Como organizar sua frota para evitar imprevistos durante o período de carnaval

Preparamos esse artigo para mostrar como alguns hábitos podem ajudar a lidar com os imprevistos da frota durante o período de carnaval.
31/01/2024
3 min de leitura
Como organizar sua frota para evitar imprevistos durante o período de carnaval

A gestão de uma frota vai além de manter veículos na estrada e cuidar da segurança dos motoristas. O gestor de frota também precisa ficar atento para evitar os custos desnecessários, imprevistos por conta da sazonalidade e multas de trânsito que poderiam ser evitadas. 

Neste cenário dinâmico, onde regulamentações e condições das estradas estão em constante mudanças, organizar estratégias preventivas são fundamentais.

Como, por exemplo, as multas de trânsito trazem impactos nos custos operacionais e ainda trazem menos segurança nas estradas. Atrasos na entrega por falta de organização na logística, por outro lado, afetam a imagem da empresa no mercado.

Por isso, preparamos esse artigo para mostrar como alguns hábitos podem ajudar a lidar com os imprevistos da frota durante o período de carnaval.

4 Hábitos em diferentes áreas para adotar na sua frota durante o período de carnaval

Sabemos que o gestor precisa cuidar dos veículos, dos motoristas, da documentação e tudo que envolve a frota na empresa. Assim, confira esses hábitos em diferentes áreas e evite imprevistos indesejados.

1. Ofereça treinamento personalizado para os motoristas

Na época de carnaval, as estradas podem ser um desafio caso a rota seja caminho para um destino de festa. Por isso, é importante avisar aos motoristas sobre os perigos e como eles podem enfrentar cada situação que possa ocorrer.

Além disso, é importante aplicar treinamentos adaptados ao perfil de cada motorista, onde o gestor pode abordar temas específicos para melhoria e mudanças durante esse período específico.

Se possível, o gestor pode aplicar simulações virtuais que recriam certas situações de trânsito para melhorar a tomada de decisões sob pressão. O que, de certa forma, vai deixar o motorista ainda mais preparado na tomada de decisão na hora que acontecer algo.

2. Use o máximo de tecnologia nos veículos

Aplique o máximo de tecnologia que puder. Assim, você terá dados para analisar melhor cada situação.

Seja videotelemetria para acompanhar as imagens do motorista e das condições da estrada, a telemetria que auxilia na redução de combustível, o monitoramento para verificar a localização do veículo e outras funcionalidades que estão disponíveis no mercado.

Além disso, reserve um tempo para analisar padrões de comportamento dos motoristas e antecipar situações de risco segundo os dados coletados pela tecnologia. Isso vai contribuir para reduzir acidentes, infrações e trazer outras melhorias para a frota.

3. Verifique a manutenção dos veículos

Antes de montar sua operação de entrega no carnaval, verifique as condições dos veículos. Faça um checklist do que precisa ser observado, confira tudo e não se esqueça dos documentos também.

Vale lembrar que a manutenção preventiva tem um custo menor do que a manutenção corretiva. Então, reserve um tempo somente para fazer esse check-up em cada veículo e confira quais estão em boas condições para pegar estrada e cumprir o objetivo destinado.

4. Crie uma equipe especial de auditoria

Como é um período com vários dias de festa, a atenção é redobrada para evitar qualquer tipo de prejuízo. Por que não criar uma equipe especial de auditoria?

Selecione um grupo de motoristas para ajudar na escolha dos veículos, selecione algumas pessoas do setor administrativo para verificar a documentação e conte com o trabalho em equipe para tudo fluir dentro do prazo.

 

Além de incentivar sua equipe, pode ter certeza que o esforço de todos será recompensado com um trabalho mais leve durante os dias de carnaval.

Não espere mais e comece agora!

Cultivar hábitos para evitar esses imprevistos na sua frota vai além do que reduzir custos. Ao ter essa cultura de condução consciente, o gestor promove a segurança nas estradas e a responsabilidade individual dos motoristas.

Ao adotar práticas proativas, como treinamentos regulares, monitoramento por videotelemetria e envolver todos, pode ter certeza que a sua frota está no caminho certo para ser mais eficiente e segura. 

Lembre-se, a gestão de uma frota não é apenas sobre veículos na estrada, é sobre pessoas que precisam tomar boas decisões a todo momento. Ao investir no desenvolvimento desses hábitos, você não apenas reduz os custos, mas também molda o futuro sustentável e bem-sucedido da sua frota.

Aproveite para conferir como o Super App Infleet pode ajudar a sua frota em diferentes períodos festivos e garanta mais eficiência no seu dia a dia.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais gratuitos

Tenha acesso aos nossos materiais gratuitos

Diversos materiais gratuitos e atualizados da Infleet com informações que podem ajudar na gestão da sua frota.

Materiais

Clientes e parceiros

O que os nossos clientes dizem

Clientes e parceiros que inovam na gestão de frotas com o Super App Infleet

São diversas empresas que se beneficiam com as funcionalidades que o Super App Infleet traz para a sua gestão de frota.

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.