Como controlar os custos da manutenção dos veículos

Para saber mais sobre o controle de custos em relação à manutenção de veículos para uma frota, confira no artigo a seguir.
16/03/2023
4 min de leitura

Controlar os custos de manutenção de uma frota de veículos é um dos resultados que todas as frotas desejam alcançar. Pois, esse é um dos grandes desafios, e tornam a operação eficiente, tranquila e rentável.

Seja para uma frota pequena ou grande, os custos sempre serão uma preocupação e o gestor deve ficar atento, principalmente, para que os veículos tenham sua vida útil prolongada.

Para saber mais sobre o controle de custos em relação à manutenção de veículos para uma frota, confira no artigo a seguir.

O que é custo de manutenção?

A manutenção é uma forma de planejar o orçamento da frota e evitar os gastos desnecessária com os veículos.

Vale ressaltar que os custos de manutenção envolve tudo do veículo como: gasto com pneus, equipamentos, mão de obra, tempo de carro parado, depreciação de equipamentos e outros itens que envolvem a logística da frota.

Sendo fundamental ter um planejamento para a manutenção da frota e ter um controle para manter o fluxo de caixa. Assim, o gestor preserva a vida útil dos veículos, ter menos gastos com equipamentos já que não vai esperar o veículo apresentar um problema para resolver e ainda organizar suas logísticas para cumprir todos os prazos.

Tipos de manutenção para a frota

Manutenção deve ser vista como algo para preservar o bom estado de funcionamento do veículo. Existem diversos tipos para que ela aconteça e evite prejuízos para a frota.

Manutenção preventiva

Como o próprio nome remete, a manutenção preventiva é a mais recomendada, pois ela evita que o veículo apresente algum problema antes do tempo previsto.

Para que ela aconteça, é importante ter um calendário para chegar cada componente dos veículos, além de ter o hábito de fazer um checklist e conferir os itens no dia a dia da operação da frota.

Alguns itens que devem ser verificados com frequência são: calibragem dos pneus, nível do óleo, situação do motor, entre outros.

Manutenção corretiva

Essa é a manutenção que toda frota deve evitar, mas ainda assim é realizada quando algum problema acontece com o veículo e ele fica sem condições de operar na estrada.

Como envolve o conserto do veículo e não está programada, essa manutenção costuma ser mais cara.

Além do prejuízo em repor as peças e os gastos com a oficina, o gestor precisa remanejar sua logística, cumprir os prazos das entregas e ainda planejar de acordo com os dias que o veículo estará na oficina.

Manutenção preditiva

Podemos afirmar que essa é uma manutenção preventiva mais avançada. Isso porque a manutenção preditiva busca antecipar os possíveis problemas que podem acontecer no veículo através do uso da tecnologia.

Uma forma eficiente para evitar os gastos e surpresas desagradáveis na frota, no entanto, seu investimento é custo alto e nem todas as frotas optam por esse tipo de manutenção.

Dicas para controlar os custos da manutenção

Controlar os gastos com manutenção é a melhor forma de reduzir os custos da frota. Por isso, o gestor precisa ter um planejamento para cada tipo de veículo e aplicar o que melhor funciona para sua frota.

Desde o cuidado com os pneus até a escolha do tipo de óleo utilizado, cada detalhe faz a diferença para que a frota não seja prejudica e os gastos não sejam maiores do que o planejado.

Assim, separamos algumas dicas que podem auxiliar no controle dos custos da manutenção:

Confira sempre os itens mais comuns para a reposição

Pneus, óleo, filtros, velas, freios, amortecedores, entre outros. São itens mais comuns que devem ser observados sempre, além de conferir o valor no mercado para ter uma ideia de quanto será gasto quando a manutenção for realizada.

Tenha uma equipe de confiança

Busque por oficinas e profissionais que você possa confiar para desenvolver um bom trabalho no veículo. Isso contribui para manter a vida útil do veículo como também garantir que a devolução seja entrega dentro do prazo.

Lembre-se dos demais custos

Além dos custos mais comuns, é importante lembrar os outros gastos como IPVA e seguro, por exemplo. São custos que fazem parte e devem estar na programação do financeiro da frota.

O uso da tecnologia como aliado para controlar os custos da manutenção dos veículos

O uso da tecnologia é um excelente aliado para o controle de custos de manutenção. Isso porque os dados coletados do carro e do desempenho do motorista a frente da direção são mais confiáveis.

A telemetria, por exemplo, o gestor pode acompanhar, em tempo real, a localização do veículo, verificar os dados do consumo de combustível, frenagens bruscas e muito mais.

Com essas informações, o gestor pode acompanhar os KPIs da sua frota e identificar pontos que podem ser melhorados, motoristas que estão cumprindo o planejado e o desgaste dos carros.

Além disso, tem o uso da videotelemetria que é uma tecnologia que capta imagens por câmera de segurança dentro do carro para a coleta de dados.

A partir dessas imagens, é possível verificar incidentes de trânsito e identificar o que, de fato, aconteceu. Uma forma de proteger o motorista e o veículo. Com essa tecnologia, o gestor pode acompanhar o desempenho do motorista e fazer com que ele atue de forma ainda mais preventiva.

São meios que contribuem para o controle de custos com manutenção e aumente os lucros da frota sem que deixar de cumprir o seu planejamento.

Com o Super App Infleet, você pode ter muitos dados para auxiliar na sua manutenção preventiva e controlar seus custos com mais cuidados. Para saber mais, consulte um de nossos especialistas e tenha acesso a uma demonstração gratuita.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.