Diferentes abordagens para influenciar o comportamento do motorista

Além de planejar a operação e monitorar as condições dos veículos, o gestor de frota também precisa gerenciar o comportamento dos motoristas. Confira a seguir algumas abordagens que podem ser feitas.
07/07/2022
3 min de leitura
Diferentes abordagens para influenciar o comportamento do motorista

A gestão de frota tem várias responsabilidades no seu dia a dia. Além de planejar a operação, elaborar as estratégias e monitorar as condições dos veículos, é preciso gerenciar o comportamento dos motoristas. Realizar uma gestão de recursos humanos como também ficar atento se o trabalho segue as diretrizes de segurança.

Essa fiscalização deve ser feita para evitar comportamentos inadequados ao volante e a condução seja realizada de modo segura. As atitudes do motorista influenciam também nos bons resultados que a frota pode obter.

Pensando nisso, separamos a importância de monitorar o comportamento do motorista e diferentes abordagens que podem ser feitas. Confira mais a seguir.

Por que fazer o monitoramento de comportamentos de risco é importante?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocupa o 5º no ranking de mortes no trânsito, perdendo apenas para Índia, China, EUA e Rússia.

Segundo o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), 90% dos acidentes de trânsito são causados pelo fator humano. A correlação com comportamento de risco dos motoristas de frota (uso do celular enquanto dirigem, dormir na direção, etc.) representa a maior parte dessas ocorrências.

Vale ressaltar que as perdas com acidentes que envolvem caminhões tem um custo 12 vezes maior do que os roubos de carga nas estradas, segundo a Associação de Gestão de Despesas de Veículos (AGEV).

A partir desses dados, o monitoramento da condução do motorista é fundamental para evitar esses acontecimentos, desde o acidente até as infrações cometidas no trânsito.

Outro fator que deve ser citado é a imagem da empresa no mercado. Ao realizar esse monitoramento, a frota passa a valorizar os bons condutores, mantém os melhores motoristas e tem uma equipe mais produtiva em sua frota. Os resultados são observados internamente, além da credibilidade, segurança e confiança no mercado crescerem cada vez mais.

Um bom motorista em um ótimo veículo traz como resultado uma maior vida útil das peças e dos veículos, uso mais eficiente do combustível e evita manutenções corretivas. De forma que, quem vai desfrutar desse resultado é o cliente final.

3 dicas de abordagem para o comportamento do motorista

Quando o gestor de frota faz esse monitoramento com os motoristas, ele pode avaliar diferentes variáveis que ajudam a identificar para ter um melhor aproveitamento. Frequência de velocidade, frenagem, aceleração e curvas, paradas não programadas em locais perigosos ou proibidos, são alguns itens que o gestor pode avaliar.

O motorista ao ter conhecimento que esses fatores estão sendo monitorados, ele pode ter uma maior atenção e dirigir de forma mais cuidadosa. Além disso, é importante que ele tenha consciência que o seu trabalho também contribui para a frota obter melhores resultados.

De forma que podem ser adotadas as seguintes abordagens:

1. Telemetria

A telemetria é um recurso indispensável para ter o melhor resultado no monitoramento do comportamento dos motoristas de frota. Essa ferramenta é uma excelente aliada ao gestor já que ajuda a identificar dados sobre velocidade média, distância percorrida, infrações, ações que podem causar acidentes, entre outros.

2. Videomonitoramento

O uso da tecnologia a favor da segurança do motorista já que o videomonitoramento permite que a empresa acesse, em tempo real, o comportamento do motorista. Isso contribui para que o gestor identifique situações que podem apresentar risco durante o percurso.

3. Check-list

A partir de um check-list elaborado para conferir os itens que são essenciais para uma direção mais segura, o motorista pode participar desse processo e contribuir com uma melhor produtividade. Além disso, ele vai entender a sua importância no procedimento da empresa e como cada detalhe faz a diferença.

4. Ranking dos motoristas

Quando a frota adota um sistema de ranking para os motoristas, ela presenteia os melhores da sua equipe como também estimula todos a buscarem dar o seu melhor na empresa. O uso do ranking deve ter um cruzamento de dados e podem ter diferentes variáveis, o que permite o uso de mais de um tipo de ranking.

5. Programa de compensação

Com o uso do ranking, a frota deve adotar um programa de compensação para que os motoristas sejam estimulados a ter um comportamento mais adequado no trânsito, evitem situações que coloquem sua vida em risco e tenham um melhor uso dos veículos.

A partir dessas abordagens, o gestor pode identificar como melhorar o comportamento dos motoristas no trânsito, além de conscientizar e motivar mais a sua equipe para ter um maior eficiência do veículo como também preservar a sua vida.

Visto que cada gestor entende a necessidade da sua frota, mas caso queira saber o que deve ser levado em conta ao analisar os indicadores da sua frota, pode conferir neste artigo que preparamos sobre o assunto.

Mas na sua empresa, quais as abordagens que você utiliza para monitorar o comportamento dos motoristas de frota? Conta para a gente quais itens que citamos você já utiliza.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais gratuitos

Tenha acesso aos nossos materiais gratuitos

Diversos materiais gratuitos e atualizados da Infleet com informações que podem ajudar na gestão da sua frota.

Materiais

Clientes e parceiros

O que os nossos clientes dizem

Clientes e parceiros que inovam na gestão de frotas com o Super App Infleet

São diversas empresas que se beneficiam com as funcionalidades que o Super App Infleet traz para a sua gestão de frota.

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.