Foco na execução: 5 dicas para uma gestão de frota voltada para o futuro

Foco na execução: 5 dicas para uma gestão de frota voltada para o futuro

Uma das questões mais importantes na gestão de frotas gira em torno da otimização sustentável e de longo prazo da sua própria frota.

No entanto, em nosso mundo digital acelerado, onde novas inovações e softwares para serviços e produtos estão sendo rapidamente lançados no mercado, muitas vezes é difícil controlar tudo.

Reunimos cinco dicas úteis que vão te preparar para uma gestão de frota voltada para o futuro. Continue a leitura e prepare-se para viver um novo momento!

O futuro da gestão de frotas

Como várias indústrias que dependem de sistemas de gestão de dados para funcionar, o mercado de gestão de frotas se beneficiou de várias tendências constantes e persistentes ao longo da última década que levaram a uma quantidade sem precedentes de inovação técnica.

A conectividade móvel, o aprendizado de máquina e a economia compartilhada adicionaram um plus na rotina do gestor de frota em um ritmo nunca antes visto na história.

Do ponto de vista do fornecedor, a inovação se tornou essencial para competir por clientes no mercado de frotas. Esta corrida pela inovação está avançando em um ritmo acelerado e os novos participantes desse mercado estão remodelando ainda mais as técnicas de gestão de frota.

Para o gestor de frota, corporativo ou governamental, essas novas tecnologias podem ser caras, difíceis de justificar e opressivas. No entanto, ninguém na cadeia de valor da frota é mais importante do que ele para realmente impulsionar a produtividade que essas tendências permitem.

1. Coloque sua gestão de dados em destaque

A demanda por uma eficiente gestão de dados nunca foi tão alta. As inúmeras quantidades de registros de dados, que são necessárias para gerenciar uma frota, estão se multiplicando constantemente.

Assim, os processos manuais e o Excel não são mais suficientes para uma gestão de frota voltada para o futuro.

Por meio da gestão de dados centralizada, é possível gerenciar os conjuntos de dados com eficiência no futuro. Com uma solução baseada em nuvem, não apenas temos todos os dados em um local central, mas também evitamos erros que acontecem devido à entrada manual de dados.

Seus dados, organizados em várias planilhas do Excel, sobre veículos e motoristas, seguro e danos existentes, ou até mesmo verificações de carteira de motorista, podem ser vinculados para uma gestão eficiente da frota.

Isso dá uma visão geral detalhada da atividade da frota, sobretudo dos custos totais da frota (Custo Total de Propriedade). Também é possível identificar economias de custo ou até mesmo riscos de conformidade em um estágio inicial e abordá-los de forma proativa.

2. Comunicação digital para mais flexibilidade na gestão de frota

A comunicação na frota com os motoristas e também com outras partes interessadas, como fornecedores, consome muito tempo, mas é inevitável para impulsionar os processos e se manter atualizados.

Especialmente durante o período pandêmico, o comportamento da comunicação entre a gestão da frota, motoristas e demais interessados mudou significativamente e as ferramentas de comunicação digital tornaram-se ainda mais o foco.

Portanto, para uma gestão de frota voltada para o futuro, considere o uso de uma solução que torne a comunicação o mais simples, rápida e flexível possível.

3. Confie na automação do processo

Embora muitos processos da frota já tenham sido adaptados à nova situação devido à pandemia, muitos gestores de frota ainda estão trabalhando com processos manuais, ou seja, muitos analistas e gestores ainda gerenciam suas frotas com planilhas do Excel e papel.

E essa apresenta aos gestores de frota vários desafios para uma gestão preparada para o futuro: por um lado, os processos manuais estão muito sujeitos a erros; por outro lado, esses processos também consomem muito tempo e não fornecem uma boa visão geral do que realmente está acontecendo na frota.

Ao automatizar seus processos operacionais diários, você ganha um tempo valioso porque recebe notificações de prazos e datas importantes e pode tomar decisões importantes por meio de relatórios gerados automaticamente, como redução de custos em áreas específicas da frota.

É a oportunidade de agir de forma orientada para o futuro e otimizar sua frota com um sistema de gestão de frota alinhado com esse propósito.

4. Relatórios de mobilidade e CO² para tomada de decisão sustentável

Para muitos, a gestão de frotas orientada para o futuro inclui naturalmente os tópicos de emissões de CO² e mobilidade sustentável, que já estão frequentemente refletidos nas estratégias corporativas.

No entanto, para uma implementação eficaz destes temas na própria frota, são necessários relatórios e análises detalhadas para tomar decisões baseadas em dados e aproveitar os momentos de mudança.

Isso se aplica, por exemplo, ao considerar a integração de veículos alternativos à frota. Aqui, todos os custos devem ser divulgados de forma transparente e as decisões corretas devem ser tomadas com base nestas melhorias.

5. Mix de mobilidade para uma gestão de frota voltada para o futuro

Embora o carro clássico da empresa ainda seja o mais importante em muitas frotas, a tendência para o futuro é em direção a um mix de mobilidade, consistindo em diferentes ofertas para seus funcionários.

Isso também pode ter um impacto positivo na estratégia de sustentabilidade da sua frota.

Além dos carros convencionais da empresa, você também tem a opção de integrar o compartilhamento de veículos ou assinaturas de carros para sua frota.

Mudanças na tecnologia significam que as frotas precisarão ficar a par dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos em andamento na indústria, mas também garantir que seus parceiros de frota estejam atualizados.

O profissional da frota precisa se qualificar para avaliar esses dados, o que se tornará um requisito cada vez mais comum para os gestores de frota à medida que o papel da posição se torna mais de revisar e avaliar de forma eficaz.

Agora que você já sabe como ter uma gestão de frota voltada para o futuro, entenda porque investir em tecnologia na gestão de frotas é imprescindível. Vem ver só!

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas