Como aumentar a vida útil dos seus ativos

Se você gere uma frota, seja ela composta por caminhões, carros de passeio, motos, máquinas de linha amarela ou agrícola, você certamente deseja que esse ativo dure pelo maior tempo possível. Reunimos aqui algumas dicas para que você não perca de vista o que é mais importante quando o assunto é extrair o máximo dos seus ativos.O custo de estar continuamente substituindo equipamentos é alto demais, ao invés de estar sofrendo com os danos que a falta de medidas preventivas pode lhe causar, que tal usar esse orçamento para investir de forma muito mais consistente naquilo que fará a sua frota realmente evoluir em produtividade? Saiba aqui!
20/11/2020
3 min de leitura

Se você gere uma frota, seja ela composta por caminhões, carros de passeio, motos, máquinas de linha amarela ou agrícola, você certamente deseja que esse ativo dure pelo maior tempo possível. Reunimos aqui algumas dicas para que você não perca de vista o que é mais importante quando o assunto é extrair o máximo dos seus ativos.

O custo de estar continuamente substituindo equipamentos é alto demais, ao invés de estar sofrendo com os danos que a falta de medidas preventivas pode lhe causar, que tal usar esse orçamento para investir de forma muito mais consistente naquilo que fará a sua frota realmente evoluir em produtividade?

A primeira dica é bem básica, mas nossa experiência mostra que para diversas empresas esse ainda é um ponto onde elas ainda se encontram presas a modelos ultrapassados. Sendo assim, recomendamos o uso de ferramentas digitais para gestão dos seus ativos. O universo da gestão de frotas é vasto e permite uma infinidade de soluções, você pode ter desde uma plataforma que gerencie a realização das suas manutenções, como também contar com sensoriamento dos ativos, obtendo informações que ajudam você a se antecipar às falhas, como: RPM, temperatura do motor, consumo de combustível, entre outros.

Dessa forma, avalie com a sua equipe de tomada de decisão o que é realmente necessário à realidade da empresa. Talvez nem tudo que existe no mercado se aplique, talvez uma ação pensada como simples irá trazer grandes resultados. O importante é entender que a tecnologia será sempre sua aliada para evitar processos repetitivos e que implicam em perda de tempo e menos confiabilidade nos dados.

O segundo ponto começa ainda antes do uso da tecnologia. Você precisa ter um plano de manutenções preventivas. Se você é leitor frequente desse blog essa dica com certeza não será uma novidade, mas o motivo pelo qual fazemos questão de dar toda essa ênfase, consiste no fato de que a maior parte das empresas ainda não adotou essa prática de extrema importância.

Realizar manutenções preventivas vai lhe ajudar a reduzir aqueles problemas que ocorrem no meio da sua operação e que geralmente custam muito mais caro do que os cuidados periódicos que os ativos demandam. Pra começar você pode conversar com os seus fornecedores, uma breve visita nas concessionárias onde os veículos e máquinas são comprados pode lhe render um plano de manutenções bem completo feito pelo próprio fabricante.

Por fim, trabalhe com indicadores e informações gerenciais que lhe ajudem a identificar as principais fontes de custo e de recorrência em problemas. Talvez algum ativo seu tenha atingido o limite do seu ciclo ótimo e nesse ponto a melhor opção pode ser passar ele para frente. Tudo que falamos aqui visa afastar esse momento o máximo possível do presente, no entanto, se ele chegar, é melhor que sua empresa esteja preparada para agir rápido e não manter um equipamento que já se tornou uma fonte de custos ao invés de uma fonte de receitas.

Todo esse trabalho quando feito de forma digital vai permitir uma análise completa dos seus custos e de como cada ativo tem impactado em termos de tempo parado e investimentos em manutenção. Esses dados são o seu primeiro passo para modernizar a sua gestão e manter em uso práticas que só irão resultar em uma maior longevidade dos ativos.

Se esse texto foi útil para você, por favor, nos deixe saber! A Infleet tem experiência em desenvolver ferramentas que otimizam a gestão de frotas das empresas. Nos deixe conhecer as suas demandas para que você comece o quanto antes a ter a melhor experiência na gestão dos seus veículos e equipamentos.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.