Tem dificuldade com a operação da frota? Veja 7 dicas que vão solucionar seus problemas!

Se você estiver com dificuldade de operação na frota, separamos algumas dicas que podem te ajudar.
13/05/2022
3 min de leitura

Uma boa gestão de frota traz bons resultados para a empresa, mas isso requer uma série de ações que levam para esse resultado.

Essas tomadas de decisões são potencializadas para o sucesso da empresa. No entanto, ao enfrentar uma série de problemas o gestor precisa ficar atento para evitar que qualquer problema passe despercebido e interfira nos resultados.

Se você estiver com dificuldade de operação na frota, separamos algumas dicas que podem te ajudar.

O que é a operação da frota?

É o gerenciamento de veículos utilizados por uma empresa usados para transportar cargas ou prestar serviços. Essa gestão permite ter e analisar dados dos veículos como manutenção, consumo do combustível, rotas, entre outros.

Para isso, é fundamental ter uma boa operação de frota com um planejamento para que a empresa tenha uma melhor eficiência com sua frota. De modo que a operação de frota escolhida seja eficiente, alcance bons resultados e com redução de riscos e custos.

Quais são os fatores que atrapalham essa operação?

Sempre vão existir dificuldades para ter uma boa operação de frota. Seja por conta do fator veículos, máquinas ou motoristas. Por isso, é importante que o gestor esteja atento com fatores que podem surgir.

Alguns desses fatores são:

  • Conhecimento da operação do gestor;
  • Habilidades específicas sobre logística;
  • Previsão das despesas;
  • Otimização dos recursos;
  • Redução de processos desnecessários.

Podem existir outras dificuldades, mas se você se identificou com algumas delas, as dicas a seguir podem te ajudar.

Dicas para otimizar sua operação de frota

A partir do momento que as dificuldades da operação são identificadas, fica mais fácil para que o gestor escolha pela atitude mais correta. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que sua frota tenha melhores resultados.

  1. Tenha um planejamento

Para toda e qualquer operação é importante que o gestor elabore um bom planejamento. É por meio dele que o gestor pode buscar ações preventivas, visualizar os possíveis erros e até já antecipar os próximos passos.

Para ter um bom planejamento, tenha uma visão geral da frota do momento atual e do futuro. Visualize os veículos, motoristas, recursos e toda uma estrutura para que você adote medidas preventivas e não corretivas.

  1. Analise os dados

Com um sistema de gestão de frota, é possível ter todos os dados à sua disposição. Então, análise sempre que possível, os dados para maximizar a vida útil da frota como também saber a hora de realizar alguma manutenção ou até mesmo retirar algum veículo da frota.

Quando o gestor tem relatórios mensais atualizados, a frota se torna mais eficiente em diversos setores e gera melhores resultados.

  1. Identifique seus recursos

Mantenha uma lista atualizada com o número de veículos disponíveis, a quilometragem de cada um, quando será a próxima manutenção, as rotas comuns percorridas e tudo que for da sua estrutura.

Afinal, são esses recursos à sua disposição que vão permitir que você trace a melhor estratégia para cada necessidade.

  1. Fique atento nos custos imprevisíveis

Apesar de ter um planejamento, analisar os dados e ter uma operação mais preventiva, é importante ficar atento com os custos imprevisíveis que podem surgir. São gastos que saem do controle do gestor e deve ter um caixa já para essas despesas.

Taxas de trânsito, possíveis acidentes, alimentação e hospedagem do motorista, desvio de trajetos e outras situações. São fatores que não tem como prever quando e onde acontecer, mas é possível deixar esse custo de reserva para ser utilizado quando for preciso.

  1. Controle de rotas

Com todos os dados disponíveis e um bom planejamento, é possível já traçar as rotas que o veículo tenha um melhor desempenho. São alternativas que o gestor pode buscar junto com os motoristas.

Assim, a frota terá uma economia a média e a longo prazo com a diminuição de gastos com pneus, combustíveis e manutenção. É ter uma gestão mais inteligente e com controle de toda a operação.

  1. Treinamento com motoristas

O treinamento é fundamental para que os motoristas também tenham uma melhor eficiência e tenham uma condução com mais qualidade. Além de saber como dirigir de modo seguro, eles precisam ter práticas que ajudem na economia.

Os motoristas contribuem e fazem parte do processo para que a empresa tenha melhores resultados. O gestor deve analisar os recursos disponíveis como também o fator humano ao seu favor.

  1. Use um sistema de gestão de frota

Ao optar por um bom sistema de gestão da sua frota, você poderá realizar qualquer operação de forma mais segura e eficaz. Afinal, todo gestor vai desempenhar o seu papel de forma mais eficaz com os dados à sua disposição.

Um sistema de gestão permite que você tenha tudo em tempo real e sempre que precisar. Se quiser saber como reduzir o uso do papel na sua gestão, pode acessar nosso artigo com mais dicas para a operação de frotas.

Essas dicas foram úteis para você? Qualquer dúvida, estamos a disposição para te ajudar.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.