Devo terceirizar minha frota?

Neste texto, iremos discutir as vantagens de terceirizar uma frota e como isso pode impactar na operação da empresa.
11/10/2019
2 min de leitura

Os custos com compra, manutenção e taxas de veículos em uma frota e a aquisição de softwares para a gestão representam para muitas empresas parcela significativa dos custos com transporte. Além disso, a necessidade de uma equipe responsável pela frota, em muitos casos, representa um desvio com relação à atividade principal da empresa.

Assim, muitos gestores de frota se perguntam se é mais vantajoso financeiramente e estrategicamente para a sua empresa possuir uma frota própria ou terceirizada.

Neste texto, iremos discutir as vantagens de terceirizar uma frota e como isso pode impactar na operação da empresa.

De maneira geral, dois parâmetros principais são considerados nessa decisão: eficiência operacional e custo.

1. VANTAGENS DA FROTA PRÓPRIA

O gestor tende a querer possuir controle total da sua operação e os ativos sob a sua responsabilidade. Ao possuir frota própria, o empresário terá maior controle e capacidade de planejamento, uma vez que ele irá definir modelo de veículo, quando efetuará a troca, controle de manutenção e gestão.

Esse gerenciamento centralizado proporcionado pela frota própria permite ao gestor tomada de decisões mais rápidas para a adequação de planejamentos e operações, o que é fundamental para a eficiência operacional principalmente nos casos em que o transporte representa o core business (ou negócio principal) da empresa.

2. VANTAGENS DA FROTA TERCEIRIZADA

Quando o transporte é uma das atividades da empresa, porém não representa o seu core business (ou negócio principal), terceirizar a frota pode ser uma alternativa para reduzir custos operacionais e permitir que a sua equipe gerencial tenha foco na parte principal do negócio, entregando maior valor e qualidade para o cliente. As principais vantagens são:
Previsibilidade de custos – o valor pago pela frota é definido previamente em contrato, evitando variações de custo operacional com veículos o que contribui para avaliar o seu negócio e precificar o seu serviço;

A empresa proprietária dos veículos se responsabiliza pelo pagamento de taxas, manutenção e gestão da frota. Isso libera a equipe da empresa para focar em outras atividades-chave e remove essa responsabilidade do contratante;

Renovação periódica da frota – a empresa contratada realiza a renovação periódica da frota, mantendo os veículos sempre novos;

Não há custo para aquisição dos veículos, evitando a imobilização de capital e o custo de oportunidade com este investimento. Além disso, a empresa não irá precisar se preocupar com a venda dos carros usados.

Maior disponibilidade de veículos – a empresa proprietária do veículo, a depender do contrato, se responsabiliza por fornecer um veículo reserva em caso necessidade de manutenção em um dos veículos. Desta forma, a empresa contratante não terá problemas de disponibilidade de veículos para realizar os seus serviços.

O que devo escolher para minha frota?

Vai depender da necessidade real que sua frota necessita e qual a melhor forma para que você possa exercitar uma melhor gestão no dia a dia.

Caso ainda queira saber mais, entre em contato e confira como o Super App Infleet pode te ajudar.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.