Conheça as 4 fases da utilização de dados da frota e otimize seus processos

Conheça as 4 fases da utilização de dados da frota e otimize seus processos

É unânime: conhecimento é poder! Porém, à medida que novas tecnologias são criadas com o objetivo de fornecer mais e mais informações, às vezes pode haver um ponto em que o excesso de conhecimento se torna esmagador e não é mais útil.

Quando se trata de sua frota, você é bombardeado de que precisa coletar vários dados para otimizar, agilizar e maximizar seu investimento. Mas o que isso realmente significa? Quais dados você realmente precisa coletar, quais simplesmente não valem a pena e como é otimizar e maximizar sua frota?

Ser capaz de entender quais informações você deve coletar, o porquê de estar coletando e como isso afeta sua operação são os primeiros passos para romper a barreira do controle excessivo dos dados.

É por isso que trouxemos as 4 fases da utilização de dados da frota para conhecer e otimizar seus processos. Acompanhe a leitura.

As 4 fases da utilização de dados da frota

Fase 1: crie visibilidade e engajamento com dados em tempo real

O rastreamento de veículos em tempo real oferece visibilidade instantânea da frota. Isso permite que os gestores de frota planejem com mais eficiência, simplifiquem a programação, reduzam horas extras, monitorem o CO² e reduzam o gasto com combustível.

Além disso, a adição de dispositivos de orientação na cabine e análise de comportamento de direção capacita os funcionários a melhorar sua segurança rodoviária e economia de combustível.

É recomendado realizar treinamentos de segurança no trânsito para que os motoristas participem e se envolvam com a tecnologia durante essa importante primeira fase.

Fase 2: Análises pontuais permitem uma melhor negociação

Quando utilizados corretamente, os dados da frota podem ser usados ​​para negociar melhores prêmios, anular disputas, evidenciar KPIs e destacar as melhores práticas.

A telemetria é reconhecida por muitas seguradoras como um investimento em segurança e uma estratégia sólida de gestão de sinistros. Uma simples extração de seus dados existentes pode, portanto, ser um argumento forte e eficiente para qualquer fornecedor de seguros.

Fase 3: Simplifique os processos por meio da integração de sistemas

As interfaces de programação de aplicativos (APIs) abertas são essenciais para qualquer tecnologia. As APIs permitem a eficiência operacional, compartilhando dados de frota selecionados em toda a organização.

Fase 4: Transforme seu modelo de negócios e a experiência do cliente

As empresas estão usando dados de frota e insights operacionais para melhorar os processos de negócios e o envolvimento do cliente. Você gostaria de rankear seus motoristas com base no esforço necessário para concluir um trabalho com o máximo de segurança e produtividade?

E se pudesse agendar atividades, saber períodos de manutenção, por meio de um aplicativo, sem precisar contar apenas com sua memória? Tudo isso – e muito mais – é possível com as novas tecnologias de gestão de frota.

Como um sistema de gestão de frota pode ajudar

Você tem os dados, mas os números só podem dizer muito. Às vezes é difícil entender as métricas extraídas da sua frota. Por isso, utilize os dados coletados de uma maneira acionável para aprimorar sua gestão.

Os números em uma planilha podem parecer bonitos e organizados, mas como interpretar os dados da frota de uma maneira que ajude a operação no dia a dia? É aqui que entra o sistema de gestão de frotas. As tecnologias mais recentes utilizam dispositivos instalados nos seus veículos para recolher os dados que pretendem analisar.

Esse dispositivo então envia esses dados para uma plataforma integrada de gestão de frota que você pode acessar através de telefone, tablet ou computador. O sistema pega os dados e os exibe usando gráficos intuitivos e interativos.

Os dias de ter dados espalhados em vários softwares e planilhas acabaram. Agora você pode encontrar e ler as informações em um único lugar graças as soluções integradas de gestão de frotas.

Acesse as programações de manutenção, custos de combustível, localizações de motoristas e muito mais com apenas um clique. As informações são fáceis de ler e entender porque o sistema de gestão de frotas as exibe de uma maneira funcional.

Em vez de vasculhar informações inúteis, terá acesso apenas a dados necessários para acompanhar as métricas importantes e alcançar seus objetivos mais rápido do que nunca.

Gostou do artigo e conheceu mais sobre as 4 fases da utilização de dados da frota para otimizar seus processos? Então não deixe de ler o nosso artigo Usando dados para melhorar a segurança dos motoristas. Acesse já!

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas