Como a IoT pode melhorar a performance das frotas?

A IoT (Internet das Coisas) e as comunicações M2M (Machine to Machine) estão revolucionando as frotas elétricas e híbridas. Leia mais!
07/03/2022
6 min de leitura

A IoT, popularmente conhecida como Internet das Coisas, juntamente com as comunicações M2M (Machine to Machine) estão revolucionando as frotas elétricas e híbridas. Ter sua frota se comunicando com seu HQ e outros dispositivos ajuda você a oferecer um serviço melhor e aumenta a produtividade. IoT é o sistema de gestão de frotas do futuro.

O que é IoT?

IoT, como dito no início do texto, significa Internet das Coisas. É uma rede de objetos físicos ou dispositivos, como veículos, digitalizados com software e outros componentes de tecnologia para se conectar e comunicar uns com os outros pela Internet.

Como a IoT pode melhorar a performance das frotas?

A interconexão de seus veículos dentro de sua frota permite solucionar problemas e obter informações sobre como os veículos estão sendo conduzidos e as jornadas que estão fazendo, instantaneamente. Sua rede conectada pode ter acesso a todas as especificações de seus veículos, permitindo tomar decisões e fornecer informações específicas para determinados veículos.

Aqui estão algumas das maneiras pelas quais a IoT beneficia a gestão das frotas:

  • Monitoramento
  • Manutenção
  • Dados do tacógrafo
  • Carregamento

A seguir, vamos detalhar um pouco mais sobre esses quatro itens.

Monitoramento

Ter todos os seus veículos interligados na mesma rede permite que você visualize todos eles em um mapa digital. Com esta tecnologia, você pode acompanhar onde estão todos os seus veículos, além de fornecer informações sobre como otimizar suas viagens.

Com o rastreamento você pode informar aos seus clientes e destinatários de entrega os horários exatos de chegada, além de comprovar a entrega. Isso permite otimizar a gestão de sua frota e proporcionar a satisfação do cliente, mantendo o controle e a certeza sobre o paradeiro de seus veículos.

Manutenção

Semelhante ao rastreamento de seus veículos, essa tecnologia permite que você monitore o status da interconectividade do seu veículo e facilita muito a manutenção proativa e a identificação de problemas nos veículos. Isso economiza para sua empresa os custos extras associados a problemas repentinos no veículo, que também podem ter um impacto negativo nos prazos de entrega.

Dados do tacógrafo

Os dados do tacógrafo são importantes para a gestão da frota elétrica. Um tacógrafo é um dispositivo instalado em um veículo que registra automaticamente a distância do veículo, a velocidade e a atividade do motorista. Eles fornecem informações diretamente dos veículos.

A implementação de IoT com dados do tacógrafo permite que você baixe as informações remotamente. Isso, por sua vez, permite que você melhore sua gestão de frota com informações específicas, além de garantir que seus motoristas façam as pausas necessárias.

Carregamento

Essa tecnologia está mudando a maneira como o carregamento é realizado. Interconectar seus carregadores internos e seus veículos pode apresentar benefícios para a gestão de frotas.

Com essa tecnologia é possível monitorar o desempenho de suas estações de carregamento, bem como o sistema em que elas são executadas. Você pode verificar o uso e iniciar a manutenção conforme necessário, ajudando a otimizar sua infraestrutura de carregamento.

6 maneiras pelas quais a IoT revolucionou a gestão de frotas

Gestores de frotas e empresas que possuem frotas gastam tempo, dinheiro e recursos no para garantir que os veículos e ativos atendam aos padrões de segurança e operem nos níveis de desempenho desejados.

Por isso apresentamos 6 maneiras pelas quais a IoT está configurada para revolucionar o gerenciamento de frotas:

1. Operações amigas do ambiente

Veículos em marcha lenta emitem mais de 10 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO²) no ar.

Conduzir os veículos acima do limite de velocidade ou mantê-los em marcha lenta tem um efeito prejudicial ao meio ambiente, além de causar desgaste excessivo e custos adicionais de combustível. Usando a tecnologia IoT, seu gestor de frota pode rastrear facilmente os comportamentos do motorista e obter alertas automatizados em tempo real, o que ajuda a minimizar os maus comportamentos.

2. Manutenção preventiva

Veículos equipados com sensores enviam sinais automatizados e alertas de alerta antecipado quando as peças monitoradas precisam de manutenção ou estão perto de falhar.

