Como motivar seu motorista na redução de custos da frota

Confira como motivar seus motoristas para contribuírem com a redução de custos da frota. Saiba mais aqui!
15/07/2020
3 min de leitura
Como motivar seu motorista na redução de custos da frota

Você que é responsável pela gestão de frotas de uma empresa, provavelmente ocupa parte do seu dia pensando em formas de reduzir os seus custos. Seja otimizando processos ou abandonando/reduzindo práticas que oneram a operação. Independente do lado que você olhe, é certo que você precisará contar com seus colaboradores nesse desafio, afinal, toda transformação dentro das organizações depende das pessoas envolvidas neste processo.

E, pensando em colaboradores, os condutores dos veículos devem ocupar as primeiras posições dessa lista. Primeiro por estarem numa posição privilegiada no que diz respeito ao conhecimento do ativo, podendo auxiliar na identificação de falhas e no rápido reparo e segundo que o desempenho dele irá influenciar diretamente no estado de conservação do veículo, podendo acelerar ou retardar intervenções e atividades corretivas.

Crie Diálogos Semanais ou Diários

Os diálogos semanais podem ajudar em diversos aspectos: a divulgar temas relacionados a segurança, tirar dúvidas sobre a empresa, instruir e motivar os motoristas e colaboradores. Aproveite nesses encontros para dar explicações práticas, por exemplo, se existir no trajeto dos seus motoristas um trecho que seja necessário o uso de uma velocidade muito menor do que a permitida pela via, você pode acessar o seu software de monitoramento e mostrar para eles qual a velocidade média que os seus veículos têm passado por esse local.

Pode ser uma boa ideia eleger periodicamente colaboradores para darem uma contribuição no tema adotado na semana, esse tipo de atitude incentiva o engajamento e dá a todos a percepção de que este é um momento importante dentro da rotina de trabalho.

Divulgue Boas Atitudes

Todo colaborador deseja ser reconhecido pelo bom trabalho que executa, e se o trabalho é bom mesmo é aí que você deve aproveitar aproximar o funcionário dos valores da empresa. Ideias como dar um certificado de qualidade, ter um painel com os funcionários do mês, postar nas redes sociais da empresa podem surtir um efeito muito positivo. Pois, essas pessoas além de perceberem que estão sendo vistas, podem levar essas honras ao conhecimento do seu ciclo social e familiar, aumentando a identificação com a corporação e indiretamente realizando uma ação muito positiva de promoção da marca.

Esse tipo de ação pode também ser usado para identificar potenciais líderes dentro da sua equipe. Em um momento onde seja avaliada a abertura de cargos superiores dentro da organização pode ser muito útil observar esse critério. Com certeza ao saber que estão sendo observados com tanto cuidado eles irão se esforçar para melhorar suas atitudes e colaborar para uma operação mais saudável.

Traga-os para Perto da Gestão

Um erro comum de gestores é a falta de percepção a respeito da importância existente na contribuição dos colaboradores que atuam mais próximos ao processo, nesse caso os motoristas. Eles podem ajudar trazendo insights muito precisos sobre como se dá a operação em termos práticos, melhorando a visão da gestão e auxiliando em medidas para redução de custos. Talvez você não precise trazer todos os motoristas para essa conversa, a depender do tamanho da frota isso não é nem mesmo indicado, mas, peça a eles que indiquem um representante e este irá ser responsável por trazer a visão de quem vê a operação de perto.

Como já falamos aqui, uma forma simples de dar um ótimo feedback aos seus condutores é através da criação de um ranking. Onde podem ser avaliados critérios como: tempo ocioso do motor, excessos de velocidade, frenagens e acelerações bruscas e curvas acentuadas em alta velocidade. A geração do ranking associada a uma cultura de incentivo a boas práticas é um passo importante em direção ao engajamento dos condutores no processo de redução de custos da sua empresa.

Nós aqui na Infleet estamos o tempo todo buscando formas de lhe ajudar a melhorar a gestão da sua frota, seja através de tecnologias que desenvolvemos ou com textos, vídeos e conteúdos feitos com o objetivo de lhe cobrir com informações e conhecimento para o melhor proveito da sua gestão.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.