5 motivos para usar a Telemetria na gestão de frotas

5 motivos para usar a Telemetria na gestão de frotas

Garantir o bom desempenho dos motoristas e veículos é uma tarefa que exige muita responsabilidade por parte das empresas que trabalham com gestão de frota. Evitar o aumento dos custos variáveis e manter todas as obrigações em dia só é possível se houver um monitoramento eficiente.

Mas como fazer isso, se as planilhas de excel não dão todo o suporte necessário, e se tentar manusear diversos programas isoladamente é praticamente impossível? Para solucionar esses problemas, é indispensável que você faça uso da tecnologia de comunicação remota, mais conhecida como telemetria.

O que é a telemetria?

A telemetria é a medição de dados de maneira remota. Tele significa remotamente e metria significa medição.

Ela é, portanto, a realização de uma medição à distância ou remota, mas que não se restringe apenas às aplicações automotivas, como já falamos nesse post sobre o que é telemetria veicular.

Por ser mais complexa, é uma solução mais direcionada às empresas que atuam com gestão de frotas focada na sustentabilidade da operação, na segurança dos seus condutores e na produtividade da frota.

E para esclarecer melhor os benefícios dessa tecnologia, selecionamos os 5 principais motivos para você entender, de uma vez por todas, a importância do uso da telemetria para uma gestão de frota mais eficiente. Continue a leitura e confira!

  1. Precisão na análise de gastos com combustível e manutenção

A análise dos gastos é imprescindível para o gestor de frota ter uma visão completa dos custos e tomar decisões mais assertivas, principalmente com combustível e manutenção.

Contudo, você sabe de que maneira ele pode fazer essa análise de maneira mais efetiva, visualizando, detalhadamente, sobre a média de quilometragem por litro, por custo de manutenção e custo médio de combustível por veículo ou condutor?

Normalmente, os gestores utilizam planilhas eletrônicas, como o Excel, ou outros métodos que não concentram as principais informações, por exemplo, com gastos de manutenção e combustível.

Embora eficiente, as planilhas podem, em algum momento, atrapalhar mais do que ajudar porque tiram a agilidade e a eficiência que o gestor de frota necessita para potencializar sua rotina.

Uma solução moderna e que impulsiona a empresa a manter-se na linha de frente é a telemetria. Sua análise em painel único é determinante para o gestor analisar os fatores que colaboram ou dificultam para diminuir os custos operacionais com a frota.

  1. Identificar padrões de condução dos motoristas

Gastos excessivos com troca de pneus, falta de uso de itens de segurança, distração do condutor...Esses são hábitos que, a grosso modo, não são percebidos como nocivos, porém impactam fortemente nos custos operacionais da frota.

Saiba que é possível promover melhorias na gestão da frota apenas revendo a maneira como você identifica o padrão de condução dos motoristas.

Aqueles que conseguem acompanhar em tempo real o comportamento de quem está dirigindo, estão atrelados a um bom controle do modo de condução dos motoristas, permitindo que eles sejam treinados e capacitados, resultando em hábitos saudáveis de direção.

Assim, é importante que o motorista escute atentamente todas as orientações, optando sempre pela mudança positiva do seu modo de conduzir, além de adotar alguns desses hábitos que podem e devem ser sinalizados pelo gestor:

  • não dirigir além do horário permitido;
  • evitar vícios de condução para evitar desgastes do veículo;
  • não se expor a viagens noturnas em excesso.
  • Auxilia na redução do excesso de velocidade

Outro motivo para usar a telemetria na gestão de frotas é a possibilidade de ver de perto o desempenho dos motoristas em relação a conduzir acima dos limites de velocidade.

Dessa maneira, será possível controlá-los estabelecendo critérios, minimizando os riscos com acidentes de trânsito, além do excesso de multas.

Assim, os próprios condutores poderão passar por um processo de reciclagem, aprendendo a manusear melhor o veículo que está sob sua responsabilidade, reduzindo a velocidade e agindo com mais prudência no trânsito, garantindo a sua segurança e de toda frota.

  1. Acesso aos dados a qualquer hora e em qualquer lugar

Um dos grandes benefícios do uso da telemetria para gestão de frotas é a comodidade. Com o sistema integrado Infleet você pode consultar os seus dados quando e onde quiser, seja por meio do smartphone, do tablet ou do computador.

Com as planilhas, você fica muito limitado, pois se for necessário realizar uma rápida tomada de decisão, você não terá acesso aos seus dados se não estiver com o seu computador em mãos para visualizar os diversos dados espalhados.

Já na telemetria da Infleet você pode ver tudo o que precisa em apenas um painel, com as principais informações da gestão da frota. Independentemente de onde esteja, você poderá acessar os seus dados sempre que precisar e com toda agilidade possível.

  1. Monitoramento através de relatórios precisos

Como destacado no início do texto, a telemetria é uma tecnologia mais complexa, mas para que você tenha uma visão mais ampla da sua frota, ter em mãos um relatório preciso para auxiliar no monitoramento é fundamental.

Com a telemetria, você poderá ter acesso a relatórios interativos e dinâmicos que vão apresentar dados precisos, orientando assim sua análise de performance. Também terá maior entendimento sobre o modo de condução dos motoristas e se existe a possibilidade de encontrar uma melhor solução para um possível problema.

São relatórios amplos e em tempo real, apontando os principais indicadores para que o gestor ou responsável possa comparar, por exemplo, os gastos mais ou menos essenciais para a frota.

Com essa precisão nas informações, fica mais fácil identificar e eliminar os gargalos que estão prejudicando o desempenho da frota e o orçamento da sua empresa.

Esse tipo de tecnologia ajuda o analista ou gerente a realizar uma análise mais aprofundada de sua frota e dos profissionais, otimizando a sua rotina e melhorando o desempenho da equipe.

Está convencido de que abandonar as planilhas é a melhor estratégia? Então entre em contato com um de nossos especialistas e conheça a Infleet, o sistema integrado de gestão de frotas que centraliza todos os dados de abastecimento, manutenção e telemetria de uma rota, em uma torre de controle personalizada.

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas