Como o aplicativo móvel ajuda no rastreamento de frotas

Vamos listar algumas tarefas que podem ser feitas através do monitoramento da frota com o apoio do smartphone!
04/05/2020
3 min de leitura

O monitoramento da frota é feito com o objetivo de garantir o rápido acesso à informação da posição dos ativos da empresa, além de garantir o registro das atividades, aumentando assim a confiabilidade da operação ao controlar possíveis desvios.

Durante muito tempo esse tipo de serviço dependeu de algum programa instalado em um computador do tipo desktop, o que implicava muitas vezes precisar estar fisicamente na sede da empresa para que fosse possível fazer uso da ferramenta.

Hoje vivemos um período de grande conectividade, um relatório divulgado pelo Pew Research Center colocou o Brasil como líder no uso de smartphones entre os países emergentes, com 60% da população adulta possuindo um desses aparelhos. São mais de 230 milhões de equipamentos, número maior que a própria população do país, de acordo com pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Abaixo vamos listar algumas tarefas que podem ser feitas através do monitoramento da frota com o apoio do smartphone.

Rastreio em tempo real

O rastreamento em tempo real é certamente uma das principais funcionalidades desse tipo de plataforma. Se você deseja saber, por exemplo: em que rua o seu veículo se encontra, para informar a um cliente quanto tempo falta para a chegada da entrega, isso é totalmente possível de ser feito pelo seu aplicativo de monitoramento no celular. Além de poder dar zoom até se aproximar bastante do veículo, o usuário pode também consultar informações como o status da ignição, a velocidade instantânea e o odômetro do momento do veículo.

Talvez você esteja fora do escritório, resolvendo algum problema, ao invés de ligar para alguém no escritório, ou tentar mandar uma mensagem para o motorista, é muito melhor que você possa rapidamente saber o que está ocorrendo com seu ativo, e, a partir daí, decidir o que deseja fazer.

Geração de relatórios

Os relatórios são parte fundamental da gestão de uma frota. É normal após alguns dias de uma determinada operação, querer saber qual foi a rota exata que um determinado veículo realizou, seja para garantir que foram evitados caminhos indesejados, ou para constatar se algum cliente deixou de ser visitado.

Você sabia que é possível acessar esse tipo de informação pelo aplicativo mobile? E, além de gerar a informação o cliente pode também enviar os relatórios por e-mail ou salvá-los em seu celular, caso deseje encaminhar através de outras ferramentas de comunicação.

Criação de cercas virtuais

As cercas virtuais são uma ferramenta importante para o controle das movimentações dos ativos. Elas lhe ajudam a registrar, por exemplo, a hora em que um ativo seu entrou ou saiu de uma região específica desenhada por você no mapa. Esse desenho pode ser feito no aplicativo também, nesse caso, ao invés de utilizar o mouse do computador para criação da área da cerca, você deve utilizar o próprio dedo na tela do aparelho.

As cercas geram registros, conforme dito no tópico anterior, todos os relatórios são disponibilizados no monitoramento por aplicativo, o que ajuda o usuário a ter o controle do histórico de sua operação a todo instante.

Alertas em casos especiais

Os alertas são outra funcionalidade que ajuda bastante o gestor. Acredito que todos desejam saber se um determinado ativo ultrapassou o limite de velocidade estabelecido, ou o momento em que sua ignição é desligada, esses alertas ficam registrados na plataforma web e mobile, permitindo ao usuário ser notificado e poder conferir o que está acontecendo em tempo real.

Nós entendemos que as operações evoluíram e hoje o gestor precisa de acesso rápido às informações mais relevantes para tomada de decisão. A Infleet está alinhada com esse cenário e aposta em tecnologia para vencer os desafios apresentados. Nosso time deseja lhe ouvir e saber como podemos ajudar sua operação a ser ainda mais eficiente.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.