Como aumentar o volume de entregas por caminhão?

Todo gestor de frotas deseja otimizar o uso do seu caminhão, transportando o máximo de carga possível, de maneira segura e financeiramente viável.
27/01/2020
3 min de leitura
Como aumentar o volume de entregas por caminhão?

Todo gestor de frotas deseja otimizar o uso do seu caminhão, transportando o máximo de carga possível, de maneira segura e financeiramente viável. Esse, porém, é um grande desafio, difícil de ser cumprido. Para aumentar o volume de entregas por caminhão, precisamos reduzir o número de viagens necessárias e o número de caminhões na operação.

Vamos apresentar algumas dicas do que você fazer para otimizar o uso dos seus veículos e realizar um volume maior de entregas com os seus veículos.

1. Cálculo de volume e carga

Todo veículo tem um limite aceitável de volume e carga máximas que pode transportar. Portanto, é necessário estar atento aos limites de carga do seu veículo, para evitar criar rotas e distribuições que estejam fora dos limites especificados.

É importante ter o controle da carga e volume de todos os pedidos, utilizar essas informações como um critério. Os softwares de roteirização e montagem de carga são grandes aliados nesse momento, pois a carga e volume do veículo podem ser colocados como uma restrição no momento do cadastro e o cálculo da melhor carga a ser transportada será feito automaticamente, considerando tais restrições.

2. Utilização de embalagens adequadas

A utilização de embalagens adequadas é um detalhe que muitas empresas negligenciam por não saberem o impacto que isso causa na sua distribuição de carga e eficiência logística.

É importante que a embalagem da carga que está sendo transportada tenha formato e tamanho adequados, seja segura e permita bom manuseio tanto por quem carrega o caminhão e entrega quanto para quem recebe.

Embalagens muito grandes ocupam espaço desnecessário dentro do veículo, espaço este que poderia ser ocupado por uma outra carga, além de pesarem mais do que o necessário.

Por outro lado, embalagens pouco robustas e fora dos critérios de segurança podem resultar em danos ao produto transportado, devolução do produto e perda de confiança e imagem da marca.

3. Roteirização Inteligente

Atualmente, muitas empresas estão optando pelo uso da tecnologia para auxiliá-los com tarefas do cotidiano. Na criação de rotas não é diferente.

A criação de rotas é uma atividade que envolve uma grande quantidade de variáveis; as combinações possíveis são muitas e as restrições operacionais também. Além disso, pequenas mudanças podem aumentar muito a duração e distância da rota, impactando diretamente no custo da entrega da empresa.

Diante disso, sistemas de roteirização inteligente são excelentes para automatizar o processo de entrega de cargas e otimizá-lo. Esses sistemas, a partir do endereço, carga e volume dos pedidos pendentes, distribuem as demandas entre os veículos disponíveis para entrega, de modo a reduzir a quilometragem percorrida em cada viagem e otimizar a carga transportada por cada veículo, reduzindo ao máximo a necessidade de veículos para as entregas.

Esses sistemas já consideram as restrições de carga e volume dos veículos, bem como as restrições de horário de disponibilidade do cliente e jornada do motorista, auxiliando o gestor a criar a mais de melhor relação custo benefício.

4. Organização do caminhão

A organização do caminhão é um outro ponto muito importante, que apesar de simples traz um grande benefício operacional.

Você deve organizar a carga de acordo com o seu planejamento do dia. Você deve colocar no fundo do baú cargas que serão entregues no final do dia, ter cuidado com as cargas mais frágeis e distribuir as cargas mais pesadas de modo a não sobrecarregar um dos eixos do veículo.

Então, gostou dessas dicas? Compartilha sua experiência com a gente.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.