Como a telemetria veicular pode ajudar a reduzir custos

Confira o que é a telemetria veicular e como ela pode impactar positivamente na sua gestão. Saiba mais nesse artigo!
30/06/2021
3 min de leitura

A gestão de frotas é um mundo extremamente vasto, então, por que se contentar apenas com o rastreio dos seus ativos quando há muito mais para explorar nessa importante vertical?

Primeiro é importante entender o que é a telemetria veicular, se você ainda tem dúvidas não deixe de conferir nossos textos aqui nesse blog, caso essa definição já seja clara vamos então seguir com a leitura!

Acreditamos que todo gestor gostaria de saber absolutamente tudo que ocorre com a sua frota, mas caso o total de veículos da empresa não seja bem reduzido essa é uma tarefa virtualmente impossível.

Porém, outro ponto que devemos dar atenção é como esses dados são apresentados, pois, por mais que você seja capaz de implementar uma infinidade de sensores de nada adianta caso a leitura dessa informação não lhe ajude a tomar ações que possam impactar positivamente na sua gestão.

A telemetria ajuda suas manutenções a estarem sempre em dias

Certamente você já ouviu falar como a manutenção preventiva é superior à corretiva, tanto em matéria de custos, como em eficiência, ao permitir uma parada planejada da frota, impactando assim de forma mais amena na indisponibilidade da frota.

Mas, mesmo sabendo disso, vale perguntar: por que tantas empresas resistem a adotar esse tipo de abordagem? Uma possível resposta está ligada à dificuldade em realizar um controle efetivo da quilometragem ou das horas em serviço de um respectivo ativo da frota.

A telemetria lhe auxilia nesse problema de forma muito simples! Os dispositivos instalados nos equipamentos ou veículos são capazes de registrar os quilômetros percorridos além das horas trabalhadas. Assim, você terá sempre a informação necessária para conseguir manter sempre as suas ordens de serviço em dias.

A telemetria ajuda você a identificar desvios de abastecimentos

Controlar os abastecimentos realizados por uma frota pode ser bem cansativo, claro que o uso de soluções como cartões de abastecimento ou plataformas para controle são opções extremamente bem-vindas, no entanto, ainda assim é possível existir espaço para desvios e pode existir a necessidade de uma checagem sobre a veracidade das informações registradas.

Através da telemetria é possível identificar a real autonomia lida diretamente do computador de bordo do veículo.

Além disso, você pode também controlar a ociosidade do motor, que em diversos casos representa um custo sem justificativa, uma vez que nem sempre é preciso manter o ativo ligado durante os momentos de parada.

A telemetria ajuda a melhorar as práticas de direção dos condutores

Você sofre com multas, acidentes ou reclamações a respeito do modo de condução dos motoristas? Talvez uma das ações mais simples e diretas que podem ser tomadas estará relacionada à adoção de um sistema de Gestão de Frotas com Telemetria.

Dessa forma você terá dados sobre: frenagens e acelerações bruscas, curvas acentuadas, excessos de velocidade entre outros.

Uma ação que recomendamos é a adoção de um ranking onde podem ser premiados os melhores condutores mas também onde podem ser identificados aqueles que apresentam os índices de condução menos satisfatórios, para serem tomadas ações educativas sobre eles.

A Infleet utiliza tecnologia de ponta para auxiliar seus clientes nesse desafio que é o da redução de custos. Se você deseja conhecer mais sobre como nossas integrações funcionam e sobre como organizamos os seus dados para melhorar a sua produtividade, basta apenas deixar a nossa equipe comercial ciente através de qualquer um dos nossos canais.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.