Por que investir em tecnologia na gestão de frotas?

A tecnologia na gestão de frotas está muito além de seguir uma tendência, pois ela é um diferencial competitivo importante. Saiba mais aqui!
06/07/2020
3 min de leitura

Para você que vem acompanhando esse blog e nos vê aqui repetindo com frequência a importância do uso de tecnologia na gestão de frotas, pode parecer estranha essa pergunta. No entanto, ela é fundamental para o correto entendimento do seu negócio. Talvez você já tenha a resposta pronta para essa pergunta, mas, na prática, a sua empresa ainda reproduz comportamentos extremamente analógicos.

A tecnologia na gestão de frotas está muito além de seguir uma tendência, ou ser visto como um gestor inovador. Ela é um diferencial competitivo importantíssimo. Você consegue mensurar quanto tempo já foi perdido procurando por documentos de veículos? Ou na tentativa de encontrar um histórico de manutenções? Essas perguntas devem lhe ajudar a refletir no quanto seu negócio perde por não ter dados disponíveis para uso em tempo real e digitalizado.

Vamos listar abaixo alguns dos principais motivos para você adotar a tecnologia como uma aliada ao seu negócio.

1. A tecnologia economiza o seu tempo

Como citamos acima, existem diversas situações onde é notável a economia de tempo através da adoção de um software. Por exemplo, se você fizer uso de uma tecnologia que lhe ajude na gestão das suas manutenções será muito mais fácil identificar o melhor momento para realizar uma manutenção preventiva, além disso, você não terá que procurar fichas de serviços em classificadores, ou buscar por e-mails, ou conversas antigas para saber quando um certo serviço foi feito.

Os seus abastecimentos podem se tornar muito mais acessíveis também. Diminuindo o tempo que você leva para calcular a autonomia da frota e identificar os maiores gastadores.

Quando você pensa em monitoramento de frota é comum associá-lo imediatamente a segurança, no entanto, parte importante do monitoramento é lhe ajudar a evitar desperdícios de tempo na tentativa de contatar um colaborador ou de descobrir o trajeto realizado por um ativo.

2. A confiabilidade dos dados é maior

Você já se viu questionando se uma certa anotação está correta? Ou incapaz de reconstruir uma situação que ocorreu durante a operação, pois não há dados suficientes disponíveis? É olhando para esse tipo de situação que você deve pensar em como é mais seguro operar com dados registrados e mantidos em um ambiente digital.

Além disso, você poderá acessar suas informações a qualquer momento e de qualquer lugar, fazendo uso tanto do seu computador como de um dispositivo móvel.

3. A tecnologia garante independência

Mesmo que sua frota não seja muito grande, você deve saber que é uma situação complicada quando você depende de dados fornecidos por diversas pessoas para gerar seus indicadores. Adotar ferramentas que integrem dados e permita a inserção desses por diversas fontes é uma forma de mitigar esse tipo de problema.

O uso de sistemas de rastreamento e gestão de frotas lhe ajudam a alcançar um maior grau de automação dos processos, você pode consultar detalhes da sua operação sem que para isso seja necessário pedir nenhum tipo de informação aos seus motoristas, verificar a validade de multas ou de comportamentos suspeitos.

Siga essas dicas e veja como o desempenho da sua operação será muito melhor. E mais do que isso, será possível quantificar essa melhoria. Você pode registrar a quantidade de horas gastas hoje na gestão de custos com manutenções e abastecimentos. Além disso, meça o impacto na quantidade de horas extras executadas pelos motoristas, por fim, é esperado também um resultado significativo na disponibilidade da sua frota.

Para receber mais dicas e conhecer tecnologias que vão lhe ajudar a revolucionar a gestão da sua frota, é só acompanhar o nosso blog e entrar em contato conosco para trazer sugestões.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.