Reduza os custos da sua frota com o planejamento das rotas

Um dos objetivos do gestor de frotas deve ser a redução de custos sem perder a qualidade nos serviços oferecidos. Por isso, planejar a rota é fundamental.
09/08/2022
4 min de leitura
Reduza os custos da sua frota com o planejamento das rotas

Um dos objetivos do gestor de frotas deve ser a redução de custos sem perder a qualidade nos serviços oferecidos. Uma frota eficiente, equipe qualificada, uso otimizado do combustível, performance conforme o esperado e o uso da tecnologia para a definição de suas estratégias são meios que podem proporcionar isso.

Pode parecer difícil manter todos os meios seguindo o objetivo principal, mas uma das formas de conseguir essa eficiência é o planejamento de rotas.

Por isso, vamos falar sobre o planejamento de rotas e como pode ajudar na redução de custo.

O que é planejamento de rotas?

Planejamento de rotas, resumidamente, é traçar o melhor caminho que o veículo da frota vai realizar.

Ao realizar o planejamento de rotas, é importante ficar atento ao calendário de transporte. Isso para atender da melhor forma os pontos de entrega e fazer um serviço mais assertivo para o cliente. Principalmente para as frotas que trabalham com diferentes tipos de clientes e podem ter, em algum momento, um desvio da rota.

Por que realizar esse planejamento das rotas?

Após traçar qual o melhor caminho que o veículo vai percorrer, vários fatores são considerados: prazo de entrega, custos envolvidos, condições da estrada e as demandas do serviço.

Isso significa que o planejamento das rotas envolve uma série de fatores para deixar o serviço mais eficiente para o condutor e uma redução de custos para a frota.

Vantagens de planejar as rotas

São vários benefícios que o planejamento de rotas traz para a gestão, mas vale ressaltar alguns pontos. Confira a seguir.

Necessidade dos clientes

Cada cliente tem a sua necessidade e especificações como, por exemplo, horários de recebimento. Assim, fique atento às especificações de entrega de cada cliente quando realizar o planejamento de rota para evitar custos adicionais com devoluções ou com novas entregas.

Qual tipo do veículo será utilizado

O planejamento de rota permite que o gestor defina qual será o veículo mais adequado para realizar cada entrega. Isso porque ele deve considerar alguns itens como, por exemplo, peso, volume e tipo da carga, como também o local da entrega, a rota percorrida.

Monitoramento da frota

O monitoramento da frota permite que o gestor tenha uma análise completa da rota realizada e possa avaliar o desempenho de cada motorista. Como é possível que o cliente possa acompanhar, em tempo real, a entrega do seu produto.

Uso eficiente do combustível

Com auxílio da tecnologia, o gestor pode analisar como será o gasto de combustível segundo o percurso que será realizado e, consequentemente, terá menos emissão de poluentes. Além de manter a sustentabilidade da frota e contribuir com o meio ambiente, o custo com combustível será reduzido.

Diminuição do uso de papel

Por falar em meio ambiente, vale ressaltar que o planejamento de rota reduz a quantidade de consumo de papel, já que a tecnologia permite que o gestor acompanhe tudo por aplicativo ou via desktop. Uma mudança simples, mas bastante significativa para a redução nos impactos ambientais.

Confiança dos clientes

Além de conquistar novos clientes, é importante manter a fidelização. Com a alta concorrência no mercado, aquelas empresas que mostram um diferencial na hora da entrega conquistam uma boa reputação no mercado e, com isso, fidelizam os seus clientes.

Indicadores de performance

Com o auxílio de ferramentas, o gestor de frota pode mensurar os resultados e analisar a performance de toda a operação. Esse controle auxilia na tomada de decisão mais assertiva e melhora a estratégia de toda a empresa. Além da criação de relatórios, o gestor pode acessar todo histórico da empresa e verificar os indicadores de performance.

Qual a ferramenta ideal para um bom planejamento de rotas?

O uso da tecnologia é bastante eficiente para implantar o planejamento de frotas e deixar o processo otimizado. Além da economia de tempo para o gestor, a ocorrência de erros se tornam menores e torna o processo mais fácil de ser aplicado.

A ferramenta ideal será aquela que atenda às necessidades da sua empresa. Dentre as diversas opções no mercado, é importante procurar por um sistema que seja flexível e se adapte para a sua realidade.

Para reduzir os custos para fazer um bom planejamento de rotas, a melhor escolha será aquela que apresente um ótimo custo/benefício. Assim, considere alguns fatores, como:

  • Flexibilidade do sistema;
  • Integração com outros sistemas;
  • Tipo de suporte oferecido;
  • Variedade de planejamentos de rotas;
  • Ter todas as especificações da operação;
  • Monitoramento de ações;
  • Calcular todo o custo da operação;
  • Tempo que será realizado a rota.

Se possível, verifique se uma única ferramenta oferece essas e outras vantagens que facilitem a sua gestão de frota. Caso queira conhecer mais sobre a plataforma integrada de gestão de frotas Infleet, solicite um teste gratuito para conhecer mais os nossos processos.

Conclusão

O uso da tecnologia permite a realização do planejamento das rotas, facilitando o dia a dia do gestor. Além de trazer uma série de vantagens para a empresa, como redução de custos.

Caso ainda queira saber sobre como otimizar os roteiros em sua frota, confira os 5 benefícios da otimização de rotas para que os gestores estejam embasados quando buscarem por soluções que ofereçam o melhor custo-benefício para a empresa.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.