7 maneiras de maximizar a produtividade através do software de gestão de frotas

Rastrear a produtividade da frota é uma das principais preocupações de muitas empresas. Saiba mais no seguinte artigo!
18/11/2021
5 min de leitura
7 maneiras de maximizar a produtividade através do software de gestão de frotas

Rastrear a produtividade da frota é uma das principais preocupações de muitas empresas, especialmente quando a mão de obra é um de seus custos mais significativos.

Melhorar a produtividade ajudará você a fornecer um serviço ideal aos seus clientes, o que é importante agora mais do que nunca.

A tecnologia de um software de gestão de frotas oferece aos gestores de frota uma visibilidade precisa e detalhada de seus veículos, ajudando as empresas a alocar ativos onde são mais necessários.

Mas como se livrar de práticas desatualizadas e adotar soluções modernas que ajudem a melhorar a eficiência, otimizar fluxos de trabalho e aumentar a visibilidade e a comunicação na frota?

Para responder melhor sobre essa e outras dúvidas, produzimos esse artigo com 7 excelentes maneiras de maximizar a produtividade da frota. Acompanhe a leitura!

1. Priorize a colaboração e a comunicação

A gestão de uma frota pode ocupar toda uma equipe e garantir que todos os envolvidos permaneçam informados apresenta muitos desafios.

O software de gestão de frota sincroniza todos os membros da equipe envolvidos em qualquer operação – motoristas, técnicos, até mesmo fornecedores de manutenção internos e terceirizados – em uma única plataforma, permitindo que os gestores de frota resolvam problemas de qualquer lugar e a qualquer momento.

Os aplicativos de gestão de frota permitem comentários em toda a plataforma, desde fornecer clareza em uma inspeção de veículo até dar notas sobre ordens de serviço ou tarefas de serviço, sem o excesso de chamadas telefônicas ou o atraso do roteamento de papel.

Além de impulsionar a comunicação, uma plataforma móvel mantém todas as informações do veículo centralizadas em um único local, te dando acesso à sua frota, não importa onde você esteja.

Quando as equipes podem ficar conectadas de qualquer lugar, reduz o tempo gasto entre o relato de um problema e o início de uma solução é reduzido, o que significa que os ativos passam mais tempo na estrada e menos tempo no limbo de comunicação.

2. Use relatórios digitais de inspeção ao invés de formulários em papel

Os relatórios de inspeção de veículos pré e pós-viagem ajudam a priorizar a segurança na estrada e prolongar a vida útil de seus veículos, identificando preventivamente os problemas de manutenção. Em muitos casos, eles são obrigados por lei a manter seus ativos em funcionamento.

Mas quando as inspeções são conduzidas no papel, isso cria uma série de problemas – elas consomem tempo, são fáceis de colocar no lugar errado, difíceis de armazenar e limitam as possibilidades de ação e comunicação. É aí que os relatórios de inspeção de veículos digitais são úteis.

Usar um software de gestão de frota para conduzir as inspeções significa que cada motorista pode fazer o upload das inspeções diretamente de seu telefone ou tablet, concluindo o processo em uma fração do tempo em comparação com o papel.

O aspecto digital dos relatórios de inspeção de veículos dá acesso rápido aos gestores de frota e administradores por meio de um painel online à medida que as inspeções são concluídas.

Os formulários de inspeção podem ser personalizados para atender às necessidades de cada tipo de veículo em sua frota, e detalhes como fotos e outros documentos estão disponíveis junto com cada inspeção.

3. Simplifique seu programa de manutenção

Manter um controle rígido sobre a manutenção preventiva pode melhorar o tempo de atividade geral da sua frota e reduzir a quantidade de tempo que eles passam na oficina quando precisam de trabalho.

Com um sistema de gestão de frota simplificado, os gestores de frota podem programar lembretes de manutenção automatizados, atribuir ordens de serviço aos técnicos assim que eles entram e aprovar solicitações de reparo em tempo real – tudo direto de seus smartphones, tablets ou notebooks.

