Vivemos em um período em que muito se discute sobre a mobilidade sustentável, alternativas para a redução de emissões de carbono, redução de queima de combustíveis fósseis e diversos outros fatores que reduzam a nossa pegada ecológica.
No âmbito do transporte vemos uma série de iniciativas como o car sharing, bicicletas, patinetes elétricos e até carros e caminhões movidos a eletricidade.
Entretanto, ainda assim a queima do diesel e a emissão de gases associada continua sendo um grande problema para a nossa sociedade.
No caso do transporte rodoviário de cargas, que representa cerca de 65% do transporte de cargas no Brasil, a queima do diesel é um grande problema ambiental. Nesse sentido, com o intuito de reduzir o impacto ambiental da queima desse combustível, uma das ações adotadas é a utilização da Arla-32, um fluido antipoluente.
Se você ainda não sabe o que é a Arla-32 e qual a sua importância no transporte rodoviário de cargas, leia este artigo até o fim, pois aqui nós iremos explicar isso para você.
O que é a Arla-32?
A Arla-32 é a abreviação para Agente Redutor Líquido de Óxidos de Nitrogênio Automotivo.
O número 32 que vem depois refere-se à concentração de ureia na solução em água (32,5%). A ureia neste caso é o agente redutor, responsável pela reação química de quebra dos óxidos de nitrogênio, reduzindo assim até 98% da emissão de poluentes.
A Arla-32 é um agente redutor essencial, cujo objetivo é reduzir a emissão de poluentes transformando os tóxicos óxido nitrogênio em substâncias menos nocivas como nitrogênio e água.
Para que serve a Arla-32?
A Arla-32 é uma solução líquida para veículos que possuem o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) e reduz a emissão de poluentes produzidos na queima do diesel.
Qual a importância do Arla-32?
A Arla-32 contribui para uma melhoria da eficiência do veículo e redução do consumo de combustível. Além disso, converte o óxido de nitrogênio em nitrogênio e água, reduzindo até 98% das emissões de poluentes.
Usar a Arla-32 é obrigatório?
A resposta é simples: sim!
Desde 2012 que o uso de Arla-32 se tornou obrigatório no Brasil, ano em que os caminhões e veículos pesados passaram a ser produzidos com a tecnologia Redução Catalítica Seletiva (SCR).
De acordo com a Petrobras “o Ibama alerta que a instalação de botões, chaves, sensores ou qualquer outro dispositivo que vise enganar o sistema de controle de emissões para a não utilização do Arla-32 caracteriza-se ilícito ambiental, tanto para quem vende/executa a instalação como para o proprietário do veículo.”
Para os veículos que possuem o sistema OBD (On Board Diagnosis) o sistema de sensores que medem a qualidade das emissões dos gases irá alertar o motorista da necessidade de abastecimento do reservatório da Arla-32. A Petrobras indica que o veículo pode perder até 40% de potência caso o reservatório não seja abastecido em até 48 horas.
Multa para quem adultera o Arla-32
Vale ressaltar que adulterar a Arla-32 pode gerar multa assim como a fraude do sistema SCR.
Segundo a Resolução 666/17 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a não utilização correta do Arla-32 configura infração grave. O que resulta em multa de R$ 195,23 e apreensão do veículo.
Como usar a Arla-32
A Arla-32 tem um reservatório próprio nos caminhões, que geralmente fica próximo ao tanque de Diesel. Em hipótese alguma a Arla-32 deve ser colocada diretamente no tanque de Diesel do veículo.
Como abastecer o Arla-32 no veículo
O abastecimento da Arla-32 deve ser realizado sempre que o indicador no painel do veículo apontar a necessidade.
Qual o rendimento da Arla-32?
De acordo com a Petrobras “o consumo médio esperado para a Arla-32 é da ordem de 3% a 5% do consumo de óleo diesel, podendo variar de acordo com as condições do veículo”.
Isso significa que em média a cada 20 litros de diesel consumidos é consumido apenas 1 litro de Arla-32.
Como armazenar a Arla-32
A Arla-32 deve ser armazenada em local seco, temperatura ambiente e pressão atmosférica, sem umidade, protegido de chuvas. Deve ser mantido coberto, pois a exposição a luz solar deve ser evitada.
Quanto custa a Arla-32?
Um galão de 20 litros de Arla-32 custa em média R$ 88,72 e pode ser comprado em postos de gasolina, internet ou distribuidoras.
Para quem tem grandes frotas você pode efetuar a compra em granel, o que ajuda na redução do custo por litro.
Qual a validade da Arla-32
A Arla-32 tem validade de um ano quando armazenada em temperaturas até 30 °C e seis meses quando armazenada em temperaturas de 30 °C a 35 °C.
Perguntas frequentes sobre a Arla-32
Confira outras perguntas frequentes sobre a Arla-32.
Posso colocar água no reservatório de Arla 32?
Você não pode apenas adicionar água ao reservatório de Arla-32, pois a ureia é essencial para a reação química de quebra dos óxidos de nitrogênio.
Posso comprar água e ureia e misturar no tanque de Arla-32?
Não, você não pode comprar separadamente ureia e água e misturar no tanque de Arla-32. Pois, a ureia tradicionalmente comercializada não tem a mesma pureza da ureia utilizada para a produção da Arla-32, o que então iria danificar o catalisador.
Arla-32 pode ser misturado com o combustível?
Não. Arla-32 não é um aditivo para o combustível e caso ocorra a mistura, pode prejudicar o motor do veículo.
O que acontece se eu rodar sem Arla?
Rodar sem Arla-32 significa ter um aumento significativo nas emissões de NOx, além de forçar o motor mais do que deveria. Ainda se lembre de que pode receber uma multa por infração grave de trânsito.
O Arla-32 pode causar riscos à saúde?
A exposição única ao Arla-32pode provocar efeitos narcóticos como sonolência, confusão mental, perda de consciência, dor de cabeça e tontura, além de causar irritação as vias respiratórias.
O que significa Arla-32?
A Arla-32 é a abreviação para Agente Redutor Líquido de Óxidos de Nitrogênio Automotivo.
O que acontece com o mau uso da Arla-32?
O mau uso da Arla-32 provoca danos irreversíveis no veículo, o que pode levar a manutenção corretiva e grandes prejuízos financeiros para a frota.
Gostou dessas dicas? Então, aproveite para acompanhar nosso blog e conferir outros conteúdos para gestão de frota.