Cuidados com os pneus: como estimar a vida útil dos seus pneus

Sabia andar com um pneu careca resulta em multa de R$ 195,23, 5 pontos na carteira e grandes prejuízos ao veículo. Confira mais aqui!
20/08/2020
2 min de leitura

Você já deve ter visto essa informação aqui neste blog, mas é muito importante repetir para que fique claro o quão relevante é o cuidado com os pneus, o custo com esse ativo representa até 18% dos custos de uma empresa de transportes, segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção.

Como você controla hoje a vida útil dos seus pneus? Estabelece um período padrão e troca toda vez que chega nesse período? Você leva em consideração o histórico desse pneu? Essas perguntas são importantes, pois andar com um pneu careca (sem ranhuras ou com sulcos inferiores a 1,6 mm) resulta em multa de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira.

Caso você esteja curioso para saber se existe uma vida útil para os pneus assim como existe para outros produtos comercializados a resposta correta é que não existe essa data.

No entanto, é recomendado um tempo de vida em torno de 5 anos. E de quando devo começar a contar estes 5 anos? O ideal é que a contagem comece a partir da data de fabricação do pneu, essa informação pode ser encontrada na lateral do pneu, logo após o código do DOT, observe uma sequência de quatro números, onde os 2 primeiros representam a semana em que o pneu foi fabricado e os 2 últimos representam o ano (ex: 4317 significa que a peça foi fabricada na 43ª semana do ano de 2017).

Algumas boas práticas para lhe ajudar a aumentar a vida útil dos seus pneus serão listadas aqui:

Cuide do alinhamento e balanceamento

A realização adequada de manutenções é um fator de grande importância não só para a garantia de uma vida útil maio do pneu, como também para garantir a segurança dos seus colaboradores, da comunidade e dos seus ativos. Para isso é fundamental fazer uso de ferramentas que lhe ajudem a não esquecer das suas manutenções.

Uma prática que ajuda bastante também é a do rodízio de pneus. Quando não feitos pode ser observado um desgaste maior, especialmente nos pneus da frente em veículos de tração dianteira.

Lembre-se da calibração

Andar com os pneus com a calibração abaixo do indicado pelo fabricante é uma prática que pode custar caro. O ideal é realizar a calibragem a cada 20 dias e com o veículo frio. A sugestão é que essa atividade seja feita ou dentro da própria garagem da empresa antes de iniciar os serviços, ou em um posto parceiro próximo.

Escolha o tipo adequado do pneu

Para que você garanta o melhor resultado possível no uso dos pneus é fundamental acertar na compra. Utilizar pneus de alta performance no ambiente urbano das cidades pode significar uma aceleração nos processos de deterioração. Identifique primeiro o tipo de terreno em que o veículo irá rodar e em seguida realize a aquisição seguindo essa orientação.

A Infleet quer ajudar a reduzir ainda mais os seus custos com pneus. Desejamos que esses ativos durem mais e impactem menos no seu orçamento, para que você possa investir em tecnologias que vão lhe ajudar a ser mais produtivo e seguro na sua operação.

Deixe-nos saber como podemos entrar nessa missão de ter uma operação segura e otimizada. Conheça nossa série de produtos que podem revolucionar a sua operação aqui.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.