A chave para construir um programa de manutenção sólido é pensar proativamente, não reativamente, para evitar o tempo de inatividade.

4. Integre GPS e Telemetria

O rastreamento por GPS é mais do que apenas observar pontos em um mapa. Rastrear o comportamento e as tendências do motorista se tornaram pontos de dados valiosos que podem informar os gestores de frota sobre as maneiras de melhorar o desempenho geral de sua frota.

A integração com a Telemetria e GPS da sua frota pode levar a opções de roteamento e parâmetros de cerca virtual mais eficientes, bem como maior visibilidade de fatores como tempo ocioso e horas de serviço.

Um bom software de gestão de frota tem a capacidade de se integrar aos dispositivos telemáticos de sua frota para que você possa visualizar os dados que eles fornecem junto com os dados existentes sobre sua frota, dando a você uma visão mais ampla da operação de sua frota como um todo.

Você pode até automatizar pedidos de reparos de notificações quando alertas ou falhas de motor são relatados, dando a você visibilidade imediata dos problemas e melhorando o tempo de resposta de manutenção.

5. Analise seu custo total de propriedade (TCO)

Criar um processo mais produtivo significa ser capaz de medir o impacto financeiro em suas operações também.

Embora você possa tentar rastrear seus dados de despesas em planilhas separadas, pode perder tempo com cálculos imprecisos, que podem impactar negativamente em seus resultados financeiros.

Com uma plataforma centralizada como a Infleet, rastrear e integrar seus dados em um sistema de gerenciamento de frota fica mais fácil manter o controle das despesas e do custo total de propriedade de veículos (TCO), calculando automaticamente medidas como custo por metro.

Uma compreensão clara do que está sendo gasto para manter sua frota em operação permite que você tome decisões mais firmes com base em dados para maximizar a eficiência e, por fim, reduzir custos.

6. Avalie o que é importante

Maximizar a produtividade só funciona à medida que você pode controlá-la. O software de gestão de frota não é apenas uma base de armazenamento para processos de frota, ele também pode rastrear métricas importantes em torno de cada processo dentro de sua frota, gerando dados significativos do seu dia-a-dia.

Saber quanto tempo leva para concluir tarefas como inspeção e reparos, bem como rastrear as taxas de conformidade do serviço no prazo, ajuda aos gestores de frota a se tornarem mais específicos em suas operações e afirmar que os esforços que fazem para permanecer produtivos resultam em produtividade real.

Uma boa plataforma integrada de gestão de frota vem com recursos robustos que facilitam analisar o que está acontecendo com sua frota todos os dias e gerar relatórios personalizados para analisar questões como utilização, manutenção e desempenho.

7. Mudar para uma plataforma de gestão de frota integrada

Cada peça de produtividade pode ser assustadora quando vista isoladamente. É por isso que o aproveitamento de um software de gestão de frota abrangente é vital para abordar falhas no processo e na comunicação.

Um sistema de gestão de frota sólido traz todas as facetas da produtividade em uma única plataforma acessível. Usar uma solução como a Infleet permite que você rastreie todos os aspectos de sua frota, incluindo:

  • Inspeções
  • Manutenção
  • Lembretes de serviço
  • GPS
  • Rastreamento
  • Despesas
  • Custo total de propriedade de um veículo (TCO)
  • Relatórios

Cada um desses processos pode ser totalmente personalizado para a sua frota, desde programas de serviço especificados para se adequar aos seus veículos até fluxos de trabalho de lembretes automatizados que mantêm seus ativos prontos para pegar a estrada.

Ao manter tudo em um só lugar, você maximiza a produtividade da frota, encontrando novas maneiras de dimensionar suas operações de maneiras sustentáveis ​​e mensuráveis, sem o incômodo de planilhas e relatórios em papel, ao mesmo tempo que garante que todos permaneçam informados e conectados.

Pronto para melhorar a produtividade da sua frota? Comece sua avaliação gratuita ou solicite o teste grátis ainda hoje!

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.