Como a tecnologia da gestão de frota melhora a retenção de motoristas

Como a tecnologia da gestão de frota melhora a retenção de motoristas

A indústria de caminhões tem enfrentado um enorme problema no momento: a falta de condutores. O que isso significa? A retenção de motoristas é mais importante do que nunca. Contratar novos colaboradores após a saída de um membro da equipe não é apenas demorado e caro, mas também é ruim para a operação da frota. Sem mencionar a dificuldade de encontrar motoristas qualificados.

Segundo relatório do Linkedin sobre Profissões Emergentes em 2020, a de motorista está entre as 15 em ascensão no Brasil. Isso se deve, dentre outras coisas, ao aquecido mercado de logística e transporte. Os motoristas assumiram certo protagonismo durante a pandemia. A categoria não parou e garantiu o abastecimento da população durante a crise sanitária, arriscando a própria saúde para manter o país funcionando.

A boa notícia: a tecnologia da gestão de frotas pode fazer muita diferença para ajudar as empresas a atrair e reter motoristas. Desde facilitar o trabalho deles até protegê-los contra acidentes e lesões graves, investir nas ferramentas e tecnologias mais recentes pode ajudar a manter seus motoristas felizes, seguros, apoiados e confiantes.

Continue a leitura e entenda de que maneira a tecnologia da gestão de frota é capaz de reter motoristas e melhorar sua rotina. Acompanhe!

Apenas o salário não é suficiente

Um enorme aumento nos pedidos on-line durante a pandemia aumentou a demanda por motoristas de caminhão de entrega. Isso forçou as empresas de frotas a aumentar os salários para atrair os melhores profissionais.

Apesar disso, ainda existem enormes lacunas no setor de transporte de cargas. Quanto às viagens curtas, os aumentos salariais incentivaram os motoristas a pular de empresa em empresa.

Na verdade, segundo dados do IPTC – Instituto Paulista de Transporte de Carga – muitos países já sofrem com a falta deste profissional para os transportadores de caminhões – o setor que está enfrentando a maior escassez de motoristas do setor.

Em resumo, os motoristas desfrutam (e merecem) o pagamento extra, mas se não houver mais nada em oferta, eles ficarão de olho em ofertas mais atraentes, principalmente em frotas que têm rotas mais regulares porque lhes dá a oportunidade de estar um pouco mais em casa com seus filhos, por exemplo.

Então, o que pode levar um motorista a deixar uma empresa apesar de ganhar um bom salário?

As 6 principais causas de alta rotatividade de motoristas

1. Baixos salários.

Se uma empresa não for competitiva ou não remunerar os motoristas de forma justa pelo seu trabalho, eles vão embora.

2. Trabalho não remunerado.


O mau tempo, o trânsito congestionado e outros atrasos geralmente equivalem a várias horas de tempo não remunerado.

3. Multas injustas


As multas ajudam a garantir que as empresas de transporte rodoviário cumpram os regulamentos e as normas de segurança. Mas muitas multas são cobradas quando não são merecidas – e muitas vezes elas saem do salário do motorista.

4. Alto risco


De mau tempo a usuários inseguros da estrada, dirigir pode se tornar perigoso. Para muitos, esse risco é suficiente para impedi-los de trabalhar na indústria.

5. Tratamento injusto


Enquanto a maioria das empresas tratam seus motoristas como família, poucos dão uma má reputação ao setor. Aqueles que pagam por quilômetro são os maiores culpados, muitas vezes esperando que os motoristas realizem tarefas adicionais ou participem de reuniões e treinamentos obrigatórios sem remuneração.

6. Tempo longe da família e amigos


Longas horas e pernoites significam que muitos não conseguem passar tempo com seus familiares. Com salários baixos e práticas injustas, é motivo suficiente para os motoristas pedirem para encerrar sua relação de trabalho.

Aumente a retenção de motoristas com a tecnologia de gestão de frota

Ao lado de práticas justas e boa remuneração, as ferramentas de gestão de frotas podem ser suas maiores aliadas na hora de reter seus motoristas. E eles fazem isso dessa maneira:

Um ambiente de trabalho mais seguro

A segurança é vital em qualquer profissão; em caminhões, ainda mais. É sua responsabilidade tornar o ambiente profissional de seus motoristas seguro, confortável e bem equipado para o sucesso.

Além de garantir que o caminhão seja mantido adequadamente e em boas condições, o sistema de gestão de frota ajuda os gestores no planejamento de rotas, avisos de mau tempo e orientação geral e segurança.

A tecnologia, como as câmeras de painel, também pode ajudar os motoristas no caso de reclamações fraudulentas ou multas injustas: eles podem usar evidências em vídeo para mostrar que não são culpados.

Melhor gerenciamento do tempo

O tempo gasto em pequenas tarefas do dia-a-dia é facilmente esquecido, mas logo aumenta. Desde a realização de rondas de veículos até o preenchimento de diários de bordo e a coleta de recibos de combustível - tudo isso é um tempo que poderia ser melhor gasto ao volante. Com um sistema de gestão de frota, muito disso pode ser automatizado e/ou digitalizado.

Ao usar um sistema como o da Infleet, você está eliminando o tempo perdido em meio a milhares de papéis, garantindo que nenhuma informação importante seja perdida.

O risco de erro é reduzido e o estresse diminui, enquanto a segurança e a eficiência aumentam. Enquanto isso, ao rastrear combustível e quilometragem no aplicativo, os motoristas não precisam mais anotar essas coisas. Isso é uma tranquilidade extra para os gestores de frota, que podem se certificar de que seus motoristas estão cumprindo todas as normas.

Alertas e comunicação na cabine também economizam muito tempo. Os gestores de frota podem tomar decisões rapidamente e resolver problemas no local, e os motoristas podem passar de um trabalho para outro sem ter que esperar por instruções.

A boa notícia: a tecnologia de gestão de frotas pode fazer muita diferença para ajudar as empresas a atrair e reter motoristas. Desde facilitar o trabalho deles até protegê-los contra acidentes e lesões graves, investir nas ferramentas e tecnologias mais recentes pode ajudar a manter seus motoristas felizes, seguros, apoiados e leais.

Neste sentido, aqui vai uma dica para entender melhor esse contexto: confira a nossa postagem sobre como implementar um sistema de gestão de frotas. Vem ver!

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas