O uso de sensores na gestão de frotas

O uso de sensores na gestão de frotas

Acredito que você já teve a oportunidade de ler aqui neste blog bastante sobre telemetria, e como ela pode ajudar você como gestor a ser extremamente bem sucedido na operação da sua frota. A telemetria ela geralmente parte de uma abordagem digital, onde é feita uma leitura diretamente do computador do veículo, acessando geralmente a rede CAN (Controller Area Network, rede de controle de área em tradução livre).

O uso de sensores, que pode também ser entendido como uma abordagem analógica, é recomendado quando nem todas as informações de interesse estão disponíveis por meio digital, ou também pela maior facilidade de encontrar equipamentos compatíveis, além de ser mais aceito por veículos mais antigos.

Falaremos sobre os principais e mais usados sensores, porém, nossos canais de comunicação estão abertos caso desejem conhecer um pouco mais sobre algum tipo de sensor que não tenha sido apresentado aqui.

Sensor de Temperatura

A medição da temperatura é crucial pra diversas atividades como: transporte de alimentos como carnes, perecíveis; transporte de gelo; condução de medicamentos ou exames. Nessas atividades existe uma série de regulamentações para a temperatura em que os produtos devem ser mantidos. A responsabilidade para esse tipo de operação geralmente é do condutor, ou, quando existem, dos ajudantes.

O ponto quando nos perguntamos se faz sentido ou não o uso do sensor é: qual a garantia que você como gestor tem de que as melhores práticas estão sendo respeitadas? Caso um cliente ligue e faça um reclamação, você conseguirá garantir que o serviço foi prestado obedecendo todos os padrões de qualidade alinhados entre a empresa e o cliente?

Trava de Baú

Independente do valor financeiro da mercadoria transportada é totalmente desejável que não existam perdas de produto. Para evitar desconfianças com os seus colaboradores, é fundamental que você monitore onde seu baú está sendo aberto. Esse sensor geralmente opera por contato eletromagnético, instalado na junção entre a porta e a parede do veículo, de forma que toda vez que a porta seja fechada ou aberta ele irá identificar e reportar através do sistema.


RPM e Odômetro

A medição das rotações do veículo e do odômetro são importantes quando se deseja garantir que os motoristas estão utilizando o veículo de forma a respeitar os limites de funcionamento do mesmo e as normas de uso da empresa. Claro que para uma frota já rastreada você poderá sempre saber onde ser veículo esteve. No entanto, ter o controle do odômetro de forma simultânea ajuda nesse processo de identificação.

A respeito do RPM essa variável pode ajudar a identificar excessos que possam estar sendo praticados durante a condução do veículo. A instalação desse sensor é feita direto no cabo responsável pela contagem de giros, o que facilita o seu uso em diversos tipos de veículos e de anos variados, pois evita questões de compatibilidade geralmente encontradas no uso de soluções que envolvam a rede CAN ou a porta OBD2.

Sirene

As sirenes são instrumentos de alarme que podem ser usados associados ao rastreamento. Como a medição de velocidade já está embarcada no próprio rastreador, a sirene irá ser usada para alertar o motorista quando este atingir um valor de velocidade que está fora do permitido pela empresa.

Essa ferramenta deve trabalhar como uma aliada do motorista, ajudando no seu processo de educação, trabalhando lado a lado com o controle de qualidade feito pelo escritório.

Conclusão

A temática do uso de sensores deve ser entendida sempre como um investimento em segurança e garantia da qualidade. Recentemente escrevemos aqui nesse blog sobre números alarmantes ligados à relação entre acidentes de trânsito e falha humana. Além disso, esses dados irão lhe ajudar a conseguir desenhar o perfil dos seus condutores e funcionários e poder dar a eles feedbacks direcionados.

Trazer tecnologia e inovação para a sua gestão é muito mais do que apenas se posicionar como uma empresa moderna e que está alinhada com as tendências de desenvolvimento. Mas significa também informar aos clientes, parceiros e a toda comunidade, que como empresa você se importa e cuida dos bens que transporta e da segurança de todos os envolvidos no contexto de trânsito.

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