O bloqueador veicular é recomendável?

Vem conferir duas ferramentas de bloqueador veicular e quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas!
29/12/2023
7 min de leitura

Apesar da redução de 35%, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, do número de incidentes de roubo de carga nas rodovias Federais de todo país, o roubo de cargas e veículos ainda é uma grande preocupação para todas as empresas de transporte e gestores de frota.

Entretanto, ainda assim, de acordo com a Firjan, apenas do estado do Rio de Janeiro foram registrados 7.455 casos de roubo de carga, resultando em um prejuízo de R$ 386 milhões para as empresas de transporte em 2019. Pesquisa da NTC mostra que no país como um todo o prejuízo chegou a R$ 2 bilhões em 2018.

Diante disso, o cenário de insegurança nas estradas brasileiras faz com que seja necessário a adoção de medidas de segurança para a proteção do veículo, sua carga e também do motorista.

Algumas ferramentas disponíveis no mercado para a garantia da segurança veicular e de carga são os rastreadores veiculares e os bloqueadores.

A CESVI Brasil indica que deve ser dada preferência ao rastreamento veicular, pois os rastreadores permitem a recuperação veicular sem comprometer a segurança e são produtos mais completos e amplamente recomendados pelo mercado.

Vem conferir duas ferramentas de bloqueador veicular e quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas!

O que é bloqueador veicular?

O bloqueador veicular é um dispositivo instalado no veículo ou caminhão que tem como função o bloqueio da ignição ou o corte da bomba de combustível do veículo.

O bloqueador consiste em um conjunto eletrônico formado principalmente por um relé e os cabos de conexão, que se conectam ao circuito do veículo.

Esse dispositivo é controlado remotamente, dependendo apenas do sinal de telefonia na região onde o veículo está localizado para a transmissão do comando. Desta forma, fornece ao proprietário ou central de segurança, a possibilidade de executar o comando a qualquer momento e de qualquer lugar.

Como funciona o bloqueador veicular

Existem dois tipos de bloqueadores veiculares, o bloqueador de ignição e o corte da bomba de combustível.

No bloqueio da ignição o relé tem como função bloquear o funcionamento do motor de partida impedindo que o mesmo seja ligado. No caso do bloqueador da bomba de combustível, o relé desliga a bomba de combustível, simulando uma situação de pane seca no veículo. Assim, o veículo gradativamente perde velocidade e para, não conseguindo ligar novamente depois.

Tipos de bloqueadores veiculares

Existem alguns tipos de bloqueadores veiculares e vamos citar os principais.

Bloqueador veicular por afastamento

O bloqueio do veículo por afastamento funciona assim que detecta quando o motorista se afasta dele. O aparelho pode ser instalado na ignição ou bomba de combustível, sendo responsável pelo seu acionamento ou não, a depender da distância que pode acontecer entre 10 e até 100 metros de afastamento.

É o dispositivo mais utilizado com objetivo para evitar o roubo, já que oferece segurança para o veículo, a carga e a motorista.

Bloqueador veicular via celular

Se todo mundo utiliza celular, esse bloqueador é o tipo mais utilizado.

Nesse caso, o bloqueio também é por distância, mas é feito através de um aplicativo instalado no celular. Geralmente, a distância é, em média, 10 metros.

A principal desvantagem é que depende do sinal da operadora, então fique atento em relação a isso.

Bloqueador integrado ao rastreador

Um dos principais bloqueadores que as frotas utilizam é o bloqueador associado ao rastreador veicular.

Além de utilizar a função do bloqueador, o gestor pode acompanhar dados sobre o veículo e o modo de condução. Ou seja, o rastreamento e monitoramento são importantes aliados, nesse caso.

Vantagens de utilizar um bloqueador veicular

Além de trazer mais segurança para sua frota, o bloqueador veicular oferece inúmeras vantagens, como:

  • Mais proteção para frota: seja para o veículo ou a carga, o bloqueador se torna uma ferramenta a mais que ajuda na proteção da sua frota.
  • Seguro mais barato: com essa proteção adicional, o custo com o veículo se torna mais barato;
  • Tranquilidade para os motoristas: ao dirigir um veículo que traz um item de segurança, os motoristas se sentem mais seguros para realizar sua condução.

É recomendável utilizar o bloqueador veicular?

O bloqueador veicular é um acessório muito utilizado para a proteção veicular contra roubos, sendo visto como um item de segurança. Porém, muitas pessoas não sabem que o uso desse acessório traz uma série de perigos e inseguranças para o veículo, o que pode prejudicar o sistema de freio, direção e ainda provocar a perda da garantia.

As principais questões de segurança envolvendo o bloqueio, que tornam a sua recomendação indevida, são:

1. Danos mecânicos ao veículo

O bloqueador veicular funciona de duas maneiras distintas:

  • Bloqueio da ignição;
  • Corte da bomba de combustível;

No caso do bloqueio da ignição do veículo, o carro mantém o movimento, porém, com o motor parado. Assim, todo o sistema de direção fica travado, o volante fica mais rígido, assim como o sistema de freio. Já no corte da bomba de combustível, o veículo passará a se movimentar apenas com base na sua inércia, com os elementos mecânicos do sistema de transmissão, polias, engrenagens, sendo sobrecarregados e desgastados.

