Boas práticas na gestão de frotas durante a crise do coronavírus

O presente texto traz dicas e sugestões oriundas de recomendações de órgãos de segurança, além de bons exemplos que temos observado.
25/06/2020
3 min de leitura

O Coronavírus é uma família de vírus que podem ser responsáveis por infecções no sistema respiratório. Esse tipo de vírus está presente em nossa sociedade há bastante tempo, no entanto, sua forma mais letal até então o COVID-19 tem se apresentado como um grande desafio tanto de ordem epidemiológica quanto econômica.

O contato ativo que temos feito com nossos clientes e parceiros nas últimas semanas mostra que o setor de transportes, logísticas e máquinas tem sido também atingido pelos efeitos dessa pandemia. O presente texto traz dicas e sugestões oriundas de recomendações de órgãos de segurança, além de bons exemplos que temos observado.

Converse com seus motoristas e funcionários

Em tempos de tanta informação torna-se difícil encontrar fontes confiáveis para absorver os conhecimentos devidos, a Agência Brasil de Comunicação preparou um texto bem interessante com sugestões mais gerais sobre a prevenção ao COVID-19 (consulte aqui)

Essa conversa com a equipe pode inclusive ocorrer por via digital, pode ser uma videochamada, ou um vídeo gravado e encaminhado através de uma rede social comum aos funcionários. Caso opte por fazê-la presencialmente lembre-se de garantir que as pessoas manterão uma distância mínima de 1 metro.

Ao realizar visitas a clientes evite contatos desnecessários

Em operações como entrega e coleta de materiais é comum haver a necessidade de interação entre uma ou mais pessoas. Seja para a passagem de uma encomenda, literalmente entregue em mãos, ou para a assinatura de um documento de comprovação. Esses são momentos que não podem ser evitados, mas, certamente podemos fazer uso deles de uma maneira mais consciente. Se for possível estimule seus colaboradores a realizar esse tipo de contato de forma breve e evitando contatos físicos.

Realize a limpeza periódica dos veículos e equipamentos

Um mesmo veículo pode em algumas situações ser usado por duas, três ou mais pessoas de uma empresa. Claro que desejamos que ninguém dentro dos nossos ambientes de trabalho seja contaminado, porém, quando falamos de algo que se propaga tão rapidamente e de forma invisível as ações de limpeza são sempre bem-vindas.

Lembre sua equipe de limpeza para prestarem bastante atenção a todos os pontos onde se põe a mão, como: volante, marcha, alavancas de luz de alerta e limpadores, freio de mão. Porém, vale lembrar que a limpeza integral da cabine é extremamente importante.

Distribua kits de higiene para os membros de sua equipe

Assim como a higiene do veículo ou equipamento é um grande aliado no combate à transmissão do COVID-19, a higiene pessoal é um fator importantíssimo! Um kit contendo duas embalagens de álcool em gel pode parecer simples, mas talvez seja o necessário para garantir a segurança da sua equipe.

Estimule o uso de janelas baixas

A depender da hora do dia, do local e de vários outros fatores o uso do ar condicionado, e consequentemente das janelas levantadas pode parecer inevitável, no entanto, esse ambiente é bastante favorável à transmissão de doenças do sistema respiratório. Se for possível e aplicável à sua operação escolha pelo uso de janelas baixas, ao menos em situações em que duas pessoas ou mais façam uso do veículo.

Temos certeza que as boas práticas não acabam por aqui. Pequenos gestos como espirrar no cotovelo ou evitar falar muito próximo são ações quase imperceptíveis que podem nos ajudar muito nesse momento de pandemia.

A Infleet acredita que no sucesso dos seus clientes consiste o seu sucesso, portanto desejamos que esse período passe rápido e que logo as operações possam voltar ao ritmo normal. Nossa equipe fica à sua disposição para lhe ajudar com soluções de ponta para gestão da sua frota, mas também para dar suporte nesse momento crítico da história.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.