Como melhorar a economia de combustível da sua frota

Diante de cenários incertos, é preciso buscar melhorias para economizar combustível da sua frota. Afinal, esse item deve ser prioridade a ser analisado.
31/03/2022
3 min de leitura

A partir do aumento constante dos custos e a incerteza diante do cenário mundial, aumentou ainda mais a necessidade das empresas em encontrar meios para reduzir os custos com a sua frota. A economia de combustível é a primeira opção para alcançar essa redução já que o preço do petróleo é instável e só tende a aumentar cada vez mais.

Claro que é importante ficar atento aos demais itens para ter uma redução ainda mais completa. Até porque são diversos itens que podem contribuir para uma melhor eficiência de combustível. Por isso, os gestores que visam ter mais economia na sua frota, o combustível é o primeiro item a ser analisado.

Pensando nisso, separamos alguns itens para entender como melhorar a economia de combustível da sua frota e ter melhores resultados.

O que é economia de combustível?

Antes, é preciso entender o que é economia de combustível. Pois, a economia não se refere somente em abastecer no posto com preço mais barato. É importante analisar vários itens do veículo para ter um melhor desempenho como um todo.

A economia de combustível está diretamente ligada à melhora do desempenho do veículo. Quanto mais otimizada estiver a potência do veículo, maior será a sua eficiência energética. Isso quer dizer um menor custo, para quem roda muito ou faz trajetos com maior fluxo de trânsito.

Para alcançar essa diminuição no consumo, é preciso estar com a parte mecânica do veículo em condições ideais. Assim, não haverá desperdício em esforços desnecessários já que toda a energia gerada pela queima do combustível será revertida apenas para autonomia e potência.

Ou seja, a economia de combustível não se resume somente ao preço da gasolina ou o abastecimento, mas como toda a mecânica do veículo.

Como a tecnologia para gestão de frotas ajuda na economia de combustível?

O uso da tecnologia está cada vez mais presente nas gestão de frotas. Visto que o uso de softwares são eficientes em toda a gestão, inclusive para o controle de abastecimentos de combustível.

Todas as informações são registradas no software, então o gestor consegue analisar os custos de cada veículo por quilômetro rodado, quando será necessário abastecer, além das condições mecânicas, o que lhe permite uma visão completa do desempenho de cada veículo.

Os sistemas são online e o gestor consegue acompanhar o desempenho em tempo real. Assim, é possível ter acesso ao planejamento e às previsões feitas dentro do sistema. Com dados mais precisos, as decisões são mais acertadas e a economia é garantida.

Por que ser uma frota sustentável pode auxiliar nessa redução?

A busca pela economia de combustível permite uma menor emissão de gases na atmosfera e contribui para melhorias do meio ambiente. Além da empresa se posicionar como eco-friendly e apoiar a conservação do meio ambiente ao adotar práticas sustentáveis com visão de futuro, o que fortalece sua imagem com a atual e futura geração.

Além disso, veículos que são sustentáveis estão começando a ter prioridades nas agendas de descarga nas grandes centrais de abastecimento, conseguirem contratos mais longos e até conseguir valores maiores por frete. Pois, empresas sustentáveis se apoiam e visam a melhoria no meio ambiente.

Dicas rápidas para economizar combustível

  • Oriente e treine os motoristas: eles devem ser o seu primeiro aliado e é importante ter uma relação de confiança com os seus motoristas até para entender toda a situação da sua frota;
  • Abasteça em postos confiáveis: o preço é importante, mas fique atento também a qualidade da gasolina para não ter prejuízos maiores no futuro;
  • Mantenha os pneus calibrados e alinhados: os pneus são um fator decisivo para contribuir na melhor eficiência do combustível, então siga a orientação do fornecedor;
  • Faça manutenção preventiva periódica: a parte mecânica é primordial para contribuir na economia do combustível, então é importante fazer a manutenção no período certo;
  • Planeje a melhor rota para cada demanda: com o planejamento baseado em informações certas, é possível ter a melhor eficiência de combustível no veículo adequado a cada rota;
  • Analise todos os dados cadastrados no sistema: use as informações para ter as melhores decisões para a frota.

Caso queira saber mais como ter uma melhor eficiência de combustível, confira esse post que preparamos para você ter mais eficiência no uso do combustível.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.