A tecnologia na gestão de frotas está muito além de seguir uma tendência, ou ser visto como um gestor inovador. Pois ela é um diferencial competitivo importantíssimo.
Você consegue mensurar quanto tempo já foi perdido procurando por documentos de veículos? Ou na tentativa de encontrar um histórico de manutenções? Essas perguntas devem lhe ajudar a refletir no quanto seu negócio perde por não ter dados disponíveis para uso em tempo real e digitalizado.
Aproveite para conferir mais sobre esse assunto neste artigo e como a tecnologia pode revolucionar sua gestão. Boa leitura!
Os avanços da tecnologia na gestão de frotas
Nos últimos anos, as tecnologias aplicadas à gestão de frotas evoluíram de simples rastreadores para sistemas de câmera veiculares e análises mais detalhadas.
Sendo que a introdução de ferramentas como telemetria, videotelemetria e softwares de gestão proporciona um acompanhamento detalhado das operações. Além disso, com a coleta e análise de dados em tempo real, os gestores conseguem tomar decisões mais assertivas e alcançar resultados superiores.
Se sua empresa ainda não investe em tecnologia na gestão de frotas, talvez seja hora de mudar esse cenário. Quer saber mais quais as tendências para 2025? Assista este episódio do nosso podcast:
Por que investir em tecnologia na gestão de frotas?
A transformação digital está presente em todos os setores, e o universo das frotas não é diferente. A tecnologia na gestão de frotas evoluiu bastante e trouxe ferramentas que otimizam processos, reduzem custos e aumentam a eficiência.
Mas por que tantas empresas estão migrando para soluções tecnológicas? Vamos explicar melhor nos próximos tópicos.
A tecnologia economiza o seu tempo
Como citamos acima, existem diversas situações onde é notável a economia de tempo através da adoção de um software.
Por exemplo, se você fizer uso de uma tecnologia que lhe ajude na gestão das suas manutenções será muito mais fácil identificar o melhor momento para realizar uma manutenção preventiva, além disso. Afinal, você não terá que procurar fichas de serviços em classificadores, ou buscar por e-mails, ou até mesmo conversas antigas para saber quando um certo serviço foi feito.
Os seus abastecimentos podem se tornar muito mais acessíveis também. Diminuindo o tempo que você leva para calcular a autonomia da frota e identificar os maiores gastadores.
Quando você pensa em monitoramento de frota é comum associá-lo imediatamente a segurança. No entanto, parte importante do monitoramento é lhe ajudar a evitar desperdícios de tempo na tentativa de contatar um colaborador ou de descobrir o trajeto realizado por um ativo.
A confiabilidade dos dados é maior
Você já se viu questionando se uma certa anotação está correta? Ou incapaz de reconstruir uma situação que ocorreu durante a operação, pois não há dados suficientes disponíveis?
É olhando para esse tipo de situação que você deve pensar em como é mais seguro operar com dados registrados e mantidos em um ambiente digital.
A tecnologia coleta dados automaticamente, reduz falhas e fornecendo informações precisas sobre consumo de combustível, desempenho do veículo e comportamento dos motoristas. Além disso, você poderá acessar suas informações a qualquer momento e de qualquer lugar, fazendo uso tanto do seu computador como de um dispositivo móvel.
A tecnologia garante independência
Mesmo que sua frota não seja muito grande, você deve saber que é uma situação complicada quando você depende de dados fornecidos por diversas pessoas para gerar seus indicadores. Por isso, adotar ferramentas que integrem dados e permita a inserção desses por diversas fontes é uma forma de mitigar esse tipo de problema.
O uso de sistemas de rastreamento e gestão de frotas lhe ajudam a alcançar um maior grau de automação dos processos. Dessa forma, você pode consultar detalhes da sua operação sem que para isso seja necessário pedir nenhum tipo de informação aos seus motoristas, verificar a validade de multas ou de comportamentos suspeitos.
[elementor-template id=”10764″]
A tecnologia reduz os custos e falhas da operação
Ao identificar ineficiências, como consumo excessivo de combustível ou manutenção negligenciada, as ferramentas tecnológicas ajudam a eliminar desperdícios.
Podemos citar como exemplo os sistemas de videotelemetria (câmera veiculares) que monitoram o comportamento dos motoristas, prevenindo acidentes e danos à frota.
Em outros casos, a manutenção preditiva garante que os veículos estejam sempre em operação, reduz custos com reparos emergenciais e paradas desnecessárias.
A tecnologia garante a continuidade da conformidade legal
A gestão de frotas precisa estar em conformidade com normas trabalhistas e regulamentações de trânsito. Ferramentas tecnológicas ajudam no controle de documentos, monitoramento de jornadas e adequação de práticas aos requisitos legais.
Por exemplo, softwares de gestão podem alertar sobre prazos de vencimento de licenças, garantindo que sua frota opere dentro da legalidade e evitando multas.