Gestão de Pneus na Frota – Como Fazer?

Realizar um controle dos pneus da frota é algo essencial para o gestor garantir a segurança e os custos planejados da operação. Veja aqui como fazer!
04/02/2021
4 min de leitura

O custo com pneus está entre os 3 principais custos operacionais de uma frota juntamente com os custos de manutenção e combustível. Os custos com pneu podem representar até 12% do custo operacional de uma frota. Por isso, a gestão de pneus é uma das principais atividades do gestor de frotas.

Realizar um controle dos pneus da frota é algo essencial para o gestor garantir a segurança e os custos planejados da operação. Além da possibilidade de acidentes uma má gestão de pneus irá aumentar os custos com combustível e reduzir a vida útil do ativo, fazendo com que a frequência e o custo efetivo com pneus também aumente.

Atualmente gestor de frotas tem a sua disponibilidade uma série de ferramentas que o auxiliam nesse tipo de controle, desde planilhas de controle de pneus até softwares de gestão de pneus.

Neste artigo iremos apresentar como e por que fazer uma boa gestão de pneus na sua frota. Além disso, vamos trazer um tópico extra com algumas das últimas tecnologias de ponta que estão surgindo nesse segmento.

O QUE É O GERENCIAMENTO DE PNEUS

De acordo com o Sest Senat “gestão de pneus consiste no acompanhamento e no controle do uso dos pneus da frota de veículos, visando monitorar o rendimento e a durabilidade dos pneus.”

Gerir os pneus consiste então em boas práticas diárias de uso e planejamento rodízio para garantir uma maior vida útil para o ativo e também controle das compras, serviços de restauração, trocas para acompanhar os custos envolvidos.

O acompanhamento sistemático dos pneus permite ao gestor coletar informações sobre os pneus que também o irão auxiliar nas decisões de compra, como escolher marca, fornecedor e tipo de pneu para cada modelo de veículo da frota.

BENEFÍCIOS DA GESTÃO DE PNEUS

O plano de acompanhamento do rendimento dos pneus permitirá a redução de custos e aumento da segurança dos veículos. Isso por que, ao gerenciar melhor os pneus você irá aumentar a vida útil do ativo e também reduzir o consumo de combustível do veículo.

Pneus fora da pressão correta, desalinhados, desbalanceados, com a banda de rodagem ruim podem aumentar o consumo de combustível em até 25%.

Além disso, a gestão de pneus reduz o descarte desse material reduzindo impacto ambiental da empresa. Por outro lado, boas práticas de gestão de pneus podem aumentar a vida útil do pneu de 100.000 km para 125.000 km.

Então, se a empresa deseja se manter competitiva e aumentar as suas margens de lucro, realizar uma boa gestão de pneus é fundamental.

COMO IMPLEMENTAR A GESTÃO DE PNEUS

Para conseguir ter uma boa gestão de pneus é preciso ter um processo sistematizado de controle e ter informações que o auxiliem na tomada de decisão.

O primeiro passo para se ter uma boa gestão de pneus então é ter informações sobre os pneus.

Tenha um registro de todos os pneus da empresa, data de compra, fabricante, modelo, sulco, quilometragem e localização. Além disso, é importante ter informações sobre rodízios realizados, serviços de recapagaem, recalchutagem e outros que visam o aumento da vida útil do pneu.

Quanto mais completo forem os registros de dados sobre tudo o que ocorreu com os pneus ao longo da vida e sobre o status atual de cada um deles, melhor será a sua capacidade de analisar e decidir.

Para ter essas informações duas coisas são necessárias:

Ter uma rotina de checagem dos pneus

Isso é realizado através da implementação de um checklist de saída e chegada e do veículo.

É fundamental garantir antes da saída da garagem que os pneus estão com a pressão correta, balanceados e alinhados. No post “Você conhece os 5 ladrões de KM dos pneus?” nós mostramos como isso pode aumentar em 20% a 25% a vida útil dos pneus e reduzir 25% do consumo de combustível.

OUTRAS DICAS E NOVAS TECNOLOGIAS ASSOCIADAS À GESTÃO DE PNEUS

Além dos controles preventivos de calibrar, balancear e alinhar os pneus antes de uma viagem, medir o sulco e acompanhar a quilometragem existem formas mais avançadas de otimizar a gestão de pneus da sua frota.

Uma das principais formas de melhorar a vida útil do pneu é através do controle do modo de condução do motorista através da telemetria veicular. Só para termos uma ideia, de acordo com o Guia TRC, a velocidade ideal de um caminhão está entre 80 km/h e 88 km/h. A 112 km/h o desgaste da banda de rodagem é dobrado, ou seja, um aumento de 27% na velocidade provoca um aumento de 100% no desgaste dos pneus.

Sabemos também que frenagens bruscas contribuem para um desgaste acelerado.

Assim, controlar e educar o modo de condução do motorista, para que ele adote as práticas de direção econômica irão contribuir para um aumento da vida útil e redução de custos.

Além disso, atualmente já existem também tecnologias de telemetria avançada para pneus e os pneus inteligentes.

A Continental lançou o ContiConnect uma plataforma digital que realiza a gestão de pressão e temperatura dos pneus. A Pirelli, por sua vez, tem a solução Cyber Fleet no qual é possível controlar pressão, temperatura, receber lembretes e alertas além de gerar relatórios.

A tecnologia 5G também está chegando aos pneus, com a Pirelli anunciando que terá pneus conectadas e que “fornecerá informações relativas ao modelo do pneu, quilômetros percorridos, carga dinâmica e, pela primeira vez, situações de perigo potencial na superfície das estradas, como presença de água e baixa aderência. Essas informações permitirão que o carro adapte seus sistemas de controle e assistência, melhorando de forma relevante os níveis de segurança, conforto e performance.”

Já conhece a Plataforma de Gestão de Frotas Infleet? Faça um teste grátis aqui!

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.