3 Passos para uma estratégia de treinamento de motorista bem-sucedida

Uma forma de ter um melhor aproveitamento da frota é adotar, em sua estratégia, treinamentos para os motoristas. Por isso, separamos 3 passos que podem te ajudar.
01/07/2022
3 min de leitura

O gestor de frota deve estar atento a todas medidas possíveis para ter um melhor aproveitamento na frota. Por isso, um dos seus melhores aliados neste objetivo é o motorista.

Uma estratégia é realizar treinamento para motoristas. Já que essa ação permite ter mais aproveitamento da sua frota como também uma equipe dedicada a conduzir cada veículo da forma correta, o que aumenta sua vida útil.

Os treinamentos para motoristas são feitos por empresas que visam reduzir custos, melhorar seus resultados e ter uma gestão de frota mais eficiente. Assim, nós separamos este artigo para explicar como estes procedimentos podem te ajudar.

Por que adotar a estratégia de treinamento de motoristas?

São vários motivos que você deve implantar essa estratégia na sua frota que vão além da redução de custos. Pois, é importante avaliar o número de veículos, tipo de carga, frequência das entregas, variações no percursos e muitos outros fatores que contribuem para que o motorista também seja uma peça fundamental para o seu sucesso.

A frota pode ter veículos modernos, utilizar das mais variadas tecnologias e processos ágeis. No entanto, se não tiver pessoas que saibam conduzir corretamente não vai obter bons resultados. Isso mostra como é importante investir nos treinamentos.

Vale ressaltar também a questão de segurança com o motorista quanto ao veículo para ter mais qualidade em todo o processo. Fatores que levam em consideração não somente o bem material como a vida de todos os envolvidos. Pois, o motorista que recebe esse treinamento tem pleno controle sobre o veículo, mais otimização no processo e até pode antecipar os riscos e falhas já que estará bem instruído.

3 passos para adotar essa estratégia na sua frota

Agora que você já sabe como é importante adotar essa estratégia de treinamento para que faça a diferença na sua frota, separamos alguns passos para você adotar de vez essa estratégia.

Fique atento às necessidades de treinamento de motorista

Para ter um melhor aproveitamento no treinamento, entenda quais são as reais necessidades de cada motorista. Você pode até dividir em grupos e abordar os assuntos que afetam cada um diretamente de modo que todos apresentem um bom rendimento.

Portanto, converse com sua equipe, conheça mais sobre cada um e fique atento quais são os pontos que os motoristas precisam aprender para ter mais efetividade no dia a dia. Pode ter certeza que os resultados serão mais efetivos porque esses detalhes vão fazer a diferença.

Escolha os métodos de treinamento corretos

Sabemos que cada pessoa tem seu jeito, por isso você também precisa saber qual será o método abordado no treinamento. Afinal, é importante que todos os motoristas compreendam a mensagem transmitida e coloquem em prática.

Escolha métodos que sejam claros, didáticos e objetivos. Pode utilizar linguagem menos formal, dinâmicas em grupo, exemplos práticos ou convidar outro profissional para ministrar. O mais importante é que todos os motoristas aprendam de verdade com o treinamento.

Verifique a melhor forma como implementar essa estratégia

Agora que você já sabe as necessidades e quais métodos serão abordados, verifique como implementar a estratégia de treinamento do motorista. Uma maneira de ajudar a manter essa rotina é elaborar um calendário de treinamentos de modo que cada um seja estratégico para melhorar a performance de cada motorista.

Se for preciso, elabore um calendário dessas estratégias de acordo com as demandas da frota e o desempenho dos motoristas. O que já contribui para que a eficiência se mantenha por mais tempo.

Mas, será que o treinamento de motorista realmente vale a pena?

Já citamos as diversas vantagens de realizar os treinamentos para os motoristas, mas ainda há uma desvantagem: a falta de engajamento depois do treinamento.

Isso mesmo! Alguns motoristas podem ter uma melhoria nas primeiras semanas após a realização dos treinamentos, mas apresentam uma queda de rendimento com o passar do tempo. O que é natural do ser humano, mas há meios para evitar que isso aconteça.

O motorista precisa estar motivado para manter a sua eficiência e não voltar a ter hábitos antigos. Assim, é imprescindível que a frota tenha políticas de incentivo.

Algo que pode ser citado é o sistema de pontuação e ranking de motoristas. Com o sistema de telemetria veicular da Infleet, por exemplo, o gestor tem acesso a relatórios de desempenho de cada motorista e permite fazer uma comparação na sua equipe. Com base nisso, será possível ter um ranking e premiar os melhores motoristas como também incentivar os demais a buscarem um melhor desempenho.

Por isso, é importante realizar ações com motoristas que sejam frequentes e os resultados se mantenham. Afinal, o gestor deve buscar vários métodos que melhorem a eficiência da frota, reduza os custos e aumente a qualidade dos seus serviços.

Caso queira saber mais sobre esse assunto e acompanhar as novidades da área, assine a nossa Newsletter para ficar por dentro de tudo!

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.