Além disso, alertas de bateria fraca, temperatura do líquido de arrefecimento ou manutenção do motor podem ajudar na manutenção preventiva. Todos esses fatores ajudam os veículos a funcionar com segurança por mais tempo.

3. Desempenho do motor

O desempenho do veículo tem um impacto crucial na eficiência geral da frota. Uma das partes críticas do veículo é o motor.

Quando IoT era apenas uma palavra da moda, uma empresa de fabricação de motores usados ​​em grandes frotas de veículos, com visão de futuro, implementou inicialmente ‘Monitoramento e Diagnóstico Remoto’.

Posteriormente, implantou uma solução de IoT em grande escala que os ajudou a monitorar e analisar remotamente os parâmetros críticos do motor, juntamente com códigos de falha de diagnóstico e mais aquisições de dados no veículo, otimização integrada do engenheiro de campo e gestão de peças de reposição com solução integrada de gestão de frota.

Essas informações os ajudaram na inovação dos produtos.

4. Melhora a eficiência do combustível

O estilo de condução e o comportamento do motorista afetam muito a eficiência do combustível. Coisas como marcha lenta desnecessária, padrões de aceleração e desaceleração, quebra de hábitos, velocidade média e assim por diante afetam a eficiência do combustível.

Usando a IoT, os gestores de frota podem rastrear todos esses dados por meio de sensores incorporados e trabalhar com os motoristas para melhorar a eficiência do combustível.

5. Obter ideias

Por meio de vários sensores, as frotas têm acesso a um excesso de dados que podem analisar para obter insights acionáveis ​​sobre os motoristas, velocidade e marcha lenta do veículo, padrões de direção e assim por diante.

Essas informações podem ajudar as empresas a tomar decisões rápidas em tempo real para melhorias instantâneas. Na verdade, esses insights também podem ajudar no gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos geral.

6. Automação

A IoT na gestão de frotas permite que os operadores de frotas automatizem diversos processos e planejamento de viagens. Por exemplo: se um veículo quebrar, o sistema pode enviar uma notificação automática de multa para caminhões de reboque e estações de serviço mais próximas. No caso de avisos meteorológicos, notificações automáticas podem ser enviadas aos motoristas para ajudá-los no reencaminhamento, por exemplo.

Tecnologia de Gestão de Frotas – o retorno sobre o investimento (ROI)

Para obter o máximo do retorno sobre o investimento das soluções de gestão de frota habilitadas para IoT, os gestores de frota precisam garantir:

  • Equipar seus veículos com tecnologias e sensores sem fio
  • Os fabricantes e provedores de serviços de telemática envolvidos no desenvolvimento das soluções de IoT precisam garantir a compatibilidade e escalabilidade dos padrões
  • Garanta conectividade confiável com as redes celulares em várias redes, como 2G, 3G e 4G/LTE
  • Implemente e use os protocolos certos e soluções de interoperabilidade

O futuro acontecendo

IoT não é algo que vai acontecer no futuro, está acontecendo agora. Tornou-se uma norma. Já começou a afetar muitos aspectos da nossa vida. As previsões são de que poderá haver 28 bilhões de objetos conectados até o ano de 2023.

As empresas têm enormes oportunidades para se beneficiar desse mundo hiperconectado e a IoT, sem dúvida, deve se tornar a espinha dorsal do setor de gerenciamento de frota.

Um desenvolvimento que poderíamos ver implementado no futuro que ajudaria na gestão da frota é a introdução de estações de carregamento inteligentes. Com a conectividade aprimorada, os motoristas poderão reservar slots em estações de carregamento, semelhantes às reservas de restaurantes.

O aplicativo que os motoristas usariam para fazer essas reservas se comunicariam com as estações de carregamento, informando o número de matrícula do veículo ao qual está conectado. Isso significaria que a estação de carregamento reservaria a vaga para aquele veículo específico e não permitiria que outros veículos o usassem.

Isso tornaria o planejamento de viagens mais eficiente, além de limitar o tempo que levaria para carregar. Otimizando assim uma frota elétrica, por exemplo. Além disso, como o carregamento de veículos leva tempo, o motorista pode fazer uma pausa enquanto recebe atualizações da estação de carregamento e do veículo diretamente pelo aplicativo.

Como você está aproveitando esse avanço tecnológico? Se você quiser entender melhor sobre como pode alavancar a revolução da IoT na gestão de frotas, siga-nos em nossas redes sociais (LinkedIn, YouTube, Facebook, Instagram e TikTok) e confira muito mais conteúdos como esse!

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.