Saia do papel! Saiba como programar veículos e equipamentos da frota com eficácia.

Acesse nosso post e saiba como programar veículos e equipamentos com eficácia! Tudo para facilitar sua gestão de frota.
05/12/2021
4 min de leitura

Programar veículos e equipamentos com eficácia é uma responsabilidade do dia-a-dia que pode ser uma constante dor de cabeça logística para os gestores de frota, se um bom sistema de programação não tiver sido estabelecido.

Quando a programação é gerenciada com papel ou alguma outra ferramenta analógica, os detalhes passam despercebidos e os gestores perdem o rastreamento de dados importantes que podem melhorar as operações da frota.

Parece muito? Pois saiba que cada um desses elementos podem ser facilmente substituídos por ferramentas mais eficazes, como um celular, por exemplo. Você já parou para pensar nisso? É preciso saber como maximizar sua frota para atuar de maneira eficiente.

Quer saber mais? Então confira nossas dicas! Boa leitura!

Simplifique seu processo de atribuição com agendamento

A implementação de um sistema de gestão de frota facilita uma abordagem mais detalhada de atribuição por meio dos recursos de agendamento. Os ativos de programação possibilitam a visualização em tempo real sobre quando os veículos são atribuídos, a quem são atribuídos e quanto tempo eles ficarão na estrada. Tudo isso em um formato de calendário, fácil de rastrear.

Um bom sistema de gestão de frota permitirá que você não apenas emparelhe motoristas e veículos, mas verificar como essas atribuições funcionam, comparando-as ao longo do dia.

Alguns sistemas até facilitam editar e alterar atribuições no calendário digital, bem como notificar de imediato todos os membros da equipe, dando aos gestores de frota a capacidade de transitar com mais rapidez e eficiência.

Use as atribuições como um meio para rastrear a utilização

Além de ter maior visibilidade sobre a localização de seus veículos e equipamentos, o uso de um sistema de gestão de frota permite que você entenda melhor como e quando cada um de seus ativos está sendo usado.

O rastreamento dos dados de utilização por meio de atribuições ajuda os gestores a manter um nível ideal de veículos e equipamentos disponíveis a qualquer momento, maximizando sua frota, independentemente do tamanho.

O simples rastreamento de atribuições e agendamento pode abrir a porta para novos insights sobre uma frota, desde a porcentagem de tempo agendada de um ativo até a distância e duração de cada atribuição, o que permite aos gestores de frota tomar decisões mais embasadas sobre a eficiência e produtividade de seus ativos.

As atribuições e programação de ativos também podem ser uma parte vital da longevidade de um ativo. Quando a utilização de um determinado veículo ou ferramenta é alta, os cronogramas de manutenção preventiva podem ser ajustados para acomodar o uso frequente.

Isso pode ajudar a evitar o tempo de inatividade desnecessário e garantir a segurança com equipamentos bem conservados.

Os dados de utilização também podem ser um bom indicador de que é hora de comprar mais veículos e equipamentos. Se o mesmo veículo ou ferramenta for atribuído excessivamente a vários usuários, isso pode sinalizar uma oportunidade de expandir a frota de uma forma que pode levar a um bom retorno do investimento (ROI).

Mantenha o controle de todos os seus ativos móveis

Tirar proveito de um processo digital de atribuição e programação ajuda os gestores de frota a colaborar e manter a visibilidade constante. Sabendo onde um veículo está e quem está com ele o tempo todo, você pode observar a cadência de uso quando algo dá errado e responder mais rápido.

Ter acesso imediato às informações de programação, por meio de um sistema de gestão de frota robusto, permite que você saiba o minuto em que um problema é relatado, eliminando o atraso de uma pilha de papéis e minimizando o tempo entre o relatório e a correção.

Se você utilizar um aplicativo como parte do seu sistema de gestão de frota, motoristas, técnicos e gerentes podem ser conectados com uma simples notificação para ajudar em tarefas específicas porque as atribuições digitais também colocam o foco na responsabilidade dentro da sua organização.

Quando algo acontece na estrada ou um equipamento desaparece, ter uma programação tangível, indicando quem era o responsável por um ativo no momento de um problema, leva a respostas rápidas sem qualquer suposição ou acusação.

Quer melhorar o rastreamento de sua ferramenta?

Se você continua gerenciando seus processos no papel, considere uma maneira de investir em ferramentas que já estão aptas e prontas para qualquer trabalho.

Alguns sistemas de gestão de frota podem utilizar códigos de barras e QR Codes para identificar rapidamente o equipamento e ver todas as suas informações com apenas uma rápida leitura ou até mesmo permitir que você rastreie a última localização do seu equipamento através do celular.

Além disso, com um bom software de gestão de frota, você conseguirá ter uma visão 360° sobre tudo que acontece com a equipe, demais departamentos e o melhor: aumentar a lucratividade!

Em razão de todos esses benefícios, não deixe de otimizar a gestão de frota da sua empresa com essas excelentes dicas.

Agora ficou fácil programar veículos e equipamentos com eficácia, certo? Então, se você quer ter acesso a mais conteúdos relevantes como esse, não deixe de entender mais sobre as 7 maneiras de maximizar a produtividade através do software de gestão de frotas. Vamos lá!

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.