A gestão de frotas é um mundo extremamente vasto, então, por que se contentar apenas com o rastreio dos seus ativos quando há muito mais para explorar nessa importante vertical?
Primeiro é importante entender o que é a telemetria veicular, se você ainda tem dúvidas não deixe de conferir nossos textos aqui nesse blog, caso essa definição já seja clara vamos então seguir com a leitura!
Acreditamos que todo gestor gostaria de saber absolutamente tudo que ocorre com a sua frota, mas caso o total de veículos da empresa não seja bem reduzido essa é uma tarefa virtualmente impossível.
Porém, outro ponto que devemos dar atenção é como esses dados são apresentados, pois, por mais que você seja capaz de implementar uma infinidade de sensores, de nada adianta caso a leitura dessa informação não lhe ajude a tomar ações que possam impactar positivamente na sua gestão.
A telemetria ajuda suas manutenções a estarem sempre em dias
Certamente você já ouviu falar como a manutenção preventiva é superior à corretiva, tanto em matéria de custos, como em eficiência, ao permitir uma parada planejada da frota, impactando assim de forma mais amena na indisponibilidade da frota.
Mas, mesmo sabendo disso, vale perguntar: por que tantas empresas resistem a adotar esse tipo de abordagem? Uma possível resposta está ligada à dificuldade em realizar um controle efetivo da quilometragem ou das horas em serviço de um respectivo ativo da frota.
A telemetria lhe auxilia nesse problema de forma muito simples!
Os dispositivos instalados nos equipamentos ou veículos são capazes de registrar os quilômetros percorridos além das horas trabalhadas. Assim, você terá sempre a informação necessária para conseguir manter sempre as suas ordens de serviço em dias.
A telemetria ajuda você a identificar desvios de abastecimentos
Controlar os abastecimentos realizados por uma frota pode ser bem cansativo, claro que o uso de soluções como cartões de abastecimento ou plataformas para controle são opções extremamente bem-vindas, no entanto, ainda assim é possível existir espaço para desvios e pode existir a necessidade de uma checagem sobre a veracidade das informações registradas.
Através da telemetria é possível identificar a real autonomia lida diretamente do computador de bordo do veículo.
Além disso, você pode também controlar a ociosidade do motor, que em diversos casos representa um custo sem justificativa, uma vez que nem sempre é preciso manter o ativo ligado durante os momentos de parada.
A telemetria ajuda a melhorar as práticas de direção dos condutores
Você sofre com multas, acidentes ou reclamações a respeito do modo de condução dos motoristas? Talvez uma das ações mais simples e diretas que podem ser tomadas estará relacionada à adoção de um sistema de Gestão de Frotas com Telemetria.
Dessa forma você terá dados sobre: frenagens e acelerações bruscas, curvas acentuadas, excessos de velocidade entre outros.
Uma ação que recomendamos é a adoção de um ranking onde podem ser premiados os melhores condutores, mas também onde podem ser identificados aqueles que apresentam os índices de condução menos satisfatórios, para serem tomadas ações educativas sobre eles.
A Infleet utiliza tecnologia de ponta para auxiliar seus clientes nesse desafio que é o da redução de custos.
Conte conosco para entender as suas necessidades e desenhar com você uma solução voltada para redução de custos e aumento de produtividade.
Teste aqui gratuitamente os módulos de gestão: videotelemetria, telemetria, monitoramento, checklist, gestão de abastecimento, manutenção e muito mais.