Quais serviços ajudam a aumentar a vida útil do pneu?

O custo com pneus é notório em empresas do setor de transporte e logística. Saiba nesse post como aumentar a vida útil dos seus pneus!
31/08/2020
2 min de leitura

Em períodos de crise é comum buscar por alternativas que ajudem a resolver problemas com o mínimo de impacto financeiro possível. O custo com pneus é notório em empresas do setor de transporte e logística. Como já falamos não é simples determinar a vida útil de um pneu, mas é seguro dizer que 60.000 km é uma quantidade aceitável, a variação em torno desse valor pode ocorrer para baixo e para cima em decorrência de fatores como o terreno, as condições climáticas e o modo de direção do condutor.

Alguns dos principais problemas observados nos pneus que podem tornar a execução de um serviço necessária, são: envelhecimento, desgaste e danos causados por furos ou inchaços.

É importante estar atento a esse ativo, verificar se a marcação de rodagem já está superada, além de notar caso ocorram desgastes mais concentrados em uma região que em outra, sinal de que cabe a realização de um alinhamento e balanceamento.

Estar atento à qualidade do pneu vai lhe ajudar a realizar os serviços no tempo correto, o que pode significar evitar uma troca prematura, substituindo-a pela realização de um serviço cujo valor pode ser até 50% menor que o da troca.

Alguns dos principais serviços para manutenção da vida útil de um pneu são:

Recauchutagem

A recauchutagem se assemelha a recapagem, porém nesse caso além da borracha da banda de rodagem são trocados também os ombros pertencentes à carcaça do pneu. Sendo uma opção para equipamentos que tenham sofrido um desgaste mais incisivo nessa região.

Remondagem

O último procedimento envolve a troca de toda a banda de rodagem do pneu além dos flancos, acrescidos de uma aplicação de borracha para recomposição da peça. Nesse tipo de operação são perdidas as informações técnicas presentes na lateral do pneu.

E quais os benefícios de realizar esse tipo de serviço? O primeiro e mais importante é a segurança dos seus colaboradores e da comunidade ao seu redor. Garantir que os pneus estão aptos à rodagem é fundamental para que acidentes sejam evitados. Outro benefício significativo é o financeiro, como já foi dito, a economia pode ser de até 50%!!

Alguns cuidados precisam ser tomados, no entanto, esse tipo de serviço pode limitar o uso desses pneus em altas velocidades, portanto, garanta que você terá todas as informações necessárias vindas da oficina mecânica.

Tecnologia

A tecnologia da Infleet em gestão de frotas permite a você ter o total controle e transparência na gestão de frotas da sua empresa, tanto do ponto de vista operacional quanto de custos, contribuindo para uma tomada rápida de decisões.

Quer saber como a tecnologia Infleet pode ajudar a sua empresa? Clique aqui.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.