Como escolher os melhores veículos para sua frota

Confira dicas preciosas para que escolher os melhores veículos para a sua frota da forma mais assertiva. Saiba mais aqui!
25/11/2020
3 min de leitura

A escolha do veículo correto é um momento de grande atenção. O veículo mais adequado não só terá uma melhor relação custo benefício, como também deve atender as necessidades da empresa e não apresentar obstáculos quando for necessário realizar manutenções.

Muito provavelmente você conta com uma equipe experiente que pode lhe ajudar bastante nesse processo de escolha. Mesmo assim nós sugerimos que você pare por alguns minutos e confira dicas preciosas para que essa escolha seja a mais acertada possível.

Entenda a Operação

Antes de falar de marca e até mesmo do modelo ideal você precisa primeiro entender muito bem a sua operação. Com que tipo de material você trabalha? Carga seca? Grãos? Líquidos?

Se a sua operação, por exemplo, envolver o transporte de alimentos congelados você precisa observar a necessidade de refrigerar o seu compartimento de carga, o que geralmente implica o uso de um utilitário ou um caminhão mesmo.

Na operação onde esse veículo será usado já existem outros veículos em uso? Caso já exista, você conhece o critério usado para a escolha deles? É importante também entender o tamanho da demanda que será atendida por esse veículo.

Caso sejam entregas urbanas, onde já existem diversos veículos atuando é possível que o porte possa ser menor, já se você precisa de um veículo para atender clientes em outros estados pode ser necessário avaliar a aquisição de um bem que possa carregar volumes maiores.

Observe a Oferta de Concessionárias e Manutenções

A escolha da marca deve levar em consideração diversos fatores.

Se você opta, por exemplo, por trabalhar com uma frota mais homogênea, seja por uma boa relação com a concessionária local, seja pela confiança na marca, então essa resposta pode ser obtida mais rapidamente. Mas, caso essa não seja a sua realidade esse é o momento para uma escolha estratégica.

Observe não apenas o custo de compra, mas também a qualidade das oficinas que atendem a marca escolhida, o custo médio dos serviços, a facilidade para encontrar peças. Por vezes, uma marca pode oferecer uma grande vantagem de custo, no entanto, o ônus do pós-compra torna o investimento inviável.

Consumo de Combustível

Esse elemento vai refletir diretamente nos seus custos recorrentes, portanto, não tem como ignorar ele. Um veículo de boa autonomia é uma fonte continua de economia.

Se você está buscando adquirir uma frota leve é importante considerar também o tipo de combustível utilizado. Se for possível opte por veículos flex que vão permitir o uso do álcool em cenários mais favoráveis em relação à gasolina.

Para Usados Avalie bem Antes

A compra de veículos semi-novos pode ser uma excelente fonte de economias, no cenário atual de crise infelizmente diversas empresas precisaram passar por reduções em seu quadro de veículos. Isso pode fazer com que bons ativos sejam colocados no mercado, representando uma excelente forma de economizar na compra. É fundamental também que seja realizada uma busca pelo estado legal do veículo, com certeza você não deseja adquirir um veículo que possui algum tipo de irregularidade!

Lembre de observar a quilometragem dos veículos, assim como o estado das pelas de maior desgaste. Peça o registro de manutenções e solicite um período de teste para que sua equipe possa observar a qualidade do ativo. Por fim, por mais que possam existir veículos mais antigos em excelente estado de conservação, o ano de fabricação do veículo é fundamental.

A escolha correta dos veículos que irão compor a sua frota vai lhe ajudar a sair na frente no que diz respeito a competitividade. Agora é fundamental também que sua empresa realize o controle correto desses ativos. Invista em uma ferramenta de gestão de frotas que lhe dê informações sobre: custos de manutenções e abastecimentos, modo de direção dos condutores, paradas, rotas e ociosidade do motor. Essa combinação é o melhor que você poderá ter no que diz respeito à gestão de frotas.

Esse texto foi interessante para você? Nos deixe saber e sinta-se à vontade para sugerir novos temas, a Infleet desenvolve soluções que certamente vão lhe ajudar a transformar a gestão da sua frota.

Teste grátis aqui!

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.