3 desafios de administrar uma frota ecologicamente correta (e como superá-los)

3 desafios de administrar uma frota ecologicamente correta (e como superá-los)

Muito mais do que uma atitude por moda, aderir uma gestão de frota ecologicamente correta é também pensar no futuro como um todo. Pois, o meio ambiente sofre impactos ambientais por milhares de anos ao redor do mundo assim como no Brasil.

Ao ter uma frota com práticas sustentáveis, a empresa faz a diferença para a sociedade e para ela também. Afinal, ter uma empresa sustentável é pensar em redução de custo, diminuir o impacto no meio ambiente e social. Esse deve ser um dos objetivos que todo gestor deve ter.

Porém, sabemos que pode não ser algo tão simples de implantar na sua gestão. Pensando nisso, separamos alguns desafios para você administrar e ter uma frota ecologicamente correta.

O que é o Acordo de Paris?

Antes, você precisa saber desse tratado mundial. O Acordo de Paris foi firmado com um único objetivo: reduzir o aquecimento global. Ele foi firmado em 12 de dezembro de 2015 e entrou em vigor oficialmente no dia 4 de novembro de 2016 em 195 países (incluindo o Brasil) que participaram da COP21, em Paris.

Apesar dos danos já causados à natureza, é preciso pensar no futuro e na qualidade de vida para todos. Por isso, o desenvolvimento econômico e geográfico precisa ser sustentável em todas as suas esferas.

O Acordo de Paris é considerado como o principal compromisso firmado para diminuir o aquecimento global no mundo todo, já que poucos países cumpriram as metas estabelecidas no Protocolo de Kyoto.

Por que a redução das emissões de CO² deve ser uma prioridade para todas as frotas

A redução de carbono tem objetivo de diminuir os impactos causados pelos gases de efeito estufa. Uma atitude adotada em todos os países por conta do Acordo de Paris.

Na verdade, essa prática começou em 1990 e se fortaleceu com o passar dos anos e os impactos ambientais causados na sociedade. Por isso, ao reduzir o gás carbono também contribui para minimizar os danos causados ao longo dos anos.

Para empresas que visam ser ecologicamente corretas, a redução das emissões de CO² se tornam prioridades porque diminuem o consumo de combustível, além dos benefícios para a comunidade.

Com isso, os custos são reduzidos para a empresa e que é um dos principais objetivos dos gestores da frota. Além dos benefícios das iniciativas das políticas públicas.

Os 3 principais desafios de se tornar mais ecológico

DESAFIO 1: Contribuir para minimizar os efeitos climáticos no meio ambiente

As empresas de frotas são uma das principais geradoras de CO² no planeta, então a redução da emissão do gás carbono já vai fazer uma grande diferença para todos.

Assim, buscar soluções alternativas que ajudem o meio ambiente e o custo-benefício é importante para todos.

DESAFIO 2: Contribuir para um futuro melhor

Ao minimizar os efeitos climáticos, atitudes sustentáveis também contribuem para manter um bom futuro para as próximas gerações.

Afinal, as mudanças efetuadas ainda vão demorar para mostrar os resultados. Com isso, o que é feito hoje terá um resultado daqui a uns anos. O que se torna importante quando pensamos que estamos devolvendo o que tanto a natureza já contribuiu para o ser humano.

DESAFIO 3: Contribuir para o crescimento econômico melhor

A partir da adoção de práticas sustentáveis pela empresa, o crescimento econômico será usufruído por todos. Visto que a empresa terá um retorno do investimento realizado ao se tornar uma frota ecologicamente sustentável, mas também os seus clientes poderão sentir no dia a dia o reflexo dessa mudança.

Ao pensar em práticas que colaborem com o meio ambiente, a empresa não pensa somente no seu benefício próprio, mas na sociedade como um todo.

Os benefícios de gerir uma frota ecologicamente correta

Como relatado, ao escolher por uma gestão de frota sustentável, a empresa não está pensando somente no seu benefício próprio, mas na sociedade como um todo. Além de contribuir com o meio ambiente, a empresa pode usufruir outros incentivos das políticas públicas ao adotar essa prática.

Vale ressaltar também que os veículos mais sustentáveis têm uma maior vida útil, o que resulta em uma melhor economia. Basta fazer manutenção regularmente para manter a durabilidade e a frota ter melhores resultados já que os gastos com a renovação serão menores.

Como o sistema de gestão de frota pode ajudar nesse processo

Ao utilizar uma ferramenta de gestão de frota, a empresa terá um melhor controle de todas as informações. Com os dados ao seu dispor a qualquer momento, os erros da frota são reduzidos, evita retrabalho, o gestor poderá analisar relatórios e tomar decisões mais assertivas.

Com essas informações em tempo real, o gestor poderá acompanhar tudo da frota. Inclusive se surgir algum imprevisto no trajeto, algum item que precisa ser trocado, entre outros exemplos.

No sistema de gestão também é possível ter acesso aos dados de combustível. Como o desempenho, onde e quando o veículo abasteceu, a quilometragem percorrida por litro, rotas percorridas e todo o consumo. De forma que deixa a frota mais eficiente.

Por isso, investir em um sistema de gestão é fundamental para melhorar ainda mais a eficiência da frota ecologicamente sustentável. O gestor poderá ter acessos reais a qualquer momento da frota assim como os veículos vão trazer o melhor custo-benefício. Neste artigo, você pode conferir mais sobre os benefícios da redução do CO² na sua frota.

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas