Como aumentar a eficiência da sua frota através de conectividade

A conectividade da frota aumenta produtividade e segurança, reduzindo riscos. Saiba aqui as principais tecnologias!
01/07/2021
4 min de leitura

De maneira geral, atualmente as empresas e gestores de frotas reconhecem a importância da tecnologia para gerenciar e otimizar as suas operações diárias. Ferramentas adequadas e bem usadas auxiliam a redução de custos, tempo, geração de rotas.

A frotas modernas usam todo tipo de tecnologia para rastrear e monitorar os veículos e mantê-los conectados com centrais de monitoramento.

A conectividade da frota aumenta produtividade e segurança, reduzindo riscos. Tecnologias como rastreamento, monitoramento e telemetria veicular, câmeras de fadiga e outras ferramentas ajudam a otimizar a operação e aumentar a segurança.

PRINCIPAIS TECNOLOGIAS EM UMA FROTA MODERNA

Empresas e gestores tem acesso a ferramentas importantes para a gestão dos seus negócios e os seus colaboradores. Na gestão de frotas não é diferente. Sistemas de gestão de frotas podem ajudar o gestor a localizar os seus ativos, consumo de combustível, criar rotas rápidas, entender o comportamento do motorista para assim poder atingir os seus objetivos estratégicos.

– Telemetria Veicular: A telemetria é uma tecnologia que permite ao gestor de frotas monitorar a performance de cada veículo, além da sua localização. Através do GPS, sensores e leitura de dados do computador de bordo (Rede CAN), diversos dados podem ser adquiridos para criar uma visão completa da operação e do modo de condução do motorista, gerando informações acionáveis sobre como utilizar os veículos de maneira mais eficiente. Com essas informações precisas sobre a forma como o veículo está sendo utilizado, gestores de frotas podem tomar decisões estratégicas mais assertivas que vão contribuir para:

  • Aumento de segurança
  • Ganho de produtividade
  • Ganho de eficiência
  • Otimização da frota

– Roteirização e gestão de entregas: Outra ferramenta muito eficiente são os roteirizadores e sistemas de gestão de entregas. Ela melhora a comunicação entre os motoristas, clientes e escritório central da empresa, criando rotas ótimas, guiadas para o motorista, que podem ser enviadas para os seus celulares. Assim, os gestores conseguem atingir:

  • Reduzir paradas desnecessárias
  • Aumentar a eficiência da rota
  • Aumentar a velocidade da entrega e dos serviços

– Câmeras: Sistemas de câmera coletam dados de áudio e vídeo tanto do interior da cabine do veículo como dos seus arredores. Essa tecnologia é fundamental para entender o contexto de uma batida, acompanhar o comportamento do motorista, distrações como uso de celular e fadiga, o que aumenta a segurança geral da operação. As informações da estrada e do motorista permitem com o que o gestor identifique comportamentos de risco e os elimine antes que ele se torne um acidente grave. Assim os gestores de frota conseguem:

  • Ter dados sobre acidentes e eventos na estrada
  • Detectar comportamentos de risco dos motoristas e alertá-los
  • Aplicar o driver coach para que o motorista tenha uma direção mais segura e eficiente
  • O sistema de câmeras também pode ser muito útil para proteção judicial em caso de acidentes.

– Sistema de segurança: Os sistemas de telemetria podem ser bastante usados para o controle de segurança dos veículos, de modo que 42% das empresas conseguem reduzir os seus índices de incidente após iniciar o uso da telemetria veicular. As ferramentas de telemetria podem ajudar a prevenir e alertar o motorista sobre comportamentos de risco que podem levar a acidentes. Dados como excessos de velocidade, curvas, frenagens e acelerações bruscas podem ser usados para ranquear os motoristas ou criar um escore de segurança para eles para que a partir disso notificações sejam enviadas ao gestor responsável.

– Ferramentas de gestão de manutenção: A indisponibilidade de um veículo representa um alto custo para as empresas, não só pela manutenção corretiva como também pela perda de oportunidades de negócio devido ao veículo parado. Ferramentas de manutenção e diagnóstico de falha são excelentes para reduzir esse tempo de indisponibilidade e os custos com manutenções corretivas. Primeiramente, é possível controlar manutenções preventivas, sendo alertado no momento próximo de realização de um serviço para evitar que ele seja esquecido.

Ferramentas mais avançadas de inteligência artificial podem ter ser usadas para analisar dados de telemetria, modo de condução do motorista e comportamento do veículo para prever situações de falha de componentes mecânicos e elétricos para que eles sejam analisados antes que a falha se concretize.

Desta forma, o gestor se torna menos reativo e mais proativo, evitando custos maiores com um dano superior ao veículo e com isso reduzir custos e ser mais eficiente.

– Rastreamento de carga: Além do rastreamento do próprio veículo outras tecnologias de rastreamento como de pessoas e cargas podem ser muito úteis em certas operações. Monitorar os ativos e o seu uso ajudam o gestor a:

  • Saber onde cada ativo está operando
  • Garantir a segurança dos seus ativos
  • Evitar roubo e recuperar ativos roubados

A telemetria, diferentemente do rastreamento veicular, é uma ferramenta que vai além da posição e por isso com ela o gestor consegue atingir resultados ainda melhores em termos de produtividade conseguindo aumentar a eficiência do uso do veículo, reduzir custos operacionais, evitar ociosidade dos ativos e aumentar a segurança.

Conheça a Infleet e saiba como integrar os principais sistemas da gestão de frotas!

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.