Podemos pensar na história da logística brasileira, através de uma grande evolução em gestão organizacional e uma maior criticidade dos clientes finais e intermediários da cadeia.
Na década de 70, pensava-se estritamente em eficiência de processos, ou seja, um transporte com o menor custo possível. Passando pela década de 80, o consumidor e a alta concorrência começaram a exigir confiabilidade de entrega dos produtos certos nos locais corretos. Os processos de compras evoluíram e, atualmente, a cadeia logística é conduzida pelo mercado e possui uma elevada volatilidade.
A globalização e os sistemas flexíveis de compras rápidas e online tornaram os processos logísticos atuais mais complexos. Os gastos, hoje, consomem 12% do faturamento médio das empresas no Brasil. Então como sobreviver com a grande volatilidade de pedidos e a constante busca no aumento da qualidade do serviço?
Para saber mais, confira a evolução da logística no artigo a seguir.
Qual é o propósito da logística?
O propósito da logística é fornecer serviços ou produtos no endereço destinado para os clientes.
Sendo assim, implementar processos logísticos é um dos maiores desafios para muitas empresas. Afinal, a logística é mais do que uma simples área operacional, é uma área de planejamento estratégico operacional.
Assim, podemos afirmar que a logística é um dos pilares de sucesso da empresa. Através dela que as entregas são realizadas conforme o planejamento, dentro do prazo e para garantir a satisfação do cliente.
As 5 fases da evolução da logística
É importante ressaltar que a logística é algo bastante antigo e começou antes mesmo de Cristo.
Mas, vamos explicar em 5 fases sua evolução e começar pelos anos 40, período pós-guerra.
Primeira fase: anos 40
Nesse período, as indústrias tinham como foco a produção em larga escala. O objetivo era produzir, onde os estoques eram controlados manualmente e ainda não tinha um sistema claro de comunicação entre fabricantes e revendedores.
De forma que era bastante comum encontrar vários pontos de vendas com estoques lotados de produtos. Aqui, ainda não havia o conceito de logística empresarial, ou seja, as empresas não se preocupavam com os custos produtivos e com a rotatividade dos produtos.
Fase 2: anos 50
Nessa fase, o conceito de logística empresarial começa a se consolidar.
Vários estudiosos e especialistas da área, criaram diversas teorias para melhorar a logística. Como, por exemplo, surge a teoria de produção aplicada nas fábricas da Toyota no Japão. Seu objetivo foi reduzir desperdícios, controlar a produção e obter mais lucro.
As empresas começaram a direcionar seus gastos para melhorar os fluxos de distribuição e reposição. Assim, a evolução da logística começa a voltar seu objetivo para a experiência de consumo.
Fase 3: anos 70
Os anos 60 e 70 trouxeram um modelo de produção mais enxuto. Ou seja, as empresas começam a investir mais nos canais de distribuição.
Aqui no Brasil, o modal rodoviário começa a crescer devido às obras e a infraestrutura que aumenta a distribuição pelo país.
No entanto, em meados dos anos 70, tem a crise do petróleo e mudanças nos custos de mão de obra. O que traz um aumento nos custos de produção e mão de obra.
Fase 4: anos 80 e 90
Nas décadas seguintes, surge o conceito de supply chain, em tradução livre: a cadeia de suprimentos.
Com isso, o processo produtivo começa a focar mais na integração e controle das operações com objetivo de reduzir os custos, monitorar cada etapa da logística e antecipar problemas.
Essa mudança é possível com o avanço da tecnologia e a era da globalização. O que também reflete nas mudanças no Brasil, onde a exportação se fortalece, sendo a logística um dos fatores que contribui para o desenvolvimento da economia.
Fase 5: atualidade
Se na fase anterior já tinha a evolução tecnologia, essa última fase é onde temos o contexto da alta tecnologia.
Estamos na era 4.0 da logística. Onde é possível aplicar inovações para:
- Reduzir custos;
- Acompanhar resultados;
- Automatizar tarefas;
- Monitorar operações.
Além desses avanços, temos outras evoluções tecnológicas em desenvolvimento como a Inteligência Artificial, Internet das Coisas, aprimora o uso de robôs em tarefas diárias, era 5G da Internet e várias outras aplicações que transformam a realidade do setor de logísticas nas empresas.
A evolução da logística no Brasil
O Brasil era um país com foco na área agrícola até o começo dos anos 50. Aliás, até hoje, o agronegócio é forte na economia, mas a sua dependência mudou depois dos anos 70.
Antes, a produção alimentícia era realizada em regiões próximas por falta de boas alternativas para transporte. Já a indústria era concentrada nos centros urbanos e ainda dependia do transporte ferroviário nacional.
De forma que esses fatores contribuíram para a evolução logística ocorresse de forma mais lenta, o que atrasou na integração comercial e industrial.
Principais fatores devem ser considerados na evolução logística
A logística é uma área dinâmica, impulsionada por diversos fatores que impactam diretamente o desempenho operacional. Para acompanhar a evolução constante, é fundamental considerar alguns fatores:
Velocidade e Flexibilidade
A capacidade de resposta rápida e flexibilidade são características essenciais na evolução logística.
Com o aumento das expectativas dos clientes em relação a prazos de entrega mais curtos, a logística deve ser ágil para atender a essa demanda. Ou seja, a flexibilidade também é vital para ajustar operações de acordo com mudanças sazonais, demandas do mercado e outras variáveis dinâmicas.
Custos operacionais
A otimização de custos operacionais é um fator crítico na evolução logística.
Afinal, com a competição acirrada e a pressão para oferecer serviços eficientes a custos reduzidos, as empresas precisam procurar maneiras de melhorar a eficiência, reduzir desperdícios e identificar oportunidades para economias de escala.
Integrabilidade de processos
A integração eficiente de processos é um pilar central na evolução logística.
Pois, envolve a harmonização de todas as etapas da cadeia de suprimentos, desde a produção até a entrega final. Sistemas integrados de gestão, automação de processos e a colaboração estreita entre diferentes elos da cadeia contribuem para uma operação mais suave e eficiente.
Confiabilidade
A confiabilidade é fundamental para a satisfação do cliente e para construir uma reputação sólida no mercado.
Vale lembrar que ocorre desde a precisão nas informações de rastreamento até a consistência nas entregas. A evolução logística depende da confiança que os clientes depositam na capacidade da empresa de cumprir promessas e superar expectativas.
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