Afinal, como contratar uma transportadora?

Afinal, como contratar uma transportadora?

Nos últimos anos, com o crescimento das vendas de forma online, a terceirização de algumas atividades logísticas também aumentou, dentre elas o frete de mercadorias. Essa mudança contribui para redução de cursos, aumento da sua produtividade e melhoria na distribuição dos seus produtos.

Quando a empresa decide terceirizar este tipo de serviço é preciso avaliar diversas questões porque esta estratégia requer alguns cuidados, como também uma melhor análise na empresa que fará o transporte.

Por isso, o artigo a seguir mostra como contratar uma transportadora, quais os pontos que garantem a qualidade do seu serviço e os resultados que você pode obter. Vamos ver?

O que é a terceirização do transporte de cargas?

Quando a empresa faz uma terceirização de algum serviço, o seu principal objetivo deve ser a economia. Essa redução de custos na sua logística deve contribuir para que ela se mantenha no mercado de forma competitiva.

A terceirização do transporte de cargas pode ser feita por empresas de pequeno, médio ou grande porte. Já que, ao atender suas demandas de forma eficaz, ela garante bons resultados.

Como contratar uma transportadora?

O primeiro passo é pesquisar sobre as transportadoras que possam atender às demandas da sua empresa. É essencial que procure por aquelas que tenham uma boa gestão, eficiência e visibilidade. No setor logístico, as melhores transportadoras são aquelas que têm integração e conectividade.

Estes recursos disponíveis mostram que a gestão de frota tem otimizações em todo seu processo, que vai desde o recebimento até a entrega da carga.

Assim, antes de contratar uma transportadora, é importante levar em conta alguns aspectos na sua pesquisa. Uma análise bem elaborada garante o melhor serviço para sua empresa. A seguir, listamos alguns pontos que você pode considerar antes de contratar uma transportadora.

Lista das transportadoras

Durante a sua pesquisa, o primeiro passo é fazer uma lista com todas as transportadoras que possam atender à demanda da sua empresa.

Essa pesquisa já permite que você realize um filtro daquelas que estão disponíveis no mercado e estejam dentro das suas expectativas.

A carteira de clientes

Cada empresa tem seu tipo de produto oferecido para o cliente, então ao analisar a carteira de clientes da transportadora você já pode saber qual tipo de carga ela transporta, quais veículos são utilizados e quais os cuidados para que a carga seja entregue sem nenhum dano para o cliente.

Além disso, você pode verificar a reputação da transportadora com os clientes que ela já atende. Vai saber se é confiável ou não para a sua empresa.

Qualificação da equipe

Além de veículos com uso de tecnologia, verifique também a qualificação da equipe. É importante que os colaboradores tenham treinamentos de forma regular e estejam atentos com as novidades do mercado.

Com uma boa equipe, os riscos de não cumprir as orientações são mínimos. Isso permite que os motoristas ofereçam um bom serviço e transmita credibilidade, confiança e comprometimento com os seus clientes.

Manutenção da frota

Além de analisar os veículos, verifique também o período da manutenção da frota. Pois, a manutenção preventiva mostra a responsabilidade do gestor e a preocupação em oferecer o melhor serviço para sua empresa.

A manutenção da frota, realizada de forma regular, garante mais segurança para o veículo, o condutor e a carga transportada. Isso significa que sua mercadoria estará em boas mãos.

Licenças e certificações

Se a transportadora está em dia com as licenças e certificações, significa que ela está dentro do que pede a lei. Além de visualizar esses documentos, é importante fazer uma averiguação se o documento ainda é válido.

As transportadoras que mostram essa responsabilidade em está em dia com suas licenças e buscam certificações, são aquelas mais confiáveis já que buscam operar de forma legal.

Indicadores de resultados

As transportadoras que apresentam uma gestão mais eficiente, acompanham os resultados a partir de indicadores de desempenho, os chamados KPIs, que são meios onde o gestor pode visualizar a qualidade do serviço contratado.

Verifique se a transportadora tem indicadores como: custo do frete, índice de sinistros, nível de serviço, taxa de indisponibilidade, entre outros. São indicadores que vão ajudar a sua empresa a visualizar se vale a pena ou não contratar a transportadora.

Histórico de sinistro

A investigação do histórico de sinistros possibilita que você entenda como a transportadora opera em situações de riscos, como acidentes, assaltos e imprevistos que possam acontecer. É importante para que a sua carga tenha uma garantia e evite prejuízos para sua empresa.

Verifique as garantias que a transportadora oferece e quais os seguros que ela opera. Assim, sua empresa ficará protegida.

Tecnologia

A tecnologia é um dos fatores indispensáveis para quem trabalha com frota e apresenta bons resultados. Assim, é importante analisar se a gestão de frotas apresenta um sistema que permita o gestor acompanhar todos os dados da sua frota em tempo real.

Isso garante que a sua empresa também possa acompanhar sua carga, verificar o andamento do serviço contratado e garantir a entrega para o seu cliente.

Conclusão

Depois da análise dos tópicos que sugerimos, você já terá diversos itens para tomar a sua decisão de qual transportadora será contratada para realizar o frete para sua empresa.

O mais importante é que a transportadora tenha um sistema de gestão de frota que te permita acompanhar todos os dados do serviço.

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