Como a telemetria pode te ajudar a reduzir custos

O rastreamento veicular e a telemetria tem se tornado ferramentas cada vez mais comuns na gestão de frotas. Veja como essas tecnologias podem te ajudar!
15/01/2020
3 min de leitura
Como a telemetria pode te ajudar a reduzir custos

O rastreamento veicular e a telemetria tem se tornado ferramentas cada vez mais comuns na gestão de frotas das empresas, sendo hoje recursos indispensáveis para o controle operacional, segurança e melhoria dos índices de produtividade.

Mas como essas ferramentas ajudam os gestores a melhorar a operação e reduzir custos?

Para explicar isso melhor para você vamos apresentar o que é a telemetria e depois mostraremos como ela pode ser utilizada para a melhoria operacional dentro da sua empresa.

O que é a telemetria veicular?

A telemetria é uma palavra de origem grega que significa medição remota (do grego tele = remoto e metron = medida). Assim, é uma tecnologia que permite a medição, obtenção e transmissão de informação remotamente em tempo real.

No setor automotivo a telemetria surgiu em aplicações da Fórmula 1 e é muito utilizada para o acompanhamento de parâmetros de performance do veículo, que podem ajudar a entender, por exemplo, o modo de direção do motorista. Alguns parâmetros analisados na telemetria veicular são:

  • Velocidade;
  • Torque;
  • Dados do motor: RPM, temperatura, pressão na ignição, status (ligado ou desligado);
  • Dados gerais: Temperatura do freio, óleo, água, combustível e sensores diversos instalados no veículo;

Assim, é possível para o gestor de frotas ter informações em tempo real sobre os seus veículos, histórico de dados e controle operacional.

rastreamento-frotas-telemetria

Fonte: UNIDAS, Rastreamento veicular e telemetria: Saiba a diferença.

Como funciona a telemetria?

A telemetria funciona com base na captação de dados do veículo. Um computador de bordo integrado ao motor, sistema de ignição, frenagem e sistema eletrônico do veículo é utilizado para a captação das informações em tempo real. Sensores adicionais ao veículo para a captação de dados extras como abertura de porta, acionamento de plataforma podem também ser instalados e conectados ao computador de bordo.

Esse computador de bordo envia as informações, através de rede Satelital, GSM/GPRS ou outra tecnologia de comunicação sem fio, para uma central de monitoramento que processa as informações e gera relatórios de desempenho do veículo.

Benefícios para a operação

O grande benefício para a operação é a disponibilização de informações em tempo real sobre diversos parâmetros da operação que permitem ao gestor ter uma visão clara da situação de maneira rápida, auxiliando a tomada assertiva de decisão.

Alguns dos benefícios principais são:

  • Maior segurança: com os dados de telemetria é possível acompanhar o modo de direção do motorista, acelerações, frenagens e curvas bruscas ou velocidade excessiva. Com isso, o gestor pode criar planos de treinamento em direção segura para os seus colaboradores, reduzindo custos com multas, sinistros.
  • Menor consumo de combustível: Pelo controle do modo de direção do motorista e controle em tempo real da autonomia do veículo é possível ao gestor evitar desperdícios de combustível, roubos e também educar os motoristas para uma direção mais econômica;
  • Menor custo com manutenção: A partir de informações sobre diagnóstico de falha e modo de direção é possível prever falhas e reduzir o desgaste de peças. Assim, as manutenções corretivas serão reduzidas e a vida útil das peças e do veículo aumentará;
  • Maior controle da operação: Através da telemetria o gestor pode fazer um controle da rota do motorista, sua jornada, possíveis atrasos e mudanças no plano. Com as informações em tempo real ele pode agir mais rapidamente para ajustar o seu plano operacional, aumentando a eficiência e produtividade da empresa.

Conclusão

A telemetria veicular é uma ferramenta extremamente poderosa para o gestor de frotas, independente do tamanho da sua frota. As empresas precisam investir em tecnologia para aprimorar a sua operação, reduzir custos e manterem-se competitivas no mercado.

Com a telemetria as empresas conseguem ter informações que permitem a tomada assertiva de decisão, reduzem custos e alavancam seus negócios.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais gratuitos

Tenha acesso aos nossos materiais gratuitos

Diversos materiais gratuitos e atualizados da Infleet com informações que podem ajudar na gestão da sua frota.

Materiais

Clientes e parceiros

O que os nossos clientes dizem

Clientes e parceiros que inovam na gestão de frotas com o Super App Infleet

São diversas empresas que se beneficiam com as funcionalidades que o Super App Infleet traz para a sua gestão de frota.

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.