De acordo com Gerson Burin, coordenador Técnico da CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE) “no bloqueio da ignição, o carro continua em movimento; porém, com o motor parado e sem estar engrenado, as forças mecânicas de auxílio para direção hidráulica, vácuo do motor para o sistema de freio e até mesmo a geração de tensão pelo alternador para a direção elétrica são totalmente comprometidos, dificultando assim a dirigibilidade. Ou seja, se o motorista estiver em uma curva, por exemplo, o risco de acidentes é enorme. Estes mesmos problemas podem ocorrer com o corte do envio de combustível, também necessitando de força excessiva tanto para frear o carro quanto para controlá-lo”.

2. Bloqueio veicular não intencional

Em alguns casos é possível que o ocorra um problema durante a instalação do dispositivo ou mesmo um acionamento equivocado por parte do usuário do bloqueador, provocando o bloqueio não intencional do veículo em momento inoportuno.

Esse bloqueio do veículo pode ocorrer com o mesmo em movimento em um local de trânsito intenso ou até mesmo em um local deserto, colocando em risco a vida do motorista e demais pessoas no trânsito. Uma parada súbita do veículo pode provocar uma batida ou deixar o motorista parado em um local altamente perigoso.

3. Momento do acionamento

Mesmo em uma situação na qual o bloqueio foi acionado intencionalmente, por uma central ou pelo próprio usuário, é fundamental analisar se o veículo está parado ou em movimento naquele instante. O bloqueio do veículo em movimento pode provocar um acidente gravíssimo e coloca em risco a vida das pessoas no trânsito.

4. Falta de sinal para reiniciar o carro

Os dispositivos de bloqueio, assim como os rastreadores veiculares, se comunicam com a plataforma de monitoramento veicular ou com o celular através da rede de telefonia. Assim, para ocorrer o correto funcionamento do sistema é necessário que na região onde o veículo se encontra o sinal de telefonia seja satisfatório.

Após o bloqueio do veículo, é necessário enviar um novo comando que permite o seu desbloqueio. Caso o veículo esteja localizado em uma região de sombra, região onde o sinal de telefonia não existe, o dispositivo não irá se comunicar com o sistema de monitoramento veicular e não vai receber a informação.

Nesse caso, você ficará impossibilitado de reiniciar o veículo e ficará preso até que um técnico chegue até o veículo para a remoção do dispositivo.

Para o caso de uma empresa que trabalha com frotas isso pode representar o atraso em toda a sua operação, causando problemas com os clientes, atrasos de serviços, entregas, resultando em prejuízo financeiro para a operação.

Sabemos que no Brasil, principalmente em estradas federais e estaduais, o sinal de telefonia é muito fraco, deixando, portanto, seu veículo bastante exposto a esse tipo de situação.

5. Perda de garantia do veículo

A instalação do sistema de bloqueio é bastante invasiva no veículo, sendo necessário em alguns casos realizar o corte de fios do sistema elétrico do veículo. Esse tipo de instalação, não prevista e não recomendada pelo fabricante, pode provocar a perda da garantia.

Por isso, fique atento para evitar essa dor de cabeça e certifique-se antes de realizar a instalação.

Rastreamento veicular: uma alternativa mais segura

O rastreamento veicular e monitoramento de frotas consiste no acompanhamento sobre a posição do veículo, associado ao histórico de rotas percorridas, locais visitados e cercas virtuais. Alguma das principais características do monitoramento de frotas são:

  • Geolocalização dos veículos;
  • Endereço e data de cada localização;
  • Histórico de eventos (ignição ligada e desligada, início de movimento e parada, entre outros);
  • Distância percorrida;
  • Excesso de velocidade;
  • Cercas virtuais;
  • Alertas;

Além disso, ao utilizar esse tipo de ferramenta, sua frota ainda pode ter outas vantagens, como explicadas no tópico a seguir.

Proteção do patrimônio

O veículo e a carga são fatores importantes e fazem parte do patrimônio da empresa. Por isso, o rastreamento e o bloqueador são itens essenciais para a segurança da frota.

Ao aderir o uso do bloqueador, você vai garantir uma segurança extra para preserver seus bens. Além de evitar a possibilidade de diminuir o número se assaltos, furtos e extravio de cargas.

Ainda vale ressaltar que contribui para preservar a vida do motorista, que é um dos maiores bens que a empresa tem em suas mãos.

Diminuição dos custos da frota

Com a preservação do patrimônio, o rastreamento traz diminuição dos custos da frota. O gestor pode acompanhar itens para trazer mudanças significativas e feedbacks mais assertivos.

Por exemplo, ao verificar o excesso de velocidade, ele pode acompanhar o número de multas recebidas e conversar com os motoristas para uma melhor conscietização.

Maior controle da frota

Com os dados coletados pelo rastreamento, o gestor tem um maior controle da frota.

São informações sobre a localização dos veículos, histórico de eventos, distância percorrida, frenagens bruscas, excesso de velocidade, cercas virtuais, entre outros. Sendo fundamental para que o gestor possa acompanhar melhor o desempenho dos motoristas e dos veículos.

Ao ter esses dados em sua mãos, a frota pode se tornar ainda mais eficiente no dia a dia da sua operação.

Soluções Infleet para rastreamento e bloqueio veicular

Com o Super App Infleet, você pode ter o controle da gestão de frota na palma da sua mão.

Deixe as planilhas de lado e tenha tudo automatizado em uma solução que facilita a frota. Com aumento de produtividade em 25%, redução de custos em até 20%, você terá um controle total dos veículos, cargas e motoristas.

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo e converse com um de nossos especialistas.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.