Como escolher um sistema de Gestão de Frotas fácil de usar?

Como escolher um sistema de Gestão de Frotas fácil de usar?

Você já ouviu a expressão inglesa user friendly? (amigável ao usuário em tradução live) Quando você está utilizando um produto de software certamente é possível encontrar características que fazem o sistema “fluir” melhor durante o uso, talvez você possa dizer que a solução é de fácil uso ou intuitiva, essas são características de um bom software, mas, como encontrar esse tipo de ferramenta quando o assunto é gestão de frotas?

Nós reunimos aqui algumas dicas que vão lhe ajudar nessa tarefa!

1. Fácil iniciação

Opte por um sistema que imponha poucas (de preferência nenhuma) barreira para o início do uso. Isso significa que uma vez que você obtém os acessos ao produto você pode facilmente dar os primeiros passos e encontra com facilidade materiais educativos produzidos pela empresa com o intuito de lhe orientar nesse processo de descoberta.

É interessante observar se a empresa possui uma equipe de Sucesso do Cliente, esse time é responsável por ser um representante do cliente dentro da empresa e ajuda não só com os treinamentos iniciais, mas durante todo o processo é responsável por conduzir o usuário em como tirar o melhor do produto.

2. Adaptável

Um bom software para a gestão da sua frota precisa se adaptar às suas necessidades de gestão, isso significa ter parâmetros ajustáveis no sistema, como indicadores e alertas que vão representar questões específicas da gestão de cada empresa.

É importante que você não se sinta preso enquanto usa o produto, mas sim que possa realizar modificações que vão lhe ajudar a obter os dados que precisa para a tomada de decisão. Antes de escolher a solução faça um levantamento de quais são os principais KPIs para a sua frota e verifique se os produtos analisados possuem flexibilidade suficiente para abranger essas especificações.

3. Interface enxuta

A interface de um produto de software é um ponto crucial para estimular ou desanimar quem vai usá-lo, embora alguns possam pensar que quanto mais informação e ferramentas são colocadas na tela melhor é o produto, o que entendemos é que na verdade precisa existir uma comunicação clara e visual das ferramentas principais e não se deve expor o usuário a informações desnecessárias.

4. Integrações

Um elemento que com certeza deve lhe influenciar na escolha pelo software ideal para gerir a sua frota é a capacidade deste se integrar com outras soluções que sua empresa já utiliza. Você não deve precisar mudar toda a forma como é feita gestão para se adaptar a um produto, ao contrário, o produto deve ser capaz de se integrar ao ambiente da sua empresa.

Um produto de gestão de frotas integrado permite com mais facilidade que seja criada uma torre de controle dentro da sua empresa, ajudando assim a criar uma cultura mais robusta e segura para a sua gestão.

Essas são algumas das principais características que devem ser observadas antes de escolher por um novo produto de software para gerir a sua frota, claro que cada frota possui suas nuances e elas precisam ser levadas em consideração também, mas, acreditamos que seguindo esses pontos você já sai na frente nesse processo de escolha.

A Infleet tem muita experiência no desenvolvimento de soluções com tecnologia de ponta para a Gestão de Frotas, se você deseja saber como podemos lhe ajudar a tornar seus controles mais simples e seguros, basta deixar a nossa equipe comercial saber e estaremos prontos pra lhe ajudar nesse desafio!

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas