A gestão de frota tem várias responsabilidades no seu dia a dia. Além de planejar a operação, elaborar as estratégias e monitorar as condições dos veículos, é preciso gerenciar o comportamento do motorista. Realizar uma gestão de recursos humanos como também ficar atento se o trabalho segue as diretrizes de segurança.
Essa fiscalização deve ser feita para evitar comportamentos inadequados ao volante e a condução seja realizada de modo segura. As atitudes do motorista influenciam também nos bons resultados que a frota pode obter.
Pensando nisso, separamos a importância de monitorar o comportamento do motorista e diferentes abordagens que podem ser feitas. Confira mais a seguir.
Por que fazer o monitoramento de comportamentos de risco é importante?
De acordo com dados da CNT (Confederação Nacional de Trânsito), em 2022, mais de 64 mil acidentes foram registrados no país. Desses, 82,1% deixou vítimas, incluindo mortos e feridos.
Já no ano de 2023, o Brasil teve um total de quase 68 mil acidentes, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal. Além disso, foram mais de 78 mil feridos e 5,6 mil mortes (maior indicador em seis anos).
A partir desses dados, o monitoramento da condução do motorista é fundamental para evitar esses acontecimentos, desde o acidente até as infrações cometidas no trânsito.
Um bom motorista em um ótimo veículo traz como resultado uma maior vida útil das peças e dos veículos, uso mais eficiente do combustível e evita manutenções corretivas. De forma que, quem vai desfrutar desse resultado é o cliente final.
3 dicas de abordagem para o comportamento do motorista
Quando o gestor de frota faz esse monitoramento com os motoristas, ele pode avaliar diferentes variáveis que ajudam a identificar para ter um melhor aproveitamento. Frequência de velocidade, frenagem, aceleração e curvas, paradas não programadas em locais perigosos ou proibidos, são alguns itens que o gestor pode avaliar.
O motorista ao ter conhecimento que esses fatores estão sendo monitorados, ele pode ter uma maior atenção e dirigir de forma mais cuidadosa. Além disso, é importante que ele tenha consciência que o seu trabalho também contribui para a frota obter melhores resultados.
De forma que podem ser adotadas as seguintes abordagens:
1. Telemetria
A telemetria é um recurso indispensável para ter o melhor resultado no monitoramento do comportamento dos motoristas de frota. Essa ferramenta é uma excelente aliada ao gestor já que ajuda a identificar dados sobre velocidade média, distância percorrida, infrações, ações que podem causar acidentes, entre outros.

2. Videotelemetria
O uso da tecnologia a favor da segurança do motorista, já que a videotelemetria permite que a empresa acesse, em tempo real, o comportamento do motorista. Isso contribui para que o gestor identifique situações que podem apresentar risco durante o percurso.
Aproveite para conhecer mais a videotelemetria e conheça o funcionamento da câmera veicular da Infleet:
3. Checklist
A partir de um checklist elaborado para conferir os itens que são essenciais para uma direção mais segura, o motorista pode participar desse processo e contribuir com uma melhor produtividade. Além disso, ele vai entender a sua importância no procedimento da empresa e como cada detalhe faz a diferença.
Como melhorar o comportamento do motorista
Ainda assim, você pode adotar algumas práticas na gestão para melhorar o comportamento do motorista. Confira algumas delas nos próximos tópicos.
Ranking dos motoristas
Quando a frota adota um sistema de ranking para os motoristas, ela presenteia os melhores da sua equipe como também estimula todos a buscarem dar o seu melhor na empresa.
Sendo que o uso do ranking deve ter um cruzamento de dados e podem ter diferentes variáveis, o que permite o uso de mais de um tipo de ranking.
Programa de compensação
Com o uso do ranking, a frota deve adotar um programa de compensação para que os motoristas sejam estimulados a ter um comportamento mais adequado no trânsito, evitem situações que coloquem sua vida em risco e tenham um melhor uso dos veículos.
Assim, você promove mais segurança no trânsito e ainda garante a integridade do veículo e da carga.
Reduza acidentes, diminua custos e gerencie seus motoristas

Capacite os seus funcionários
Aproveite para oferecer treinamentos periódicos sobre direção defensiva, manutenção básica, economia de combustível e uso de tecnologias embarcadas é essencial para melhorar o desempenho individual e coletivo.
Além disso, capacitações específicas ajudam os motoristas a se sentirem valorizados, resultando em maior engajamento e redução de erros operacionais.
Feedback e Correção em Tempo Real
Fornecer feedback constante pode transformar comportamentos de risco em práticas seguras e eficientes. Pois, a correção pontual permite que o motorista ajuste sua conduta durante o trajeto, minimizando impactos negativos.
Afinal, o feedback em tempo real promove uma comunicação mais transparente, aumentando a confiança entre gestores e motoristas.
Crie uma cultura organizacional
A construção de uma cultura organizacional focada em segurança, eficiência e colaboração deve ser prioridade para qualquer gestor de frota. Isso começa com a definição clara de valores e políticas, seguidos por ações consistentes que reforcem esses princípios.
Promova reuniões regulares, incentive o compartilhamento de ideias e reconheça os esforços de sua equipe. Já que a adoção de boas práticas, como recompensar motoristas que se destacam no cumprimento de metas, ajuda a manter a motivação elevada e alinha todos os colaboradores aos objetivos da empresa.
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