Cinco funcionalidades indispensáveis ​​em um sistema de gestão de frotas

Cinco funcionalidades indispensáveis ​​em um sistema de gestão de frotas

Como qualquer gestor de frota sabe, um sistema de gestão de frota é uma ferramenta indispensável para garantir operações produtivas e econômicas. Do rastreamento preciso de veículos ao gerenciamento de combustível, destacamos os cinco recursos obrigatórios que você precisa em sua frota de veículos e seus benefícios.

Continue a leitura e fique por dentro do tema!

1. Rastreamento de veículos por GPS

O dispositivo de rastreamento GPS é essencial em um sistema de rastreamento de veículos e gerenciamento de frotas por esse tipo de tecnologia. Depois que o técnico instalar esses dispositivos em sua frota, é possível acessar a localização e o movimento em tempo real de qualquer um de seus veículos.

Esta informação pode ser acedida através de um dispositivo para que possa saber com precisão onde estão os seus veículos, onde estavam quando iniciaram a viagem, onde pararam e durante quanto tempo.

Além de aumentar a produtividade, o atendimento ao cliente também melhora, pois poderá informar aos clientes os horários de chegada dos veículos. Sensores que detectam níveis de combustível, portas abertas e muito mais também podem ser adicionados ao sistema para melhorar a economia de custos.

2. Análise do comportamento de condução

Os melhores sistemas de gestão de frotas terão um recurso para monitorar e medir o comportamento de condução. Um módulo de análise de comportamento de condução permite analisar aceleração, frenagem brusca, excesso de velocidade e excesso de marcha lenta, entre outros.

O feedback pode então ser compartilhado diretamente com os motoristas para ajudá-los a corrigir maus hábitos e ajudar a prevenir acidentes. Também gerará reduções significativas nos custos de combustível, pois os motoristas estão dirigindo de forma mais econômica.

Os custos de manutenção e os tempos de inatividade também tendem a diminuir.

3. Alarmes da frota

Os alarmes são um recurso útil para as empresas responderem rapidamente a qualquer situação difícil em relação às suas frotas.

O sistema de gestão de frota deve permitir que você crie alarmes personalizados de acordo com suas necessidades; por exemplo, um alarme pode ser definido para monitorar a velocidade ou a temperatura de produtos sensíveis ao calor.

Ficar alerta às mudanças é importante para garantir que os veículos operem de forma econômica e produtiva.

4. Gerenciamento de combustível

O consumo eficiente de combustível é uma preocupação fundamental para os gerentes de frota, pois os custos de combustível representam uma grande parte do orçamento de uma empresa.

Com este módulo, você pode monitorar os níveis de combustível 24 horas por dia, 7 dias por semana e ver com que frequência os veículos são reabastecidos e drenados. Isso ajuda você e sua equipe a identificar casos de vazamentos ou roubos rapidamente.

Você pode definir alarmes para avisar você e o motorista imediatamente, sempre que ocorrer a drenagem e obter uma medição permanente do nível de combustível nos tanques. O consumo médio de combustível também é calculado, por veículo e período de tempo.

5. Planejamento e monitoramento de rotas

Sua frota está seguindo a rota otimizada?

Esse recurso ajudará você a monitorar a execução de rotas e antecipar eventos futuros, apoiando suas decisões de gestão de frota, minimizando o consumo de combustível e aumentando a produtividade.

Os clientes desfrutarão de tempos de chegada mais rápidos e, de quebra, ainda promove uma melhor experiência para ele. Legal, né?

Agora que você já sabe mais sobre as cinco funcionalidades indispensáveis ​​em um sistema de gestão de frotas, já pode colocar isso em prática!

Se você gostou desse post, leia também o passo a passo para implementar um sistema de gestão de frotas

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas