A tecnologia já é uma realidade em diversos setores e não poderia ser diferente na engenharia e construção civil.
A telemetria é a tecnologia que tem se tornando cada vez mais popular em várias áreas como frotas, meteorologia, medicina e outras. No setor de construção civil, seu uso se está mais comum por conta de diversos fatores.
Mas, como ela pode ser uma aliada essencial para coletar, monitorar e analisar os dados? Se você quer saber mais sobre o assunto, preparamos esse artigo para mostrar a importância da telemetria no setor de engenharia e construção civil.
O que é telemetria?
A telemetria é a medição de dados de forma remota e realizada em tempo real. Essa tecnologia pode ser aplicada em diferentes setores, onde se tornou bastante comum em veículos.
A telemetria veicular permite a transmissão e recepção sobre as condições dos componentes do veículo. De modo que esses dados são acessados, a qualquer momento, pelo sistema que acompanha. Os usuários que tiverem acesso podem verificar sempre que for necessário.
O sistema permite medir velocidade, distâncias percorridas, localização, consumo de combustível e muito mais. Além disso, ela auxilia na condução dos motoristas com objetivo de aumenta a segurança para evitar acidentes, melhora a produtividade da equipe e reduz os custos da operação.
Como a telemetria auxilia o setor de engenharia e construção civil
Com o auxílio da telemetria, os profissionais do setor de construção conseguem monitorar seus equipamentos, entregar seus projetos com mais eficiência e gerenciar melhor as demandas da sua equipe.
Os sensores de telemetria podem ser aplicados em diversas ferramentas, dispositivos e outros equipamentos utilizados nos setores de engenharia e construção civil.
A partir dos dados armazenados, a equipe visualiza o que está funcionando e o que pode ser melhorado. Assim, os projetos de construção podem ser executados com mais eficiência, rapidez e otimização dos custos.
Telemetria básica
A telemetria básica é uma tecnologia que coleta as informações com um custo menor. Geralmente os dados são aproximados, sendo bastante confiável.
Pode ser utilizado para equipamentos pesados, cofragem, empilhamento e desaguamento, por exemplo.
Com a telemetria básica na construção civil, pode fazer:
- Rastreamento de desligamentos e paradas;
- Obter os dados de taxas de fluxos;
- Rastreamento de localização;
- Acompanhamento hidráulico;
- Analisar os dados anteriores.
Telemetria avançada
A telemetria avançada recebe os dados veiculares através do barramento CAN, uma tecnologia que permite ler e coletar informações precisas sobre os sensores e componentes de onde ela for aplicada.
Com isso, as empresas aplicam em uma variedade de ferramentas, dispositivos e outros equipamentos para permitir o gerenciamento de dados. Com objetivo de acompanhar todos os dados emitidos na construção civil e ter mais eficiência com o projeto em andamento.
A telemetria avançada possibilita o acesso às informações mais específicas como:
- Carga no canteiro de obras;
- Acompanhar o contraventamento hidráulico;
- Rastrear a localização e o status dos equipamentos;
- Visualizar o suporte em escavações e poços de construção;
- Ter um mapa virtual para que os profissionais fiquem em uma área mais segura durante a operação.
Benefícios da telemetria para a construção civil
São os inúmeros benefícios que a telemetria traz para a gestão de frotas, com o setor de construção civil também é de grande auxílio.
Mais segurança
Ao ter os dados dos equipamentos, o responsável pode visualizar os riscos mais eminentes. De modo que as estratégias adotadas devem ser voltados para minimizar esses riscos e manter a segurança dos trabalhadores.
Um exemplo é o uso da telemetria nas formas das escoras, onde esse acompanhamento permite o alerta de quando atingir o limite de carga. Ou até mesmo em suportes hidráulicos com o monitoramento, em tempo real, do sistema de retenção.
Melhor eficiência
Quando as obras estão paradas, a telemetria pode ser bastante útil no rastreamento de equipamentos específicos e outros recursos que contribuem para colocar a operação de volta.
Essa melhor eficiência permite que a obra seja concluída dentro do prazo e evita gastos desnecessários com novas aquisições.
Gerenciamento forma remota
Ao utilizar a telemetria, é possível ter todo o acompanhamento da sua obra. Um exemplo é o monitoramento de águas subterrâneas que permite uma eficiência maior, mais lucro e segurança no local.
Além de não precisar estar no local, esse monitoramento remoto permite alertar, por SMS ou e-mails, a equipe responsável e resolver o problema.
Conclusão
A construção civil é um dos setores que mais contribuem com o avanço econômico, sendo importante acompanhar o surgimento das novas tecnologias.
As empresas que adotam a telemetria nas suas obras já percebem as melhorias na conclusão dos seus projetos. Afinal, os dados auxiliam no comprimento de prazos, redução de custos e mais eficiência. Tudo isso com gerenciamento de forma remota e a qualquer momento.
O que você acha dessa novidade para a engenharia e construção civil?
Caso queira ficar por dentro dos principais assuntos do setor, assine a nossa Newsletter.