O que deve ser levado em conta ao analisar os indicadores da sua frota?

Uma gestão baseada em dados está sempre presente e reforçamos que ela precisa ser uma constante no dia a dia da operação. Saiba mais aqui!
22/06/2021
2 min de leitura

Ao longo dos textos presentes nesse blog a necessidade de realizar uma gestão baseada em dados está sempre presente e reforçamos que ela precisa ser uma constante no dia a dia da operação.

No entanto, gostaríamos aqui de ressaltar outros fatores fundamentais para a sua gestão que necessitam de uma atenção especial.

Mais do que a quantidade garanta a qualidade dos dados

Como você determina quais os indicadores que farão parte da sua análise? Às vezes conversamos com alguns gestores que apostam apenas na quantidade, mas é muito importante garantir que os dados escolhidos são uma representação fiel do seu processo.

Por exemplo, uma empresa que trabalha no setor de distribuição pode estar muito mais interessada no acompanhamento dos dados de ociosidade do motor do que uma empresa do setor de coleta de resíduos, pois esta última necessariamente depende do veículo ser mantido ligado a fim de executar o seu serviço principal.

Nesse ponto indicamos que seja primeiramente feito um levantamento dos principais gastos atuais, além de verificar quais são os gastos que estão implícitos à operação. Após essa primeira análise recomendamos que seja feito um período de acompanhamento, para existir uma base de comparação após o início da tomada de ações.

Humanize a gestão

Um erro na interpretação dos dados de uma frota automotiva é pensar que esta é composta apenas por veículos, máquinas e ativos industrializados. No entanto, uma parte extremamente significativa da sua operação passa pelos seres humanos que atuam diariamente executando os serviços.

O primeiro passo a ser tomado é trazer esses seres humanos para próximo da gestão, seja através de diálogos semanais, feedbacks estruturados ou mesmo participando de reuniões de planejamento.

Outra questão importante é entender o que está por trás do mau comportamento que algum condutor apresenta. Um bom feedback vem de um entendimento das implicações existentes em cada função, além disso, use os indicadores como um apoio para indicar aos motoristas onde os erros estão sendo cometidos.

Dados centralizados vão lhe ajudar

Não apenas para garantir a isonomia da análise, mas também por motivos de economia de tempo e simplificação de processos, a opção por ter uma única plataforma capaz de centralizar os dados da sua frota é essencial para uma maior eficiência dos seus processos.

Uma plataforma centralizada e integrável é um passo de profissionalismo que certamente irá agregar em segurança também para a sua operação.

Acreditamos que ao seguir esse passo a passo você estará tornando sua gestão ainda mais completa, como já dissemos, os dados são fundamentais, mas certamente existe muito mais do que apenas números e é isso que desejamos que vocês gestores e gestoras de frotas sejam capazes de alcançar.

A Infleet está comprometida com o desafio de tornar a sua gestão ainda mais produtiva e econômica. Se você deseja conhecer um pouco mais sobre como podemos fazer isso, deixe a nossa equipe comercial saber dos desafios do dia a dia da sua frota.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.