organizado enquanto monitora seus motoristas, veículos e operação com mais eficiência.

1. Considere seus objetivos

O primeiro passo para desenvolver o melhor plano de gestão de frota é estabelecer metas. Pense no estado atual da sua frota. O que está funcionando? Quais áreas poderiam ser melhoradas? Existem limitações?

Talvez você esteja lutando com o tempo de inatividade do veículo. Isso pode ser causado pela falta de um cronograma sólido de manutenção preventiva. Definir uma meta para acompanhar a manutenção preventiva pode ajudar a diminuir o tempo de inatividade e melhorar a eficiência da frota.

Uma maneira de garantir que você atinja esse objetivo é automatizar os lembretes de serviço no sistema de gestão de frota. Os gerentes podem receber notificações quando o serviço for devido em breve com base nas atualizações do hodômetro ou nos intervalos de horas do motor.

Definir metas é importante, principalmente ao optar por implementar o sistema em seu plano de gerenciamento de frota. O melhor software de gestão de frotas é altamente configurável e pode ser adaptado às necessidades da sua equipa. Conhecer seus KPIs de destino e áreas de melhoria pode ajudá-lo a tirar o máximo proveito do seu sistema.

2. Centralize os dados da frota

A recolha de dados é essencial para qualquer gestor de frota, mas os seus dados só são úteis se estiverem acessíveis. Muitos gerentes de frota estão sobrecarregados com o gerenciamento de planilhas. Isso não é apenas um mau uso do tempo, mas a busca de informações em planilhas impossibilita a visibilidade abrangente.

Coletar e armazenar dados de frota não deve ser difícil. O uso de software para centralizar seus dados permite automatizar a coleta de dados em um sistema organizado, garantindo que você possa acessar os dados de que precisa quando precisar.

O software de gerenciamento de frota facilita o monitoramento de todos os aspectos de sua frota em tempo real. Ao automatizar a coleta de dados, os gerentes podem evitar horas de entrada manual de dados e passar mais tempo analisando dados e melhorando suas frotas.

Os usuários podem fazer upload de informações, como resultados de inspeção e atualizações de ordens de serviço, em um aplicativo móvel. Para agilizar ainda mais a coleta de dados, as frotas podem integrar os sistemas atuais para sincronizar automaticamente atualizações como transações de combustível e leituras de hodômetros.

Todas as informações estão alojadas em um software de fácil visualização com um painel configurável que é atualizado em tempo real. Os gerentes têm uma visão geral das operações diárias, incluindo ordens de serviço em aberto e status do veículo, além de obter uma visão granular de determinadas áreas para garantir que você esteja no caminho certo para atingir suas metas de KPI.

3. Promover a colaboração da equipe

A frase “É preciso uma aldeia” é particularmente verdadeira para a gestão de frotas. Você confia em sua equipe todos os dias para concluir tarefas sem sua presença, e a percepção deles é inestimável.

Um dos maiores obstáculos que um gestor de frota enfrenta é a comunicação. Ao desenvolver um plano de gestão de frota com foco na eficiência, você precisa de uma solução para que todos da sua equipe se comuniquem em tempo real.

Em vez de esperar que a papelada seja entregue no final do dia, o sistema de gestão de frota é um hub integrador para colaboração em tempo real. Os usuários podem fazer comentários sobre inspeções, ordens de serviço, problemas e muito mais para atualizar o progresso e resolver problemas a qualquer hora, em qualquer lugar.

Colaborar com sua equipe em tempo real não apenas mantém todos em sincronia, mas também permite que todos aumentem a produtividade. Ao eliminar a lacuna entre o campo e o escritório, você e sua equipe podem se comunicar de forma eficaz para resolver problemas rapidamente e maximizar o tempo de atividade.

4. Avalie o sucesso da sua frota

Depois que seu plano de gestão da frota for estabelecido, é importante analisar regularmente seus dados para monitorar o sucesso de sua frota. O acompanhamento do desempenho, saúde do veículo, despesas, rotatividade de reparos e outras métricas é a melhor maneira de direcionar efetivamente os KPIs da frota e garantir a eficiência.

Embora alguns gerentes de frota tenham problemas para obter informações de seus dados, as frotas que usam software podem rastrear facilmente dados históricos e em tempo real em relatórios configuráveis. Os gerentes de frota podem criar relatórios fáceis de entender para compartilhar com as partes interessadas para medir o desempenho.

Monitorar os dados de sua frota rapidamente é fácil em seu painel configurável, mas você pode querer atualizações de rotina nas principais áreas de sua frota. Para se manter informado, você pode assinar um relatório e enviá-lo diretamente para sua caixa de entrada. Isso pode ser particularmente útil quando você está se concentrando em melhorar certos aspectos de sua frota.

5. Escolhendo a melhor tecnologia para frota

Abandone os checklists de papel e torne-se digital! Com a Infleet, os motoristas podem concluir inspeções rápidas e completas pelo computador ou celular e carregar os resultados da inspeção instantaneamente. Quando os itens do checklist falham, os gerentes são notificados e podem agir rapidamente para agendar a manutenção.

Ter todos os dados de sua frota em um só lugar facilita a análise de sua frota e a identificação de tendências entre os veículos. Em vez de rastrear dados em sistemas diferentes, a Infleet se integra a muitas de suas soluções atuais de gestão de frota para fornecer uma visão completa das operações.

Se interessou? Então clique no banner abaixo, fale com um de nossos consultores e solicite um teste grátis hoje mesmo!

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas